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Insuficiente Enfoque ao Mercado e ao Cliente

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PROF. Philip Kotler

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Kotler Marketing Group

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é professor de marketing internacional da Kellog Graduate School of Management, da Universidade Northwestern. Autor de 15 livros, foram textos obrigatórios em Universidades de todo mundo. Vendeu cerca de 3 milhões de exemplares de suas obras, as quais foram traduzidas a 20 idiomas, e foram distribuídas em 60 países.

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Foi o presidente do College on Marketing do Institute of Management Sciences e diretor da American Marketing Association. Presta consultoria em estratégia de marketing a muitas empresas como AT&T, General Electric, Ford, IBM, Michelin, Merck, DuPont, e o Banco de América.

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Em seu livro DEZ PECADOS MORTAIS EM VENDAS, o Prof. Philip Kotler assinala como pecado nº 1, que as companhias não estão suficientemente enfocadas no mercado e ao cliente. Primeiro e antes que nada, sentencia com uma pergunta:

A quem tratam de vender em sua empresa...? se a resposta é a todos, é um sinal inequívoco de que essa empresa não está focada ao mercado. essa resposta é simplesmente inaceitável.

O pai de Les Wexter era proprietário de uma loja de roupa para mulheres na qual oferecia vestidos para mulheres de todas as idades. Um dia, depois que escutou um professor de marketing na universidade falar sobre segmentação, LES perguntou para seu pai porque oferecia tantos vestidos para tantas mulheres diferentes e seu pai respondeu...

como vou saber que mulher entrará na loja? Les, acredito que estou desperdiçando meu dinheiro enviando-te a essa universidade, disse seu pai...

Quando Les assumiu o controle do negócio tempos depois, o primeiro que fez foi limitar a mercadoria, para apenas o que gostavam as mulheres jovens entre vinte e trinta anos de idade, e fez tudo o necessário para focar nesse grupo de mulheres, inclusive contratou uma equipe jovem de atendentes, colocou música ambiente condizente com o gosto desse grupo, decorou a loja com as cores que esse público iria se sentir mais vontade e re-batizou a loja com o nome de LIMITED. O resto é história...

Em matéria de SEGMENTAÇÃO, assinala que primeiro deve tratar-se de segmentar o mercado pretendido de acordo as suas diferentes necessidades ou benefícios procurados. Logo deve tratar de se encontrar as tendências que possam estar relacionados com essas necessidades e benefícios, para realizar a procura de prospectos e potenciais clientes mais fáceis de alcançar. Uma vez identificados os segmentos de interesse, estes devem priorizar-se e inclusive organizar a força de vendas de acordo a estes segmentos, contrário a tradicional organização de produtos (artigo: O DOBRO PELA METADE DO PREÇO).

QUANDO FALAMOS ACERCA DE ORIENTAÇÃO AO SERVIÇO DO CLIENTE:

Quem pode INDICAR QUE UMA EMPRESA ESTÁ SUFICIENTEMENTE ORGANIZADA PARA REALIZAR UM EXCEPCIONAL TRABALHO, NO QUE TANGE A ATENDIMENTO E SATISFAÇÃO DOS SEUS CLIENTES?

A CONTINUAÇÃO SE MENCIONAM ALGUNS SINAIS QUE DEVEM ser observados para detectar se a empresa está orientada para satisfazer as necessidade e o atendimento ao cliente:

A MAIORIA DOS FUNCIONÁRIOS PENSAM QUE É RESPONSABILIDADE DO PESSOAL DE VENDAS A SATISFAÇÃO DO CLIENTE.

EXISTE UM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO, TREINAMENTO E RECICLAGEM DE CONHECIMENTOS PARA INCREMENTAR A CULTURA DE SATISFAZER OS CLIENTES?

SEGUEM UM SISTEMA DE MEDIÇÃO PARA CONHECER O GRAU DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES, INCENTIVOS E CORREÇÃO DE FALHAS PARA MELHORAR O ESCOPO DA EMPRESA NUM TODO?

Para encerrar este artigo, compartirei com vocês a política da rede MARRIOT HOTELS em relação a sua cultura de satisfação dos clientes:

CONTRATAMOS E CAPACITAMOS AOS MELHORES FUNCIONÁRIOS DE ACORDO COM O PRODUTO E SERVIÇO QUE VAMOS VENDER AOS CLIENTES..

NOS OCUPAMOS DE CONHECER E SABER SE OS FUNCIONÁRIOS SÃO E ESTÃO FELIZES EM SUAS FUNÇÕES, EMPRESA E GANHOS, PORQUE SE OS FUNCIONÁRIOS ESTÃO FELIZES, ATENDERÃO OS CLIENTES COM ENTUSIASMO E COMPETÊNCIA..

O RESULTADO DESSA CULTURA E PREOCUPAÇÃO É UM ALTO PERCENTUAL DE SATISFAÇÃO E RETORNO DOS CLIENTES A NOSSA REDE, RESULTANDO EM MAIORES UTILIDADES PARA NOSSOS ACIONISTAS.

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