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Como descobrir os melhores profissionais

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sala dos artigos de equipes

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Bons Representantes Comerciais e Vendedores são raros, por isso a principal missão do gerente é sempre estar recrutando novas estrelas para sua equipe. Alguns membros de seu time irão cair de produção, outros vão ser "roubados" pelos concorrentes enfim, vai sempre haver a possibilidade de uma mudança. Veja o que acontece com os times de futebol. Frequentemente eles fazem uma peneira para selecionar as maiores promessas. Apesar de só existirem 11 vagas no time, todas as semanas o processo de seleção se repete. A idéia é uma só conseguir encontrar os melhores valores e não permitir que eles façam parte do elenco de seus adversários. E você, o que está fazendo? Você tem várias opções para preencher as suas eventuais vagas? Veja agora algumas regras básicas para contratar verdadeiros vencedores para sua equipe de vendas:

Escreva quais as características de um bom Representante Comercial ou Vendedor para sua área de negócios. Como um ponto de partida, utilize a seguinte lista: facilidade de comunicação, bom negociador, persistência, empatia, criatividade, bom ouvinte, ambicioso, pensar rápido, fechador (Artigo: A apresentação na venda representa 90% do fechamento).
 

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Em seu anúncio mostre que a posição vai ser preenchida por profissionais e fale claramente que você está buscando profissionais, e não desempregados que estão buscando qualquer coisa só para poder trabalhar. Você não quer ninguém que "esteja" vendedor.
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Faça as entrevistas preliminares pelo telefone. Não acredite muito em currículos. No papel todos parecem excelentes e capazes de vender qualquer coisa, porém na prática a coisa é um pouco diferente. Quando estiver conversando com o candidato pelo telefone, veja se ele tem energia e vibração. Algumas pessoas parecem tão desanimadas que nunca conseguirão vender nada para ninguém;
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Faça algumas perguntas que obrigue o candidato a vender, por exemplo: Por que nossa empresa deveria contratar você e não um outro vendedor qualquer? Veja se ele consegue vender a si mesmo. Faça também perguntas do tipo: O que você faz quando o cliente diz que seu preço está muito caro e ele vai comprar de seu concorrente? Analise cuidadosamente as respostas. Busque respostas rápidas e inteligentes. Não aceite a desculpa de nervosismo por parte dos candidatos. Vender é algo estressante e muitos clientes exercem uma pressão superior a aquela que é encontrada nas entrevistas de seleção. Planeje as suas perguntas com antecedência.

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Não necessariamente um campeão de vendas do seu concorrente vai dar certo na sua empresa. Muitas vezes o sucesso dele se deve a uma boa lista de clientes dada pela empresa e não a nenhum talento excepcional de sua parte. Não descarte a possibilidade de contratar pessoas que não tenham experiência no seu ramo de negócios. Pessoas de fora podem ter novas idéias e trazer soluções inovadoras para aumentar suas vendas (Artigo: No fio do Bigode: palavra que vale!).
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Convide alguns funcionários de sua empresa para participarem das entrevistas. Veja como o candidato se relaciona com pessoas de personalidades diferentes. No dia-a-dia ele vai encontrar os mais diversos tipos de clientes e vai ter que vender para todos eles. Repare como ele se comporta socialmente, num restaurante, por exemplo. Muitos vendedores costumeiramente levam clientes para almoçar e precisam saber se comportar a altura da empresa que representam.
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Tenha certeza que seu candidato é um bom ouvinte. O bom REPRESENTANTE E/OU VENDEDOR é aquele que ouve mais do que fala... Como ele se conduz na entrevista? Ele lhe faz perguntas inteligentes e depois se cala para ouvir suas respostas? Utiliza as respostas como gancho para argumentar de forma inteligente? Se você ainda está na dúvida se deve contratar o candidato ou não, faça um último teste. Imagine que ele tenha sido empregado por seu concorrente. Como você se sentiria? Se isto não lhe afetar, esqueça o candidato. Agora se você ficar inquieto, não perca mais tempo e o contrate já!

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.Entrevista Equipe de Vendas:

Por que você está trabalhando com vendas?

Quais são as suas principais qualificações para a profissão?

No seu trabalho de vendas, você se dá melhor "descobrindo" novos clientes, ou atendendo aqueles que você já tem?

Você prefere vender produtos de menor ou maior valor? 

Quando você considera a carreira de vendas, quais habilidades você acha que precisa desenvolver mais? 

Quais os aspectos da venda que você mais gosta?

Qual a tarefa mais repetitiva de sua função?

O que mais lhe chateia sobre a profissão de vendas? 

Dos treinamentos que você já participou, qual o que lhe trouxe mais benefícios?

O que você considera "um bom dia de trabalho"? 

Fale sobre uma venda que na prática estava perdida, e que você conseguiu virar. O que você fez para conseguir isso? 

Quais as 3 objeções mais comuns que você encontra? 

Quando os clientes fazem você perder a cabeça? 

Como você reage quando fica abaixo da quota? 

O que você considera ser sua maior força? 

Como são seus clientes? 

Em quais situações sociais você se sente um pouco constrangido? 

Quanto tempo você gasta ao telefone todos os dias? 

Como você se organiza para suas atividades do dia-a-dia? 

Descreva um dia típico de trabalho seu. 

Para que tipo de pessoas você gosta de vender? Para quais não gosta? 

Por que as pessoas compram um produto ou um serviço? 

Quais os tipos de problemas você tem que resolver como vendedor? 

Qual a maior besteira que você já fez em sua carreira? 

Como seu chefe consegue extrair o máximo de você? 

Descreva o melhor chefe que você já teve.  E o pior?

QUAL O SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO QUE UTILIZA PARA INFORMATIZAR SUA REPRESENTAÇÃO?

Prof. Marcio Miranda
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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ARTIGO RECOMENDADO:

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Os erros que cometemos ao contratar. Livre-se deles!

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