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5 dicas para ter sucesso em Marketing viral

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O marketing viral é o equivalente ao "boca a boca" na vida social. Transformar o consumidor em veículo de promoção confere um poder de difusão à mensagem com um custo mínimo… e não se precisa mais para que as marcas se unam ao fenômeno. A primeira campanha triunfante foi a protagonizada por Hotmail. Para promover seu e-mail gratuito, em 1998 ofereceram um período de teste do mesmo a vários internautas e a opção de mandar um link via e-mail a seus conhecidos.

Assim, convenceram a 12 milhões de usuários em um ano e meio. Da mesma maneira, Budweiser se serviu do marketing viral para divulgar por todo o planeta os spots da marca Whassup, antes somente televisionados nos EUA.

Não obstante, o internauta tem um papel tão importante que faz disso uma arte abstrata, uma ciência inexata que tem que procurar a filosofia para criar um clima adequado e conseguir o contágio daqueles que recebem o e-mail e que estes o transmitam a outros de maneira voluntária. Isto é o que levou a numerosas empresas a fracassar em suas tentativas. Com respeito a isto, é importante não perder de vista estes 5 aspectos chaves, inerentes ao marketing viral:

A mensagem é o segredo: esta deve acordar o interesse do leitor e fazer que o mesmo, se contagie para fazer partícipes dela (entenda-se, a mensagem) a seus amigos. Falamos de inovar, de diferenciar-se, de surpreender mediante a criatividade, dos princípios básicos de qualquer campanha publicitária, mas também, de provocar.
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Análise exaustiva do target: antes de lançar uma campanha, o target deve estar perfeitamente dissecado e analisado. Deve ter-se compreendido seu universo, seus interesses, sua mentalidade, em definitivo, sua própria essência. Este tipo de marketing é mais eficiente quando vai dirigido a targets por baixo dos 50 anos e não costuma ser trans-geracional.
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Apontar o alvo: na hora de lançar um produto mediante marketing viral, o grande problema reside em compreender a quem se deve enviar primeiro a mensagem para otimizar a contaminação viral. Normalmente, existem duas tendências. Alguns o mandam à maior quantidade de e-mails possível; outros procuram uma rede de líderes de opinião à que enviar certa mensagem. Este tipo de redes se conseguem mediante blogs submarinos que permitem infiltrar a mensagem em blogs temáticos, afins do target pré-estabelecido.
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Suporte adicional: não vale com acordar interesse, senão que este se deve capitalizar. Para isso, é interessante trabalhar a opção de criar uma página web. Informação complementar sobre o produto, o serviço ou a marca, obtenção de endereços de e-mail ou amplificação do fenômeno viral mediante a utilização de ferramentas de difusão são algumas de suas vantagens. Ademais, a audiência do site mostra em que grau a campanha teve sucesso ou não.
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A importância do fator sorte: neste apartado recordamos, como mencionamos no começo, que as campanhas de marketing viral se apóiam sobre uma base de grande incerteza. Seu sucesso deriva principalmente de fatores indiretos e imprevisíveis como a sorte. A tendência atual é integrar a operação num plano de meios mais global. Por último, é essencial agradar aos jornalistas.

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