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TENDÊNCIAS NO CONSUMO ATUAL

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Uma maneira de reconhecer as tendências atuais do consumo é observar as mudanças experimentadas no comportamento do consumidor, conhecendo assim as suas necessidades. 

É importante reconhecer e entender este comportamento que determinará a compra e o consumo, e por tanto assim poder saber se um determinado produto ou serviço, com certas e determinadas características, terá êxito nesse entorno.

A compra e o consumo de produtos é uma manifestação do comportamento do indivíduo, diretamente determinado por suas atitudes. Estas, por sua vez, vem definidas definidas por seus valores. Os valores fazem referência às opiniões das pessoas sobre conceitos como tradição, religião ou família,  ou outros aspectos importantes da vida. Estão fortemente enraizadas, e experimentam raras mudanças. Estes valores dirigem e conformam as atitudes, o que a gente pensa sobre determinadas situações, produtos ou marcas.

As atitudes tem impacto no comportamento, por exemplo nas intenções de compra, na freqüência de consumo ou na repetição da compra. São dinâmicas, e experimentam mudanças de  maneira mais rápida que os valores.

Mas no comportamento do consumidor também tem influi os aspectos demográficos.

De fato, as primeiras quatro tendências que veremos a estão estreitamente vinculadas a estes fatores. Mas se trata, no entanto, de variáveis demográficas que vem se tornando cada vez mais complexas, e que derivam no que atualmente se chamam:

fatores psicográficos, que permitem segmentar o público pelo que pensam e pelo que fazem.

Esta complexidade sócio-demográfica significa que atitudes e comportamentos comuns serão compartilhados por uma variedade de grupos sociais diferentes, em distintos contextos. Assim indivíduos que tenham a mesma idade, gênero e classe social, podem agir e pensar de formas totalmente diferentes. E também entram em jogo os estilos de vida, que refletem as atividades diárias e os modos de vida.

Apesar de que existem numerosas maneiras de descrever estes atos, o comportamento de consumo é a atividade que melhor os reflete.

Tendo estes aspectos em conta, no âmbito dos produtos de consumo surgem "tendências". A relação entre valores, atitudes e comportamentos, junto com os estilos de vida de um determinado momento, marcam uma série de tendências globais atuais em torno do consumo:
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1. A segmentação meramente sócio-demográfica tem ficado obsoleta. Quatro fatores tradicionalmente simples tem se transformado em algo de maior complexidade:

IDADE: Não se trata de um aspecto físico, senão de uma identidade. Nos encontramos com crianças que se comportam como jovens, a adultos que agem como jovens, e a idosos que gozam de uma segunda juventude.
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GÊNERO: As diferenças entre homens e mulheres cada vez são mais fracas. Os homens leva, a cabo comportamentos que anos atrás só pensavam ser aptas para mulheres, e o termo "metrosexual" alude a um comportamento atual e vigente.
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ESTRUTURA FAMILIAR: A estrutura familiar tradicional tem derivado em múltiplas opções pelas que podem optar um individuo. Casais de fato, não ter filhos, ou tê-los sem necessidade de um companheiro, são aspectos sociais atualmente reconhecíveis.
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RENDA: A correspondência de maiores rendas, compras de produtos de luxo, já não é diretamente proporcional. Os grupos de renda mais altos tem optado por tendências "anti-luxo": simplicidade, comodidade, gastar em bem-estar e desporte… Por outro lado, grupos de rendas menores aspiram e se permitem compras de valores mais altos.

2. O estilo de vida atual tem empurrado o consumidor a procurar Comodidade, a cuidar sua Saúde e a não renunciar ao Prazer.

COMODIDADE: A falta de tempo é um dos fatores principais que descrevem o modo de vida atual. A cozinha, a limpeza da casa ou fazer as compras são consideradas coisas secundárias as quais tem que dedicar o menor tempo possível. Qualquer solução neste sentido é muito bem vinda por parte do consumidor ("on the go").
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SAÚDE: Existe um interesse notável no cuidado pessoal (saúde mental, saúde física e beleza). Existe uma preocupação pelo problema da obesidade, e os produtos saudáveis, orgânicos e naturais se impõem com força.
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PRAZER: Mas não se renuncia as novas experiências, a novas sensações. Comida exótica, entornos agradáveis, sabores novos…

3. e também cobram importância novos valores o concepções vitais.

INDIVIDUALISMO: - Se busca ser uno mesmo, ser reconhecido pelas necessidades próprias e individuais, não pelas necessidades globais de um grupo o de um mercado massivo. O consumidor procura que se lhe identifique como individuo, com gostos e preferências particulares.
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LAR: O Consumidor dá importância ao seu lar, a sua família. Demandam seguridade, simplicidade, em definitiva conforto, para ele mesmo e para os seus. Os tempos de prazer e entretenimento, cada vez se desfrutam mais em este espaço próprio.
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CONEXÃO: É crescente a importância que muitas pessoas dão ao estabelecimento de relações de valor com as demais, que terminam se convertendo em autênticas experiências vitais. Os produtos e marcas muitas vezes são o ponto de união, criando autênticas "COMUNIDADES" em torno ao seu uso e desfrute.

Estas 10 tendências tem que ser levadas em conta na hora de realizar atividades de marketing e comunicação. Mensagem que o individuo sinta personalizados e que reflitam seus interesses.

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