1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Descobrir novos clientes, uma questão de sobrevivência

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sala dos artigos de análises de mercado

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Perder negócios porque a concorrência chegou primeiro ao novo cliente é traumatizante. No entanto, muitas empresas ainda não têm uma política bem definida de incentivo à prospecção. Ao executivo de vendas cabe aqui o papel muito especial de liderança. A ele compete motivar e orientar os vendedores a manterem suas antenas ligadas 24 horas por dia, criando em cada um uma postura investigatória capaz de ampliar o cadastro de clientes da empresa (Artigo: DEFINA QUEM SÃO SEUS CLIENTES ANTES e fazer marketing).
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A busca de novos clientes, mais do que uma saída para tempos difíceis, deve ser uma prática permanente em qualquer empresa que deseje manter-se e conquistar novas posições no mercado. Reflita sobre as orientações abaixo. Analise-as no contexto de sua organização juntamente com sua equipe de vendas:

Consiga indicações de seus próprios clientes: a corrente de indicações é uma das técnicas mais difundidas. Acostume-se a solicitar de seus clientes, sempre que possível, a colaboração na indicação de futuros clientes para seu produto ou serviço.
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Explore o relacionamento com outros vendedores: aproveite os locais de parada (hotéis, restaurantes, postos de gasolina, salas de espera) para trocar informações com seus colegas vendedores de produtos e serviços não concorrentes (Artigo: Nem todos terminam convertendo-se em bons clientes).
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Saia do seu caminho de todo dia: de vez em quando, saia da rotina. Mude sua rota para descobrir novos clientes em locais onde você não passa com freqüência.
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Consiga listagens de possíveis clientes: visite prefeituras, sindicatos, associações, federações, clubes, secretarias de Estado, enfim, instituições que possam lhe oferecer listagens de pessoas ou empresas. 

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Observe a concorrência: você tem que vencer pelos seus próprios meios e eticamente mas não está proibido de observar o seu concorrente, que tipo de propaganda está fazendo, se está contratando vendedores e como ela está se comportando. Cuidado para não ultrapassar os limites. Não saia por aí grampeando telefones.
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Seja sociável: nos momentos de lazer você continua vendedor. Faça amplo círculo de amizades. Relacione-se bem no clube, na igreja, nas festas de escola de seus filhos, etc. Esteja preparado para encontrar um cliente novo em qualquer lugar.
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Esteja sempre atento aos meios de comunicação: leia com atenção jornais e revistas; assista programas de televisão e ouça rádio, sempre procurando descobrir um possível cliente que você ainda não conhecia.
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Procure pessoas com informações privilegiadas: gerentes de banco, donos de escritório, funcionários públicos e políticos têm acesso a informações muitas vezes exclusivas. Tais informações inéditas podem ser ótimas fontes de novos clientes (Artigo: As empresas perdem 20% dos clientes a cada ano).
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Transforme seus amigos e parentes em informantes: desperte em seus parentes e amigos íntimos uma sincera admiração pelo seu trabalho. Motive-os a ajuda-lo na busca de novos clientes.
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Cuidado! Não se esqueça de seus clientes atuais: dose bem o tempo de prospecção, de forma a não diminuir sua atenção para com seus clientes atuais. Afinal de contas, são eles que o mantêm.

Prof. José Geraldo Recchia
Caliper Estratégias Humanas do Brasil

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