1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2016

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SDR - Software de representação Comercial, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

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Termos técnicos de marketing

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sala das idéias e marketing  -  sala dos artigos de marketing

Amostragem: ato ou processo de seleção e escolha dos elementos que irão constituir uma amostra e que serão considerados, para efeito de pesquisa, como representantes do conjunto da população à qual pertencem. Existem vários métodos de amostragem, empregados em pesquisas de mídia de marketing, de opinião pública etc.
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Análise de valor: método de redução de custo de produção de um produto através do exame minucioso de seus componentes, procurando saber quais deles podem ser re-projetados, padronizados ou fabricados por um custo mais baixo. A análise de valor foi criada na General Electric, em 1948.
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Associação de marca: fenômeno pelo qual o consumidor associa (conscientemente ou não) determinada marca de produto à satisfação de algum desejo. Em inglês, brand-association.
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Benchmarking: processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, desenvolvido através da contínua pesquisa de informação de mercado. Sua meta é garantir a possibilidade de comparação com outras empresas, sem fazer vista grossa onde há possibilidades de haver inovações tecnológicas e operacionais e do negócio , e seu objetivo final é a competitividade, para superar a concorrência.
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Brainstorming: técnica de geração de idéias desenvolvida por Alex Osborn em 1963 e que significa, literalmente tempestade cerebral.Consiste em reunir um grupo de pessoas em torno de um tema e deixá-las produzir o maior número possíveis idéias sem nenhuma crítica, por mais absurdas que possam parecer. Posteriormente,o resultado do brainstormíng é analisado e as boas idéias que surgiram em meio à "tempestade" são acolhidas.
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Brand-loyalty: fidelidade de marca.
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Canal de distribuição: - Trilha percorrida pelo produto, do produtor ao consumidor, com participação ou não de intermediários. Estrutura formada por unidades organizacionais dentro da empresa e pelos agentes e clientes que se encontram fora dela (atacadistas e varejistas) através dos quais se distribui uma mercadoria, produto ou serviço" (American Marketing Association).
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Case history: rRelato de um trabalho de marketing (ou de atividade afim) realizado em uma determinada organização. Pode ser elaborado durante ou após a sua execução. Consiste em uma análise da situação anterior, incluindo pontos positivos e negativos, diagnóstico feito, providências tomadas, resultados atingidos e avaliação da eficácia das operações. Usa-se com mais freqüência a forma abreviada: case.
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Ciclo de vida do produto (CVP): linha de variação que expressa os distintos estágios do histórico de vendas de um produto. 0 ciclo de vida do produto se divide em quatro estágios:

introdução

crescimento

maturidade

declínio

Composto de marketing: o mesmo que marketing mix.
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Composto de produto: conjunto de linhas de produto oferecido ao mercado por uma determinada empresa ou unidade empresarial.
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Composto mercadológico: o mesmo que marketing mix.
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Copyright: direito exclusivo de reproduzir por qualquer meio material, publicar ou vender obra literária, artística, técnica ou científica. 0 copyright é um direito desfrutado pelo autor ou seus descendentes, mas pode ser negociado ou cedido a um editor ou a qualquer outro beneficiário. Abrevia-se com o símbolo C ao qual se seguem o nome do beneficiário e a indicação do ano da primeira edição.
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Display: peça de propaganda ou promoção de vendas usada para exibir determinados produtos e atrair a atenção do comprador. Mostruário. Qualquer tipo de material utilizado em pontos-de-venda para expor um ou mais produtos aos olhos do consumidor. Os displays (geralmente fornecidos pelo fabricante como peças integradas ao conjunto da campanha de propaganda) apresentam-se em diversas formas: - "gôndolas, cestas, arcas, prateleiras móveis" e são confeccionados em papelão, plástico ou arame. Podem ser colocados sobre balcões, em vitrinas, prateleiras, junto às paredes, sobre o assoalho etc. Classificam-se em duas categorias: displays de venda (o produto exibido pode ser apanhado pelo consumidor) e displays expositivos (apenas mostram ou anunciam o produto).
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Endomarketing: trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização. 0 endornarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um micro sistema de marketing.
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e-mail: correio eletrônico

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e-commerce: comércio eletrônico

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e-business: negócio eletrônico

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e-learning: aprendizagem eletrônica
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Enterprise Resouce Planning: processo de otimização e gerenciamento dos recursos e informações da empresa, tais como estoques, pessoal, vendas, contas a pagar e a receber etc, com foco na redução de custos.
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Facing:

Exibição de um determinado produto.

Cada exemplar exposto de um mesmo produto num display, prateleira etc., em um ponto-de-venda.

