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Bons vendedores, são aqueles que contam histórias

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sala dos artigos de vendas  -  SALA DOS ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

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Contar histórias e vender vão da mão, mas para tirar proveito a sua lábia comercial, as histórias têm que ser mais do que entretenimento, têm que ser ferramentas estratégicas. Quando são usadas efetivamente, os relatos ajudam a gerar compras ao capturar a atenção das pessoas, influenciando suas emoções e programando suas memórias (artigo: O HUMOR COMO ALIADO).

Como?: os bons vendedores, desenham estrategicamente, fixam-se num objetivo e comunicam um relato que projete um futuro positivo. Como profissional de vendas, você tem várias metas chaves que se esforça por atingir, tanto a longo como a curto prazo. O segredo para gerar apoio entre seus diferentes integrantes (membros da equipe, altos executivos, até clientes) é desenvolver um relato estratégico para cada um destes ouvintes que una o que eles querem para seu futuro com as idéias, conceitos, e até produtos que você está vendendo (artigo: Como ser feliz em Vendas).
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O maior erro que os vendedores cometem é enfocar-se muito no que eles querem e não o suficiente no que sua audiência quer. Muitos vendedores crêem que comunicar uma visão se trata de falar de "sua visão". Mas a única visão com a que se pode cativar aos demais é com a visão deles, um futuro positivo para eles
(artigo: A motivação é como tomar uma ducha).

Um exemplo: Teresa L. Pollary diretora geral de NPC - Nightime Pediatric ltd, via que à medida que sua empresa crescia, perdia contato com os valores que lhe tinham ajudado a converter-se num dos prestadores de atendimento médico infantil (fora de horários hábeis) mais exitosos em EUA.
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Frente a esta situação, L. Pollary decidiu que a melhor maneira de expressar esses valores não era mediante enunciar a missão ou os valores da empresa, senão através de contar histórias. Começou por pedir a seus funcionários, ex funcionários e a alguns pacientes da clínica que lhe contassem uma história relacionada com a empresa. Uma de suas favoritas foi o relato de uma enfermeira sobre a maneira como tirou uma formiga da orelha de um menino utilizando um pouco de merengue: a história, e particularmente o final (a formiga é liberada gentilmente pela enfermeira no jardim), ilustra com perfeição o enfoque da Nightime em cuidar de maneira carinhosa e profissional aos pequenos pacientes.

Os melhores comunicadores podem alinhar seu objetivo com as pautas de sua audiência. Jack Welch de GE, Ronald Reagan e Winston Churchill, por exemplo, sabem como criar um relato que cria uma idéia da qual sua audiência quer fazer parte. Como resultado, seus ouvintes estavam prontos para fazer o que fosse necessário para fazer do futuro uma realidade, seja trabalhar mais duro, votar pela re-eleição, ou apoiar a guerra (artigo: FAX ENVIADO POR UM REPRESENTANTE AO SEU GERENTE).
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Antes de dirigir-se a um grupo, é transcendental que conheça a seu público. Tem que saber a quem está falando, que é importante para os membros de sua audiência, e seus planos para o futuro antes de apresentar-se frente a eles. Nunca mudará a maneira de pensar de alguém. Pelo contrário, pode aspirar a conectar os pontos entre o que você quer e o que eles querem e criar um futuro juntos
(artigo: A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O CLIENTE).
 

Mark S. Walton
Center for Leadership Communication
autor de Generating Buy-In

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Piadas publicadas no Jornal SDR

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