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Quem é seu oponente na negociação?

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sala dos artigos de negociação - sala dos artigos de psicologia comercial

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Você já percebeu que um aspecto fundamental do planejamento da negociação consiste na identificação de seu oponente: que tipo de pessoa é ele?, quais seus hábitos de comportamento?, como isso se reflete em seu estilo de negociar?... Os psicólogos, em geral, e os psicólogos de vendas, em particular, agrupam as pessoas, do ponto de vista da negociação e do relacionamento com os outros, quanto a dois critérios: a atitude e o ritmo (Artigo: Como re-negociar um pedido ou um contrato).

Quanto à atitude:

• Introvertidos: voltados para dentro de si e concentrados na tarefa.
• Extrovertidos: voltados para o relacionamento, realizações e metas.

Quanto ao ritmo:

• Vagarosos: lentos, indiretos e ponderados.
• Dinâmicos: diretos, ágeis e ousados.

Com base na combinação desses quatro elementos, identificam-se quatro estilos básicos de personalidade e comportamento, que correspondem a outros tantos estilos de negociar. Os quatro tipos básicos, segundo ritmo e atitudes:

• Sociáveis: dinâmicos e extrovertidos: criativos, espontâneos, entusiastas, amantes do risco.
• Afáveis:
vagarosos e extrovertidos: prestativos, complacentes, refletidos e preocupados com os outros.
• Diretivos:
dinâmicos e introvertidos: resolutos, controladores, empreendedores e voltados para os resultados.
• Metódicos:
vagarosos e introvertidos: lentos, detalhistas, perfeccionistas e desconfiados.

Como agir com os quatro estilos:

• Com os sociáveis: seja criativo e entusiasta, mostre que a solução que você lhe oferece contribui para melhorar sua imagem e prestígio.
• Com os afáveis:
seja caloroso e sensível, apresente sua solução como a melhor para ele e sua equipe e contribuindo para melhorar o relacionamento entre pessoas e setores.
• Com os diretivos:
seja convincente e objetivo, proponha soluções eficientes do ponto de vista de sua meta de controle e comando, dê opções de escolha.
• Com os metódicos:
seja planejador e perfeccionista, prepare-se para responder minuciosamente a perguntas sobre detalhes de sua solução, inclusive do acompanhamento posterior, use números e planilhas.

Agora, minhas amigas e amigos, vocês vão conhecer duas regras fundamentais do relacionamento: a regra de ouro e a regra de platina. Elas valem para todas as etapas da negociação, não apenas para o planejamento, como você verá adiante (Artigo: A Regra de Ouro).

• Regra de Ouro: interaja com os outros como gostaria que agissem com você.
• Regra de Platina:
negocie com o oponente, não como gostaria que negociassem com você, mas como ele gosta de negociar.

A regra de platina é duas vezes superior à regra de ouro. Você já pôde observar um prenúncio dela quando falamos sobre as técnicas para identificar o minimax do oponente. Para praticar a regra de platina:

• Identifique o estilo de personalidade e comportamento de seu oponente
• Incorpore os traços básicos desse estilo, tal como resumidos acima, a seu próprio estilo de negociação.

Quero encerrar este artigo com um roteiro de planejamento e organização de informações:

Que informações devo obter sobre a empresa do oponente e como consegui-las?
Quais as necessidades do oponente e quais as minhas necessidades?
Que produtos e serviços espero oferecer como soluções para uma negociação ganha-ganha?
Qual será minha primeira proposta — meu minimax?
Que perguntas farei para identificar as necessidades do cliente e obter informações para apresentar as soluções adequadas?
Quais são meus objetivos tangíveis e intangíveis na negociação e quais são os mais importantes?
Quais são as aspirações tangíveis e intangíveis do oponente? Qual seu possível minimax?
Que tipo de concessões poderei fazer e quais pedirei em troca?
Quais os benefícios de minha solução para o oponente como pessoa (estilo) e para sua empresa?
Qual a reputação e estilo de comportamento do oponente?
E de sua empresa?

Resumo: há dois tipos de metas e aspirações numa negociação: tangíveis e intangíveis. A técnica do "minimax" repousa sobre quatro questões básicas:

1: qual o mínimo que estou disposto a aceitar?
2:
qual o máximo que posso esperar?
3:
qual o mínimo que posso conceder?
4:
qual o máximo que posso oferecer em troca?

Seis regras para projetar o "minimax" do oponente:

1: não esperar que ele seja razoável;
2:
não assumir que os valores dele sejam os mesmos que os seus;
3:
pesquisar sobre o oponente;
4:
fazer-lhe perguntas;
5:
parafrasear suas informações;
6:
a tática do silêncio.

Estas 10 dicas vão lhe ajudar a influenciar mais e melhor, mas precisam ser constantemente aperfeiçoadas. Que tal começar agora?

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Prof. Marcio Miranda
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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NEGOCIAÇÃO COMERCIAL: UM PASSO ALÉM DA VENDA

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