as
perguntas na venda
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sala
dos artigos de vendas
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As
perguntas são uma pedra angular do êxito nas vendas. A habilidade de
formular boas perguntas deve manter-se do principio ao fim do longo de
todo o processo da venda:
o
Que se consegue com as perguntas?
Por
que as formulamos?
Desde
o ponto de vista do vendedor, as principais razões para formular
perguntas são:
estabelecer
uma sintonia, favorecer o entendimento com o cliente.
descobrir
as necessidades do cliente e explorar seus valores e preocupações a
propósito da venda.
reforçar
os contactos já existentes.
As
boas perguntas fazem pensar. Com boas perguntas se obtém boa informação.
As boas perguntas ajudam a precisar o que o cliente quer dizer e criam
um âmbito para considerar outras possibilidades. Faça perguntas quando
não sabe o que fazer. Com perguntas, poderá formar-se uma idéia o
mais clara possível das necessidades do cliente, nos termos do cliente.
As boas perguntas conduzem ao objetivo comum de averiguar se existe
concordância entre a necessidade do cliente e o produto.
As perguntas funcionam segundo o princípio BEBS:
Lixo de entrada, lixo
de saída. Se a pergunta é lixo, a resposta também o será. Meu
exemplo favorito do princípio BEBS nas perguntas o encontrei quando os
diretores de uma companhia estadunidense começaram se preocupar com a
validade da informação que obtinham das entrevistas à clientes, já
que boa parte dos entrevistados não respondia. A companhia realizou um
estudo específico baseado na pergunta:
Por
que se negaria a responder as perguntas de uma pesquisa de opinião?.Uns
54% das pessoas entrevistadas se negou a contestar.
Joseph
O´connor & Robin Prior
autor
do livro "a Venda com PNL"
site
no Brasil: www.lambentdobrasil.com.br