Como página inicial

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

Adicionar a Favoritos

sistema de representação comercial e vendas

FONE: 51 3019 2817

.

.

Funções do Sistema de Representação Comercial e Vendas - SDR

Testes do Sistema de Representação Comercial e Vendas - SDR

Solcite seu Orçamento

Manual do Sistema de Representação Comercial e Vendas - SDR

Biblioteca dos Jonais de Representação Comercial SDR

Assinatura livre e gratuita do Jornal de Representação Comercial

Contrate os melhores e mais capacitados Representantes Comerciais

Contato com a Equipe do SDR Sistema de Representação

As melhores Dicas sobre softwares livres, Bibliotecas, Links...

FUNÇÕES

TESTE

ORÇAMENTO

MANUAL

JORNAIS

ASSINe

saiba

contato

dicas

.

.

.

" A LENDA DO EL DORADO "

.

.

Não faz muito tempo foi descoberto em uma lagoa de Siecha, em terras de Nova Granada, um pequeno bloco de escultura, que despertou a curiosidade de estudiosos e gananciosos; ao seu induvidável interesse arqueológico se unia a circunstância de ser feito em puríssimo ouro. 

.

Representava, de modo bastante tosco, uma balsa de ouro, sobre a qual se agrupavam até dez pequenas figuras humanas, também de ouro.

.
Pois esta minúscula e rude mostra de uma arte primitiva nos põe em relação com um costume que praticado desde épocas remotíssimas, chegou a alcançar visos de lenda:
a lenda de Eldorado

.
Na aldeia de Guatavitá, encravada no que mais tarde foi Nova Granada, se praticava desde tempos muito remotos um estranho ritual: - Em um dia determinado, um dos chefes do povo desnudava seu corpo e o untava cuidadosamente com uma sustância pegajosa. Em seguida se cobria dos pés à cabeça com uma fina capa de puro ouro moído, que aderia à sua pele, lhe dando um aspecto extraordinário. 

.

Aproximando-se aos seus companheiros, e entre cerimônias, o conduziam as margens do lago próximo e o colocavam em uma balsa. Impulsionavam vigorosamente a canoa até chegar ao centro do grande lago. Naquele momento o "homem dourado" pulava para a água  e deixava que desprendesse de seu corpo aquela esplendorosa e magnífica vestimenta. 

.

Sobre as águas do lago aparecia uma bela mancha dourada, que lentamente se fundia até desaparecer. E os homens regressavam, depois de concluir o seu ritual mágico de oferecimento, que devia atrair os benefícios divinos sobre a aldeia.

.
É de supor a estas misteriosas práticas acompanharia um minucioso ritual que desconhecemos, devido à que, quando os espanhóis tiveram conhecimento pela primeira vez de tal cerimônia (1527), já fazia uns trinta anos que os índios Muysca, de Bogotá, haviam exterminado por completo os pacíficos habitantes de Guatavitá. 

.

A pesar da extensão mística que alcançou a tradição de Eldorado marca do sonho da audaciosa cobiça dos espanhóis, hoje se defende documentadamente a categoria histórica desta narrativa, se bem se admite que, com posterioridade, sofreu deformações e variantes que justificam, por exemplo, a um pouco absurda contração da palavra Eldorado, no lugar de "O homem dourado". 

.

Arrojado de seu lugar de origem, o mito mudou de um ponto a outro, alterando-se e confundindo-se com outros semelhantes. Pouco a pouco, já não era um "homem dourado", e sim uma tribo de ouro. E, finalmente foi um país de sonho: Eldorado

.