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Todos os profetas armados venceram

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SALA DOS ARTIGOS DE ANÁLISE DE MERCADO  -  sala dos artigos de estratégias

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E os desarmados foram destruídos (Maquiavel). Um plano estratégico (qualquer seja o método que se siga) se elabora sempre para potenciar nossas fortalezas e reduzir o máximo possível nossas debilidades. O segundo objetivo é aproveitar oportunidades e reduzir os possíveis riscos. Antes de sentar-se a traçar seu plano estratégico, conheça a força de mercado de seu competidor. Trate de identificar suas características, quais são seus pontos fortes e onde tem suas debilidades (Artigo: Uma guerra de preços termina com muitas cruzes!).

Como se relaciona com seus clientes, com seus fornecedores, que gama de produtos tem e como se compara com a sua, como que é sua clientela, quantos tem e que tipo de serviços presta oferece.

Depois de fazer isto não esqueça que a informação que terá obtido não será em modo algum completa, já que o que você analisou é nada mais que o momento presente e não levada em conta a evolução no tempo nem do mercado nem da empresa competidora. O que propomos aqui é analisar o acionar da empresa competidora no mercado e os resultados que obtém desde o ponto de vista de cinco aspectos:

Quais são suas habilidades competitivas: identifique os elementos que asseguram sua presença no mercado e que convertem a essa organização em sua competidora. Isso implica a análise até onde seja eticamente possível das pessoas e instituições que colaboram com eles (interna e externamente; que métodos e procedimentos empregam e de que recursos dispõem (Artigo: Feedback 360º... que é e para que serve?).

Analisar seus métodos e procedimentos inclui táticas e processos de venda, sistemas de informação, de distribuição e de comunicação.

Analisar seus recursos implica considerar seus meios de produção, sua tecnologia, o tempo de uso de suas máquinas, a capacidade de fabricação e a qualidade de seus produtos.

Quais são suas limitações: isto implica descobrir que importância tem seus clientes mais importantes e como incidem em seu nível de rendimentos. De que forma se abastecem de matéria prima, a que distância está o centro de abastecimento, se têm um fornecedor único e se seu acionar provoca o protesto de certos grupos de pressão (como os grupos de proteção ao consumidor, de proteção ambiental, de proteção dos animais, etc.) (Artigo: Como testar a sua Estratégia de Marketing?).
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Quais são seus fatores fundamentais de sucesso: trate de descobrir as causas dos sucessos de seu competidor; identifique ao grupo econômico que o sustenta, suas estratégias de custo ou diversificação, a capacidade de sua direção, etc.
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Quais foram seus resultados anteriores: reúna todos os dados que possa sobre as atividades do comprador. Volume de vendas e de fabricação, índice de penetração no mercado; estado financeiro, ganhos e perdas, índice de solvência, de liquidez, de rentabilidade; estrutura de custos, margem de operação, margem financeira e quota de negócios por vendedor, linha, região ou zona. Averigúe tudo o que possa também sobre os investimentos que influem sobre sua capacidade de produção e a produtividade da empresa (Artigo: Se você não puder medir não faça).
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O seguimento de seu desenvolvimento evolutivo: para ver como evolui o desempenho do competidor, junte dados de tipo publicitário, técnico, profissional, econômico. Para isto podem servir catálogos, folhetos, listas de preços, imagem, marcas, circulares a distribuidores e pontos de venda, comunicados a clientes, etc (Artigo: Gerentes incomunicados, uma causa freqüente de fracasso comercial).

Uma vez recopilada a informação relacionada com essas cinco forças de mercado, você poderá tratar de levantar barreiras e elementos que limitem o acionar de seu competidor e melhorar os resultados esperados para sua própria organização. Não esqueça que sempre se faz imprescindível, antes de traçar seu próprio plano estratégico, conhecer o que já está implementando seu competidor mais direto (Artigo: Quanto investir na aquisição de novos clientes).

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Artigos recomendados:

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A ESTRATÉGIA das quatro esquinas  -  Jogos de guerra - uma estratégia de sobrevivência

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