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Antes de fazer uma Mala Direta

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Aprender a fazer uma "mala direta" é uma das mais importantes habilidades de marketing e vendas que você pode desenvolver. Por que? Porque uma mala direta (como todo marketing direto) é mensurável. Cada peça de marketing direto é colocada à prova a todo o momento que é enviado para o mercado. Aqui vão algumas dicas para ajudar a fazer uma melhor mala direta:

Tenha um título estimulante: é o título que vai fazer o resto da mala direta funcionar. Todo título tem uma única função: atrair a atenção do cliente que você deseja atrair a atenção. Para atingir esse objetivo, crie títulos convincentes. Não seja vago. Títulos longos que dizem alguma coisa são melhores que títulos curtos que não tem nenhum significado. Se você criar um bom título, você terá uma mala direta de sucesso. Nem o melhor corpo de texto conseguirá ajudá-lo se o título for fraco (Artigo: Antes de escrever uma carta de vendas, faça um rascunho).
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Use palavras simples: seja objetivo e simples. Quando você terminar de escrever o texto da sua mala direta, peça a opinião de alguns amigos. Se alguém não entender uma das palavras do texto, mude-a.
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Escreva mesmo: use seja lá quantas palavras forem necessárias usar para explicar o que você faz ou oferece. Quanto mais você falar, mais você vai vender. Mas atenção: toda palavra deve ter uma razão para estar lá! Se o título feito por você for estimulante, as pessoas vão ler o texto.
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Seja direto: não tente contar piadas ou ser esperto. Dê fatos. Inicie o texto pelo principal benefício que você oferece, diga o que o cliente irá perder se não comprar e repita o principal benefício de duas ou três maneiras diferentes. E no final, coloque um motivo para o cliente entrar em contato com você o mais breve possível (Artigo: Estatísticas que ajudam a melhorar as vendas).
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Use imagens: imagens tornam a mala direta mais cara e ocupam espaço, mas ajudam bastante a chamar atenção do cliente. A imagem a ser usada deveria ser a imagem do produto, do produto em uso, ou dos resultados que o cliente consegue ao usar o produto. 
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Repita a mala direta: muitas empresas mudam as suas campanhas muito frequentemente. Elas se cansam de ver as suas campanhas muito antes do cliente se cansar. Use a mesma mala direta em diferentes situações. Por exemplo, você pode enviá-la novamente ao mesmo público, ou enviá-la a um novo público (Artigo: Thomas Smith: UMA VEZ NÃO BASTA).
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Teste! Teste! Teste! Teste!: mude o preço, mude o título, mude o apelo, mude a oferta etc. Até descobrir o que funciona melhor. Se você tem dois títulos diferentes que você acredita que são fortes, divida a sua base de dados e teste cada título com uma parte dos seus clientes.

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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