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A estratégia de Google: 70 / 20 / 10

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Eric Schmidt chegou a Google em 2001 para ajudar a esta visionária companhia a madurar para converter-se sem dúvida na companhia líder da rede. Saída a bolsa, expansão agressiva e a ousadia de meter-se em terrenos vetados por Bill Gates da Microsoft, o outro titã informático, foram os resultados. Eric Schmidt comentou qual é a estratégia que guia Google em seu modo de trabalhar. Aqui pode descobrir qual é e algumas idéias para aplicar em seu pequeno negócio (artigo: Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos).

A estratégia de Google se define com três números e duas linhas: 70 / 20 / 10. Estas cifras representam a proporção em que Google divide seu tempo, dinheiro e esforço ao longo do dia.

Quando uma jornada de trabalho amanhece, Google a dedica em 70% a melhorar seu motor de busca e seu negócio de publicidade (Adwords e Adsense), 20% de seu tempo, esforço e recursos os emprega em seu serviço de notícias, de mapas, de vídeo, etc., e os 10% restante o utiliza em experimentar coisas novas, testar linhas de negócio diferentes, ver se uma idéia pode ser viável. Esta estratégia representa um equilíbrio entre o pragmatismo e a inovação que lhe permite estar um passo à frente dos demais e é um esquema efetivo que é aplicável em sua empresa, para isso siga estes passos:

Defina bem quais são as atividades que realmente lhe são rentáveis e sustentam sua empresa proporcionando a maior quantidade de lucros. O segredo da estratégia é que aquilo que lhe proporcione lucros seja a que mais tempo se dedique, tanto fazendo-o como melhorando-o continuamente. Pragmático, mas efetivo. Isto não é nada novo, mas surpreendentemente, depois de uma análise sincera, poucas empresas dedicam esse 70% a seu núcleo de negócio (artigo: Crowdsourcing: rompendo os dogmas da inovação corporativa).
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Uma vez definidas, tenha em conta qual delas depende para que sua empresa cresça e seja rentável, assim que lhes atribua 70% de seus recursos e de sua jornada de trabalho. Se vende um produto dedique 70% de seu tempo a isso e a melhorar o processo de venda, a qualidade do produto ou a criar formas de promoção com as que se venda mais. Se realiza um serviço, dedique 70% de seu tempo em prestá-lo e quando não, em melhorá-lo constantemente, como faz Google com seu motor de busca e suas plataformas de publicidade (artigo: Quantos degraus precisa subir um empreendedor?).

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Se examinou detidamente sua empresa para o ponto anterior, terá comprovado que realmente dedicava uma enorme quantidade de seu tempo (e pode que de seu orçamento) a atividades que não são as que lhe proporcionam o maior benefício e por tanto não eram candidatas reais a entrar nesse 70% anterior. Sua tarefa é escolher, dentre essas atividades, as que realmente contribuem algo a sua empresa (porque lhe dão imagem de marca, identidade própria, satisfação pessoal...) e dedicar-lhes 20% de seus recursos e seu tempo. As demais, pode que seja melhor do que deixe de fazê-las (artigo: Quer impulsionar as vendas de X? Invista forte em Y).

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Por último guarde 10% de seu tempo e dinheiro para testar coisas novas, sem temer equivocar-se, sem preconceitos, com a tranqüilidade de que se não funcionam, o futuro de sua iniciativa não vai ver comprometido. A finalidade disto é que você gere idéias e inovação, desse 10% podem surgir coisas que depois tenham a suficiente entidade como para passar ao grupo dos 20 e em caso de ver que são rentáveis no tempo, pode que acabem dentro do seleto grupo dos 70%. A única maneira de ir um passo adiante é criar algo novo e para isso serve estes 10%, Google lançou várias iniciativas de prova que depois fechou, e não aconteceu nada, porque seguindo a regra dos 10% não hipotecou o futuro de sua empresa. Atuou sabiamente, como o que antes de lançar-se a água mete um pouco o pé para ver o quão fria está. Igualmente, Google está tendo muito sucesso com outras dessas iniciativas que nasceram dentro desse 10% e pouco a pouco vão ganhando terreno (artigo: Será que realmente é uma boa oportunidade?).

Para que funcione bem esta estratégia requer uma estrita gestão do tempo e os recursos, é muito fácil deixar-se levar por atividades que se enquadrariam dentro do grupo do 10 ou os 20 e que acabam com uma dedicação do 40 ou 50. Fixe-se bem e verá como acontece em seu negócio, de maneira que tem que estabelecer mecanismos férreos para controlar que se cumpram essas percentagens.

Sabe qual é a máxima que rege, inspira, fundamenta e guia tudo o que os Googlianos fazem em e por e para Google?: Dom't be evil... (Não seja malvado).

ARTIGO RECOMENDADO:

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elaborar uma estratégia num futuro indecifrável?

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