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Empatia ou simpatia, uma óbvia distinção...

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A simpatia é uma característica da personalidade, surge espontaneamente, mas a empatia é uma habilidade que se pode aprender e nos permite pôr-nos na pele dos demais.

Outro dia Paulo me disse: meu chefe é muito simpático, e quando me vê sempre me dá uma palmada nas costas felicitando-me e dizendo-me "ânimo campeão!" Mas não compreende como me sinto nesta função, não me reconhece, não me leva às reuniões, nem me aumenta o salário, nem me promove. E eu também não me atrevo a dizer-lhe porque não me dá pé a isso. O chefe de Paulo é, como o mesmo diz, simpático mas não é empático (Artigo: Cuidado com os funcionários puxa-saco!).

A simpatia é um característica da personalidade, do caráter, algo que surge espontaneamente, nasce por afinidade para a outra pessoa, como poderia ser para uma obra de arte ou a qualquer objeto.

Que uma pessoa te caia bem afetivamente é simpatia, pôr-te em sua pele, sentir e pensar como ela, ainda que não o compartilhe e sem julgar-lhe, é empatia. A falta de empatia de seu chefe pode levar Paulo, ainda sendo o melhor funcionário, a que se vá da companhia. Como vemos, simpatia e empatia são independentes, podemos sentir por uma pessoa uma ou outra, as duas ou nenhuma das duas (Artigo: Pratique a comunicação assertiva).

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Enquanto a simpatia, é um dom que não se pode aprender, a empatia é uma habilidade, pode-se aprender e treinar. O chefe de Pablo se não treinar, não entenderá o que precisa este para seguir desempenhando seu trabalho, não poderá negociar com ele. E se Pablo se demitir, não entenderá por que e não lhe perdoará e se enfurecerá (Artigo: Empatia é necessária em Vendas?).

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Sem empatia, não podemos desenvolver as outras habilidades da inteligência emocional que são as que nos fazem ter sucesso, por exemplo, não entenderemos nem conheceremos nossas emoções, não seremos capazes de gerí-las, também não encontraremos razões para motivar-nos e assim motivar aos outros, nem desenvolveremos relações efetivas com os demais. Agora que sabemos que a empatia se pode treinar, vamos dar uns conselhos ao chefe de Paulo para que o faça:

Que escute, não só suas palavras, também seus gestos e seu comportamento. O que diz e o que não diz.
Que detecte suas emoções.
Que não julgue.
Que se ponha em seus sapatos, com as experiências anteriores que tem Pablo, com suas crenças, com suas circunstâncias.
E que se tome seu tempo.

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