Fulfillment: é a seqüência de várias etapas do processo de distribuição até o recebimento pelo cliente.
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Gatekeeper: diz-se do intermediário no processo de comunicação ínter-pessoal. Transmitida de pessoa a pessoa, a mensagem sofre alteração em seu conteúdo, desde sua origem até o destino final, por ação e características dos intermediários.
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Gerência de marketing: conjunto de atividades de marketing dirigidas para o atendimento das necessidades do cliente, tendo em vista seu bem-estar e o sucesso da organização.
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Gerência de produto: atividade de marketing que consiste em supervisionar e coordenar praticamente todos os procedimentos que, a partir da produção, se destinam a auxiliar a venda de um produto específico. 0 gerente de produto participa nas várias áreas de marketing (pesquisa de mercado, planejamento de produto, determinação de preços, propaganda, promoção de vendas e distribuição), como responsável por um produto especifico.
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Godwill: imagem de boa vontade (social) provocada por ação promocional. ou de patrocínio, que pode trazer reflexos institucionais positivos para o conceito de uma empresa e também reflexos comerciais, ajudando a expandir o potencial de vendas de um produto ou serviço.
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Guerra defensiva: termo do marketing de guerra usado para designar o tipo de reação adotada pela empresa líder do mercado quando sua posição se encontra ameaçada pela concorrência.
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Imagem de marca: conjunto das impressões e opiniões subjetivas do consumidor sobre determinado produto ou serviço.
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Macroambiente: conjunto de forças ambientais (tais como conjuntura política e econômica, condições tecnológicas e culturais etc.) que influem em diversos aspectos da vida de um produto ou de uma empresa.
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Macromarketing: aplicação do marketing pelo emprego simultâneo de várias de suas técnicas. A atividade de macromarketing não está normalmente ligada a interesses comerciais diretos, mas a programas voltados para a comunidade.
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Mainstream: diz-se da linha de produtos já conhecida e aceita pelo público. Estratégia de marketing baseada no produto convencional, sem novidades ou riscos. Do inglês, maín, "central, principal", e stream, "corrente".
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Manobralidade: termo do marketing de guerra usado para designar a capacidade de inovação e mudança de estratégias de uma empresa em face do surgimento de fatos novos no mercado.
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Marca combinada: marca individual combinada com a marca de família. Por exemplo: Brastemp Mondial, Gillete Plus, Moça Fiesta, Sucrilhos Kellog's etc.
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Marca de família: marca cuja utilização se estende a um conjunto de produtos.
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Marketing: estudo sistemático das forças de formação da procura e da motivação do consumidor, das considerações temporárias especiais que influenciam as transações econômicas e dos esforços integrados e reações dos consumidores e compradores em um mercado.
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Marketing comunitário: modalidade de marketing institucional voltada para o desenvolvimento de ações comunitárias, através de apoio a projetos (de educação, saúde, lazer etc.) ou de atendimento a demandas das comunidades direta ou indiretamente relacionadas com a instituição.
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Marketing concentrado: consiste no desenvolvimento de um produto especialmente concebido para atingir determinado segmento do mercado. As empresas que praticam essa forma de marketing preferem obter uma grande participação em poucos supermercados a conseguir uma pequena participação em um grande mercado. 0 marketing concentrado também é chamado de marketing de nicho.
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Marketing cultural: modalidade de marketing institucional que se realiza através do patrocínio ou do apoio a atividades culturais, por parte da empresa, não necessariamente ligadas ao campo de sua atividade, visando influenciar favoravelmente o público em relação à imagem da empresa ou atingir outros objetivos estratégicos.
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Marketing de conversão: conjunto de medidas desenvolvidas pela administração de marketing com a finalidade de converter a demanda negativa em positiva e de elevá-la ao nível da oferta existente. Também é chamada de conversão de marketing.
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Marketing de desenvolvimento: conjunto de medidas desenvolvidas pela administração de marketing em face de um estado de demanda latente.
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Marketing de guerra: tipo de marketing que utiliza estratégias e expressões; tomadas de empréstimo aos militares e se caracteriza pela concentração dos esforços da empresa em determinado segmento do mercado.
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Marketing de serviços: modalidade de marketing que cuida dos aspectos relacionados com um serviço ou linha de serviços, desde a sua concepção até a sua realização pela empresa, com o objetivo de obter satisfação e preferência do cliente.
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Marketing diferenciado: consiste no lançamento de múltiplas versões de um mesmo produto, com a finalidade de atingir diferentes segmentos do mercado.
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Marketing direto: conjunto de atividades de promoção de vendas e de comercialização em que se desenvolve um relacionamento direto entre a empresa (que oferece um produto ou serviço) e o consumidor.
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Marketing ecológico: modalidade de marketing institucional que se realiza com o engajamento de qualquer empresa industrial, comercial ou de serviços na responsabilidade de toda a espécie humana com a qualidade de vida e com o equilíbrio ambiental em nosso planeta.
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Marketing esportivo: modalidade de marketing institucional que se realiza através do patrocínio ou apoio de uma empresa a atividades esportivas, amadores ou profissionais, visando ao fortalecimento de sua imagem junto a seus públicos.
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Marketing industrial: marketing voltado para o mercado produtor.
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Marketing institucional: modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados com a imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização.
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Marketing mix: emprego simultâneo e sinérgico de várias técnicas de marketing, Conjunto de ações e de recursos tecnológicos, financeiros, estruturais e comportamentais de uma empresa para atingir seus objetivos e metas definidas na estratégia de marketing. Diz se também composto de marketing.
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Market share: medida de aferição do grau de participação de uma marca ou produto no mercado, em dado momento. Ver share of mind.
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Merchandising: -conjunto das operações de planejamento e de supervisão da comercialização de um produto ou serviço, nos locais, períodos, preços e quantidades que melhor possibilitarão a consecução dos objetivos de marketing.
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Page view: página na Web requisitada pelo internauta, por meio de um clique sobre um banner, ou diretamente pelo endereço da página.
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Pass-along-readership: leitor secundário.
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Pesquisa motivacional: tipo de pesquisa que procura identificar os motivos que impulsionam os indivíduos ao comportamento de compra ou aquisição de um produto. 0 método de pesquisa motivacional mais utilizado no Brasil é a discussão em grupos.
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Pipeline: critério de propriedade industrial referente a produtos que estavam em desenvolvimento ou que não haviam sido introduzidos no pais em que o direito às patentes passa a ser legalmente reconhecido. Ver patente.
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Plus: - Atributo que distingue um produto dos produtos concorrentes. Diferencial que funciona como um apelo para que o consumidor tenha preferência por uma determinada marca. Esse "algo mais", que funciona como vantagem competitiva, não reside necessariamente na essência do produto: pode estar na embalagem, na cor, no preço etc.
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Ponto-de-venda: - Estabelecimento comercial em que o produto é adquirido pelo consumidor. Em inglês, utilizam-se as expressões point of purchase ("ponto-de-compra") e poínt of sale ("ponto-de-venda"), com suas formas abreviadas POP e POS. 0 emprego de uma ou de outra expressão depende da situação de quem as utiliza (comprador ou vendedor).
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Promoção: - Conjunto de atividades, técnicas e meios (materiais e psicológicos) destinado a incrementar as vendas (promoção de vendas) ou fortalecer positivamente a imagem de determinada marca, evento ou instituição (Promoção cultural).
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Propriedade industrial: - Tipo de propriedade intelectual que abrange os direitos de inventores de máquinas, ferramentas, processos industriais (mecânicos, químicos, eletrônicos etc.), design de produtos industriais e de marcas corporativas etc.
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Ratting: - 0 mesmo que índice de audiência. Estimativa de audiência para programa de TV ou rádio (ou para qualquer mensagem inserida nesses veículos). Total previsto de receptores de uma informação, sem.relação, com o total do público (quantidade expressa em GRP ou em impactos).
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Readership study: - Estudo da leitura. O mesmo que pesquisa de copy.
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Royalty: Valor pago ao detentor de direitos de propriedade intelectual (direito autoral ou propriedade industrial) na exploração desses direitos por terceiros.
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Segmentação de mercado: Subdivisão de um mercado em subconjuntos distintos de clientes, em que qualquer subconjunto pode, concebivelmente, ser selecionado como um objetivo de mercado, para ser alcançado com um composto de marketing distinto.
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Share of mind: Medida de aferição do conhecimento da marca de produto ou instituição que um determinado público tem na memória, em dado momento. Ver market share.
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Sistema central de marketing: componente do sistema de marketing formado pela rede de instituições-chave que interagem a fim de suprir os mercados finais com os bens e serviços de que necessitam. Fazem parte do sistema central de marketing:

