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Caráter não se compra, confiança e respeito se conquistam!

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Nova York, um negócio atacadista de diamantes. O vendedor entrega uma bolsinha com jóias a um cliente. Seu valor: dois milhões de reais. O cliente os pôs em sua valise e diz: perfeito, examinarei sua qualidade, em uns dias te pago. Depois, sem contrato de por meio, dá meia volta e se vai. Mas o vendedor bem sabe que o cliente não fugirá com os diamantes. Ambos pertencem à comunidade judaica de nova York (Artigo: CONFIANÇA É TUDO!).

Ambos assistiram à mesma escola e vão à mesma sinagoga. Desde sua perspectiva, assinar um contrato teria sido supérfluo. Afinal de contas, se o comprador tivesse fugido com os diamantes, teria ficado fora não só do negócio, senão também de seu círculo social e de forma definitiva.

Segundo a Prof. Natalia Weisz, especialista em Entrepreneurship e professora da IAE (Univ. Austral da Argentina), este exemplo ilustra à perfeição a maneira em que operam as redes sociais na hora de gerar confiança. O capital social são os recursos que as pessoas obtêm de conhecer a outros, por fazer parte de uma rede social e ter uma reputação dentro dela. Através de seus círculos de relações, as pessoas obtêm informação valiosa e gozam de certa credibilidade. Este é um ponto chave para os empreendedores. Ao menos a metade dos empreendimentos fracassa antes de sua primeira venda. Ser novo no mercado significa ser desconhecido:

Sem reputação nem credibilidade, como conseguir financiamento?

Como convencer a um fornecedor de que aceite um pagamento a 30 dias?

Para pôr em andamento seu projeto, o flamejante empresário não tem outra alternativa que confiar em seu capital social. Sua rede de contatos é o único lugar onde sua credibilidade lhe permitirá aceder aos recursos que o projeto precisa. Portanto, se você pretende converter-se num empreendedor, pergunte-se qual é seu capital social atual e qual é o que precisa para chegar onde planeja. Aproveite cada oportunidade para construir capital social. Procure todas as ocasiões para ampliar sua rede de contatos (Artigo: Para aprender a voar, primeiro aprenda a caminhar).

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No entanto, adverte Weisz, é um erro crer que o capital social se desenvolve a um nível calculativo. Seguramente, se levará uma desilusão quem se diga: vou me relacionar com fulano porque me convém. A pessoa se dá conta quando está sendo manipulada e recusa estas aproximações. Segundo Weisz, as verdadeiras relações se geram quando existe uma intenção genuína de por meio (Artigo: Quando o cliente nos pede comissão).

O primeiro passo para gerar capital social é pôr a própria rede de contatos a disposição do outro. Ajudar ao outro gera uma relação de confiança. E isto pode realizar-se com gestos tão singelos como conectar a um conhecido que procura trabalho com outro que procura um funcionário. A pessoa tem memória. E os favores desinteressados que você fez em seu momento, podem abrir as portas à rede social que se precisa para lançar um negócio.

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PROFª Natalia Weisz (Ph.D)

prof. de Comportamento Humano - da IAE - Business School

Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR

artigo recomendado:

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A confiança entre fornecedor e cliente é boa (mas nem tanto)

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