1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

É melhor você vir do NADA, do que Nada vir de você

.

sala dos artigos de liderança

.

As pessoas não são convencidas por argumentos racionais, mas emocionais. A inteligência emocional é o uso inteligente das emoções. É o conjunto de habilidades ou capacidades que tem a pessoa e seu auto-controle, a consciência que tem dos demais e como assume suas relações. As capacidades emocionais não são inatas. De fato, o estudo da trajetória de líderes marcantes demonstra que adquiriram e aperfeiçoaram suas capacidades no curso de suas vidas (Artigo: Seis bons conselhos para dirigir Vendedores).

Os líderes têm a capacidade de inspirar às pessoas de seu meio, sejam clientes, fornecedores, representantes ou funcionários e devem controlar suas emoções de maneira inteligente, refletir e meditar sobre seus atos e pôr-se no lugar de seus colaboradores. Os líderes devem pensar, ademais, na totalidade das coisas mas também ocupar-se dos pequenos detalhes.

Há líderes que sabem tirar o melhor de sua equipe, motivam, comprometem, inspiram, escutam e fazem sentir às pessoas como parte de algo importante, compartilham sua paixão e dedicação. Existe no entanto, outro tipo de líder que responsabiliza ao resto quando algo não sai bem, fala de eu e não de nós, encontra-se permanentemente à defensiva e em alguns momentos, resulta ameaçador. As diferenças são claras e estão à vista, enquanto uma pessoa cria e promove distância, a outra te faz sentir valorizado e inspira sentimentos e sensação de pertencer à equipe e à companhia. A este tipo de líder, chamo-o líder ressonante (Artigo: Cuidado com os funcionários puxa-saco!).

Características dos líderes ressonantes: estão um passo mais adiante. Tendem caminhos para territórios desconhecidos e estimulam à gente de suas organizações, instituições e comunidades. Procuram novas oportunidades durante as crises e criam esperança ante a existência de medo e desespero.
.
Mobilizam gente: com energia, paixão e determinação manejam, ademais, os inevitáveis sacrifícios inerentes a seu papel. São quem dirigem a suas equipes atingir metas que, até faz pouco, eram impossíveis.
.
Estão em harmonia com quem os rodeiam: isto predispõe a que a gente trabalhe em harmonia, concorde no pensamento (que fazer) e senta afinidade com as emoções (porque fazê-lo) dos outros (Artigo: Liderança à moda da Infantaria da Marinha).
.
Podem entender intuitivamente ou se esforçaram em desenvolver a inteligência emocional: cultiva as concorrências de auto-conhecimento, auto gestão (self management), consciência social e manejo das relações sociais. Atuam com clareza mental, não só seguindo um impulso. Desta maneira pode guiar os sentimentos e inteligência de outros e, à longo tempo, constroem relações sólidas.
.
Possuem empatia: sabem ler as pessoas, os grupos e as culturas organizacionais com precisão. Constroem relações duradouras e inspiram a outros demonstrando, não só paixão e compromisso, senão também uma profunda preocupação pela gente e a visão da companhia. Aprenderam que os sentimentos são contagiosos: a emoção transmitida pelo líder é um poderoso motorista dos estados de ânimo da gente e, em última instância, isto influirá em seu rendimento. Por tanto entendem que o medo e a angústia impulsionam à pessoa no curto prazo, mas que estas emoções se tornam nocivas rapidamente, deixando à pessoa distraída, ansiosa e inefectiva (Artigo: Empatia ou simpatia, uma óbvia distinção...).

Para ser verdadeiramente eficaz, um líder precisa entender o mercado, a tecnologia e uma multidão de fatores a respeito da empresa. No entanto, ainda que estes conhecimentos sejam necessários, não é suficiente para produzir líderes duradouros e efetivos. Aqui é onde a ressonância joga seu principal papel: permite ao líder utilizar sua experiência no reconhecimento da performance da organização.

A síndrome do sacrifício: os melhores líderes entregam constantemente uma parte deles. Mas quando sacrificam demasiado durante muito tempo, podem cair no que chamo "a síndrome do sacrifício". A liderança é excitante mas também estressante: é a ciência do poder e a influência sobre as pessoas, mas é solitário. Por essa razão é comum que os líderes possuam estresse de poder. O corpo não está preparado para lidar com a responsabilidade da liderança dia a dia, com o manejo constante de pequenas crises e grandes responsabilidades. Neste contexto aparece a dissonância (Artigo: EMPATIA: Capacidade de motivar).

.

Como podemos evitá-lo?: os líderes precisam enfocar-se na renovação, prestando atendimento a si mesmos e aos demais através de experiências que os enriqueçam e encham de energia. De fato, recentes estudos nos demonstraram que as características que ajudam aos líderes a ser ressonantes, são as mesmas que fomentam a mudança e o re-acomodamento nos líderes dissonantes. Estas características são: atendimento, esperança e compaixão. As três experiências lhe permitem ao líder ser efetivo.

..

.

PROF.Richard Boyatzis

é professor de Comportamento Organizacional e Psicologia na Case Western University, em Cleveland, Ohio, tendo por principais áreas de estudo e investigação o desenvolvimento humano e a liderança.

artigo recomendado:

.

Falta de Liderança = Falta de Disciplina

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR