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A tão sonhada ordem de compra do cliente

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Em qualquer segmento de mercado (quer seja de saúde, alimentos, automobilístico, têxtil, etc.), do mais simples estabelecimento, como por exemplo uma padaria de bairro até uma indústria de componentes aeroespaciais, a figura da "comprador do cliente" (EXEMPLO), tem como principal tarefa a aquisição de produtos que satisfaçam necessidades do gerenciamento da cadeia de suprimentos ou supply chain management (Artigo: Venda, enquanto seu concorrente dorme...).

Para cada compra realizada, um pedido interno é emitido pelo comprador do cliente onde consta o nº da OC (ordem de compra ou pedido interno) e esse mesmo número deve ser inserido no corpo da nota fiscal da empresa fornecedora sempre, ou a mercadoria não será recebida pelo "CD - Centro de Distribuição do Cliente".

É a partir desse número que todos os departamentos do cliente e sobre tudo o setor de recebimento, poderá conferir valores, quantidades, volumes, acondicionamentos da mercadoria, descontos, bonificações e prazos de pagamento, e todos tem que bater perfeitamente com o descrito na ordem de compra ou sua mercadoria não entra (Artigo: Qual a taxa de conversão de Orçamentos a Pedidos?).

Uma das melhores formas de automatizar o envio destas informações essenciais do cliente para a indústria, é lançar no campo das "observações especiais obrigatórias impressas" do cliente, a seguinte frase: "a ordem de compra é obrigatória de estar declarada no corpo da nota fiscal, para que a mercadoria seja aceita pela expedição", "ou "o cliente não recebe mercadoria aos sábados" (exemplo).

Por isso antes de visitar o comprador do cliente, procure saber que mercadoria rodou melhor nas lojas e qual os produtos mais interessantes e com maior utilidade para cada filial do seu cliente, e que ao mesmo tempo quais mantém altas margens de utilidade e rotatividade (mark up ou percentual acima do custo). O comprador deve ter claro em sua mente o rendimento que obterá de seu investimento e para isto é necessário que tenha informações objetivas do futuro benefício,e com isso obterá mais maiores pedidos (ARTIGO: A Importância dos antecedentes comerciais).

Estas margens podem melhorar durante as negociações com seus clientes, por isso, é necessário que esteja atento da redação da ordem de compra, porque nesse pequeno documento se encontram oportunidades que lhe permitirão melhorar condições e prazos de pagamento e aumento no volume da venda.

ARTIGO RECOMENDADO:

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