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Algumas
perguntas: Se você trabalha entre 50 ou 60 horas por semana, provavelmente você não
se considera um procrastinador. Você se vê como um dedicado funcionário
de sua empresa. Mas eu quero que você responda às seguintes perguntas.
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Você
tem a tendência de deixar seus projetos desagradáveis para o último
minuto?
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Você
espera que se você adiar a solução do problema, ele
desaparecerá, ou alguém irá resolvê-lo?
•
Você
já pensou em como poderia fazer um trabalho melhor se você tivesse
mais tempo?
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Quando
você fracassa e não faz o trabalho dentro do prazo, você culpa alguém?
•
Você
estabelece prazos irreais para você mesmo, que praticamente garantem
que você não conseguirá fazer o trabalho dentro do prazo?
•
Você
se sobrecarrega com trabalho, e depois reclama que há muito coisa
para fazer?
•
Suas
desculpas e álibis para explicar porque o seu projeto não foi feito
dentro do prazo estão se esgotando?
.
Se
você respondeu "sim"
a alguma dessas perguntas, você é um procrastinador! Se você
respondeu "sim"
a mais do que duas, então sua carreira pode estar em perigo.
•
Medo
de fracassar:
Psicólogos
podem citar inúmeras razões porque as pessoas procrastinam, mas a razão
nº 1 é o
medo
de fracassar.
Nós adiamos muitas coisas porque nós temos medo de não fazê-las
corretamente. Este desejo pela perfeição pode fazer você parar no
meio do caminho, ou deixá-lo mais lento, daí então você
provavelmente vai fracassar. Seu
medo
de fracassar
o leva a sentimentos de culpa porque você sabe que poderia ter feito um
serviço
melhor se não
tivesse esperado até o último minuto.
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A
procrastinação se torna um hábito?:
A procrastinação faz parte da natureza humana, e todos nós somos
humanos. Mas quando ela se torna um hábito um padrão consistente de
como você faz o seu trabalho isto pode levar a conseqüências
desastrosas. Você acaba gastando mais tempo no escritório, e não
menos, porque você não está usando o seu tempo de forma eficaz. Sua
produtividade
e criatividade
escorrem pelo ralo. Você está sempre trabalhando sob pressão, com um
resultado desagradável. Você não está feliz com o seu emprego e com
você mesmo.
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Agende
suas tarefas:
Uma
das formas mais eficazes de combater a procrastinação é fazer uma
Lista
de Tarefas.
Com a
Lista
de Tarefas
você pode ver todas as coisas que precisam ser feitas a cada dia. Mas
para tirar o máximo proveito da
Lista
de Tarefas,
você tem que agendar todas as suas tarefas. Muitas pessoas mantém a lista de todos os seus projetos,
tarefas, ligações, reuniões e outras obrigações em pilhas de papéis
na mesa do escritório ou em anotações em notinhas pregadas nas
paredes ou no monitor do computador. E essas pessoas adiam até o último
momento os projetos que exigem
pensamento,
concentração, tempo e energia.
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Coloque
tudo na sua Lista de Tarefas:
Ao
invés de manter suas obrigações anotadas em inúmeros pedaços de papéis,
agrupe-as na sua
Lista
de Tarefas.
Aqui estão alguns exemplos de como fazer isto:
•
Quando
você precisar falar com alguém, ou precisar fazer alguma coisa,
agende isto na sua Lista de Tarefas.
•
Quando
alguém for enviar algo a você, coloque isso na sua na sua Lista de
Tarefas, para ter certeza de que você receberá.
•
Quando
seu chefe lhe der alguma tarefa, anote isso na sua Lista de Tarefas,
e comece a trabalhar em cima disto imediatamente.
•
Quando
um cliente ou prospect lhe pedir que você envie para ele um fax,
carta ou e-mail, liste na sua Lista de Tarefas.
•
Qualquer
coisa que passar por sua cabeça que você deve fazer, coloque na
sua Lista de Tarefas.
•
Quanto
mais coisas você listar, maior será o seu controle sobre o seu
tempo e sobre suas atividades diárias.
•
Faça
suas Tarefas Importantes:
Veja sua
Lista
de Tarefas
ao longo do dia e se faça esta pergunta:
"Qual
é a tarefa mais importante que eu devo fazer?"
Não pense sobre isto. Apenas faça! Dicas de ação:
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Estipule
um prazo e use o tempo para lembrá-lo de começar um projeto o mais
cedo possível. O prazo pode ser estipulado com dias, semanas ou
meses de antecedência.
•
Marque
um compromisso com você mesmo quando sua tarefa for lhe tomar algum
tempo. Olhe no seu calendário e decida quando você fará este
trabalho, e agende o compromisso.
•
Como
regra geral, a maioria das tarefas toma mais tempo do que o
esperado, por isso acrescente 50% a mais de tempo do que você acha
que vai precisar.
•
Planeje
seu dia: Antes de você voltar para casa no final do dia, olhe para a sua
Lista
de Tarefas
para ver o que precisa ser feito no dia seguinte. Selecione as tarefas
mais importantes e lide com elas assim que chegar ao trabalho na manhã
seguinte. Você
ficará duas vezes mais ágil, completando o serviço na metade do
tempo. Além disso você acabará com o hábito da procrastinação e
todo mundo ficará feliz. Você também terá mais tempo para você,
para sua família e um pouco mais de dinheiro no bolso.
Prof. Marcio Miranda
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
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