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Tática é saber o que fazer quando há algo a fazer

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sala dos artigos de vendas  -  SALA DOS ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

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Estratégia é saber o que fazer quando não há nada para fazer (Savielly Grigorievich Tartakower, mestre enxadrista). Vender é como jogar uma partida de xadrez, porque um erro pode custar a venda. No entanto, este comentário que um amigo xadrecista fez, me ensinou uma valiosa lição a respeito de como reduzir erros que podem custar a venda. Cada vez que estou por fazer uma apresentação de vendas, pergunto-me como vai responder meu cliente (Artigo: Como fazer grandes apresentações em vendas).

Esta pergunta, aparentemente inocente, tem tremendos envolvimentos. Para ter sucesso, você precisa olhar lá na frente, para poder reduzir possíveis erros.

Aqui há sete perguntas que você precisará saber responder, caso vier a precisar durante suas apresentações de vendas:

Que vou dizer se eles dizem que não estão interessados?
Que vou fazer para ganhar da minha concorrência?
Que vou fazer se me pedem um desconto?
Que vou fazer para assegurar-me de ter aprendido o suficiente sobre a situação do cliente?
Que vou fazer se o cliente quer um serviço ou produto em particular que eu não lhe posso oferecer?
Que vou fazer se o cliente não me retorna o telefonema, ou se não responde meu e-mail?
Que vou fazer se o cliente precisa apresentar a proposta a um comitê de compras?

Faça-se estas perguntas antes de cada apresentação e poderá prevenir erros que lhe custarão a venda. O verdadeiro segredo das vendas está na preparação prévia. Tem que saber com exatidão que vende, que necessidade está resolvendo a seu cliente, como deve despertar o desejo, como oferecer um marco de segurança e confiança para a operação, como simplificará o pagamento e, finalmente, tem que se ocupar de fazer o seguimento (Artigo: Antes de escrever uma carta de vendas, faça um rascunho).

Obviamente tudo isto é condição necessária, mas não suficiente para que seja um sucesso na venda. O outro problema é que realize suficientes quantidade de visitas para que possa conseguir um número de vendas satisfatórias.

artigo recomendado:

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7 métricas que vão lhe ajudar a melhorar as vendas

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