a empresa

a concorrência

os fornecedores

os intermediários

o mercado.

Sistema de marketing: sistema formado por todos os elementos direta ou indiretamente envolvidos na relação entre a organização e seus mercados.
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Skimming: estratégia de determinação de preço de um produto novo no mercado. Ao contrário da estratégia de penetração, o skimming consiste em lançar o produto a preços elevados, procurando atingir o segmento da população disposto a pagar mais caro.
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Split-run: estratégia de veiculação que consiste em publicar mensagens publicitárias variadas, de um mesmo anunciante, em diferentes repartes de uma edição de jornal, revista etc.
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Supply Chain Management: é a integração dos processos do negócio, desde o usuário final até os fornecedores originais, que proporcionam os produtos, serviços e informações que agregam valor para o cliente.
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Top-of-mind: diz-se da primeira marca mencionada pelos entrevistados em uma pesquisa para medição de conhecimento espontâneo de marcas.
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TO.T.: forma abreviada de total offer test (teste de oferta total). Pesquisa do tipo central location, na qual uma amostra de consumidores é exposta a todos os componentes de uma marca nova ou ainda não lançada-o nome, a embalagem, a comunicação e o produto em si, de modo que todos esses componentes sejam avaliados separadamente, quanto a sua contribuição para a receptividade da marca.
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Tracking: ver monitoramento.
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Trade-mark: marca registrada (de posse exclusiva, reconhecida e válida juridicamente). Marca corporativa.
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Uso e atitudes: pesquisa quantitativa baseada em entrevistas com uma amostra grande de pessoas, para medir conhecimentos de marcas (share of mind), hábitos de compra e de uso de produtos e marcas, atitudes em relação a determinadas marcas etc. Usa-se também a forma abreviada U&A, ou., em inglês, AAU.

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