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o que é marketing direto

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Marketing direto é a comunicação através de determinados meios que introduzem a possibilidade de suscitar uma reação. O Marketing direto tem dois objetivos:

ganhar clientes e fomentar a fidelidade dos mesmos. o objetivo de conseguir a fidelidade dos clientes pode ser dirigido a que repitam a compra o a que mantenham a aquisição permanente de um produto ou marca.

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também aquelas organizações nas quais o objetivo principal não é a venda de produtos, desenvolvem marketing direto para ganhar sócios, patrocinadores e para a informação e formação de opinião (artigo: 9 ERROS GRAVES DA APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS).

Marketing direto no marketing mix: Os mercados se encontram em contínuo movimento. As empresas se vem obrigadas a adaptar-se a novas circunstâncias motivadas por novos concorrentes ou produtos novos. Dentro da área de marketing, na de fixação de produtos e preços, as empresas podem reagir no campo da distribuição da comunicação.

Mesmo que o marketing direto seja uma forma determinada de comunicação, colocá-lo em prática pode até ser importante em outros âmbitos. Ele poder ser parte da estratégia de distribuição e preços, quando a venda de um produto de forma direta, pode diminuir os custos se dirigida ao consumidor final, conseguindo por conseqüência melhores preços (artigo: VALE A PENA DISTRIBUIR PANFLETOS NA RUA?).

Como funciona o marketing direto: Através dele, as empresas estabelecem um diálogo direto com os clientes e mantêm este contato o tempo que seja necessário e possível. Através do marketing direto, as empresas podem ajustar os desejos dos clientes de acordo com ofertas adaptadas às necessidades e oferecer um tratamento individual ao consumidor e clientes.

A cota de resposta do marketing direto (quantidade de reações positivas a uma medida de comunicação) e o custos por pedido realizado (cost per order), são as palavras chaves naquelas empresas que empregam a modalidade de marketing direto.

Hoje não se limita apenas para obter as maiores cotas de respostas possíveis. O marketing direto pode fazer chegar conteúdos que podem estimar-se inclusive quando não se formaliza um pedido ou quando pode formalizar-se. Por este motivo se utiliza freqüentemente na promoção de imagem. 
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cota de resposta: Quanto maior seja a preparo de uma campanha de marketing direto, maior será a cota de resposta. Deste modo:

catálogos alcançam uma cota de resposta que oscila entre 5% e 10% (artigo: tem futuro o catálogo ante a venda on-line?).

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Mailings simples alcançam cotas que oscilam entre 1% e 3% (artigo: QUAL É O MELHOR DIA PARA MANDAR UM E-MAIL?).

Importância do marketing direto: Nos últimos anos, a importância do marketing direto tem crescido de um modo significativo. Estimativas indicam que do total de investimentos em marketing, 38% vão para marketing direto. A explicação é que existe uma maior concorrência competitiva no mercado, o que fez necessário uma comunicação individual com o cliente, além da necessidade das empresas terem um meio de controlar o resultado de custos e benefícios sobre os gastos publicitários.

Alguns experts na matéria prognosticam que num futuro não muito longe, os gastos com marketing direto alcancem 75%, reservando apenas 25% para publicidade tradicional.

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dois especialistas em mkt direto recomendados:

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Prof. Gorka Garmendia    -   Prof. Alan Rosenspan

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