.

SDR - Software de representação Comercial, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

A história da marca Campari

.

artigos sobre marcas  -  história dos produtos  -  história das marcas

.

Em 1886 em Milão nascia a Bacardi, mais precisamente na "Praza del Duomo" onde foi construída em 1865 a belíssima "Galeria Vittorio Emanuele", desenhada pela arquiteto Giuseppe Mengoni. O projeto da galeria era muito arrojado e sua arcada coberta de ferro valoriza ainda mais o design, vindo assim a se transformar num local de reuniões tradicional da sociedade Italiana, onde discussões informais de negócios e encontros sociais eram tidos como de muita distinção. Nos anos de 1865, o uso do ferro e vidro para o telhado da arcada da galeria, era inovador e até mesmo audaz (artigo: história da Torre Eiffel).

Nessa época a Torre Eiffel não tinha sido construída, o que começara recém em 1889. O conceito da arcada coberta e lojas no térreo, com escritórios e apartamentos nos andares superiores, era totalmente novo para a época.

E justamente nesta galeria que a história da marca Bacardi vai se desenvolver e até podemos dizer, que o protagonista, era nada menos que um colega da nossa Profissão, que escutando aos antepassados de nossos atuais Professores, aprendeu que não alcançava apenas vender. Para conseguir o retorno dos seus clientes e fidelizar eles, era preciso mais que apenas vender o produto com qualidade. Gaspare queria sorrisos, conquistar e fidelizar os clientes e assim ter mais tempo para pensar em melhorar os produtos, sabendo que os clientes iriam voltar, por terem sido bem atendidos no seu Restaurante do Campari.
.
Nessa época, todos os donos de bares e restaurantes preparavam sua próprias bebidas, para serem servidas a clientela. Gaspare Campari queria um resultado muito maior, do que simplesmente servir uma bebida ou cocktail. Ele queria ser lembrado de uma forma especial. Por isso começava cedo a produzir suas infusões e néctares, pensando sempre em agradar e ser diferente. Foi assim que seu "Bitter allíuso di Hollanda", era servido de entrada como cortesia. Ele se referia ao cocktail como o amargo da Holanda. Mas de Holandês não tinha nada. Era apenas charme do Gaspare, já que era tudo preparado por ele
(artigo: Sabe fazer tricô? Faça bem colorido...).
.
Sua elegante clientela pronto se encanta com o sabor doce amargo desse cocktail e começam a tornar ele famoso. O restaurante "Campari" começa a colher resultados pela impressionante bebida, atendimento e qualidade de Gaspare e aproxima assim grandes artistas como Giacosa, Puccini, Boito, Tallone, que se achegavam ao ristorante para beber esse novo e vermelho néctar como nenhum outro na época. Por mais de 20 longos anos, Dom Gaspare aproxima o que de mais importante tinha na sociedade italiana para seu 'Ristorante Campari", promovendo sua bebida pela Itália afora.

No ano de seu falecimento, em 1882 o jornal "Corriere della Sera", se despedia de tão amado patrono da "Galleria" e reconhecia que dom Gaspare e seus ristorante "Campari", tinha deixado para seus cinco filhos mais de meio milhão de patrimônio e una marca que não tinha valor estimado. Mas o que não podemos lhes contar mesmo, é como está preparado o mais famosos dos amargos, porque os lábios da "Famiglia Campari" estão selados para sempre e como no caso da Coca-Cola, somente o Patriarca da companhia conhece a fórmula ultra secreta de forma completa, para a preparação, onde se misturam 68 ervas, espécies e cascas de quina e também cascas de laranja amarga, além de água, álcool e açúcar.

Depois do falecimento de Dom Gaspare, seu filho Davide, começa então uma série de cursos de liquorista, começando por Bordeaux, para aperfeiçoar seus conhecimentos e poder fazer frente ao negócio. Já em 1892 nasce em Milan o primeiro estabelecimento de produção industrial. Esta transformação inicial, determina que a os Campari invistam pesado atrás de retornos maiores já que a produção era toda vendida. Imediatamente contratam vários artistas e cartunistas como: Cesare Tallone, Leonetto Cappiello, Marcello Dudovich, Adolfo Hohenstein para desenhar a marca e começa assim a surgir a companhia "Campari".
.
A aventura internacional da companhia estava começando a se delinear e decola definitivamente com a abertura do novo estabelecimento a "Sesto San Giovanni" em 1904. Os primeiros países a receberem a bebida "Campari" foram Argentina e Somália. Davide Campari, após ter investido em sua preparação de liquorista lança uma nova maneira e apreciar o aperitivo no ano de 1932 "CAMPARI SODA", junto com o lançamento da campanha na França e imediatamente após mais um estabelecimento é aberto, desta vez em Viganello - Lugano. Nisso vem o triste período da 2ª Guerra Mundial e os negócios esfriam, ate que em 1952 a companhia Campari abre mais uma filial em Roma
(artigo: CHAMPAGNE DOM PERIGNON).
.
Já em 1960, a companhia Campari está presente em 90 países. Em 1973 mais de 120 milhões de garrafas de Campari Soda eram vendidas. Em 1987 é inaugurada a filial "BRASILEIRA" e passa a ser o mais moderno estabelecimento industrial da companhia Campari em todo o mundo. Começa então a se costurar alianças estratégicas com distribuição e joint ventures em vários países, para fortalecer ainda mais os laços distributivos e logísticos da companhia. Entram aqui nesta sociedade nova: MCS de Bélgica, Veuve Cliquot e Marnier-Lapostolle, além da International Marques in Olanda, associada a William Grants & Sons e Marnier-Lapostolle.
.
No final de 1994 a companhia Campari adquire a "Bols Group Italia", e espalha sua presença por muitas novas e velhas regiões, sem concorrência nenhuma, o que muitos analistas confirmam com uma das maiores ações e estratégias realizadas por companhias nesse ano, devido a ter pago aquilo que poderia ter gasto lutando para entrar, em cinco anos. Assim foram se somando sucessivos acordos de distribuição com importantes e novos produtos, como a Jagermeister, Skyy Vodka, Lipton Ice Tea. Seu golpe magistral no entanto foi dado em 1999, quando adquiriu o Italianíssimo grupo "Cinzano"...

Todo o império de "Gaspare Campari" nasce da vontade de um homem, em atender bem e dar um pouco mais para cada cliente que lhe comprava. É, os Professores do Portal SDR tem toda a razão quando dizem, que fazer um pouco da nossa parte, sempre traz uma recompensa importante... Não venda nada. APRENDA! Não empurre nada. AJUDE! Não venda nada. Sirva!

ARTIGO RECOMENDADO:

.

Não pense em maior, pense em melhor

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA. - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 - DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 - sala 03 - Petrópolis - Porto Alegre (RS) - BRASIL - cep: 90460-130

.

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

Sistema de Representação - SDR - www.sdr.com.br

Resolução mínima de 800x600 © Copyright - SDR