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EVISU JEANS: CRIATIVIDADE ARTESANAL

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A marca Evisu de Osaka, fabrica jeans com preços que chegam aos 500 euros, o que os torna quase que impossíveis de justificar, a não ser que saiba como são produzidos, e é justamente isso que é a grande sacada entre os denim maniacs ou CONECTORES DE MODA, responsáveis pelos ex-aposentados teares com mais de 40 anos, não pararem um segundo sequer de fiar.

EVISU FOI Fundada em Osaka - Japão em 1991 PELO designer japonês HIDEHIKO YAMANE MYDE (NA ÉPOCA aprendiz de ALFAIATE) que cansado de pagar preços absurdos e astronômicos pelos clássicos JEANS americanos que tanto admiraVa, transformou a principiante marca EVISU, de algo simples PaRA UM fetiche EM 400 DAS MELHORES BUTIQUES DO MUNDO (artigo: P.S.T. O Marketing é Estratégico).

Querendo começar a fabricar o jeans autêntico, YAMANE SAM foi comprando maquinaria velha para manter a autenticidade e porque a produção não era pensada no início como um negócio de risco para ele, mas sim um fascínio e amor ao jeans mesmo (O VERDADEIRO CULTO AO CONSUMO).

Os teares com mais de 40 anos não conseguiam fiar tecido para mais de 14 pares de peças por dia, o que iria valorizar ainda mais a produção de cada peça (ELE NA ÉPOCA NÃO SABIA).

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Outro detalhe que iria somar PONTOS FABULOSOS a este empreendimento, eram as falhas DO TECIDO NOS JEANS, que OS TEARES antigOs PRODUZIAM em cada jarda de tecido fiado, o que depois de tingido virARIA quase Imperceptível, MAS APENAS ENQUANTO O TINGIMENTO NÃO COMEÇASSE A DESGASTAR!

Mas o que para alguns são falhas, para os maniacs denim styleS, se tornou uma marca própria de cada peça, como uma identidade que iria se revelar com o uso apenas, tornando assim cada peça única. Somado estes detalhes ao processo de tingimento por soga ou corda, onde a peça é submergida em tintura índigo blue de 16 a 30 vezes, dependendo de cada modelo. YAMANE SAM ia aproveitando cada processo e evoluindo com seu empreendimento para um produto com identidade única e estaria sem saber, evoluindo um processo produtivo que nenhuma grande empresa ousaria entrar.
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As primeiras peças produzidas
YAMANE SAM eram pintadas a mão, imitando uma gaivota. Evisu é o nome do deus Budista da sorte e dinheiro (ÚNICO DOS 8 DEUSES DO Shichifukujin QUE É JAPONÊS), representado carregando uns peixes e uma vara de pesca. O nome Evisu então selecionado para a empresa, porque dinheiro e pesca são duas quedas de YAMANE SAM (outras 3 são cerveja, mulheres e golf, sem nenhuma ordem em particular).

Evisu tem agora 25 lojas no Japão e vende seus jeans e roupas, para mais de 400 butiques no mundo, tendo tornado sua marca uma das principais em moda e tendências. ao contrário do início de sua carreira como fabricante de jeans, hoje É O mercado americano QUE baba a beça por um jeans da terra do BANZAI! (viva)

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mas como explicou o sociólogo  Thorstein Veblen: isso é um consumo conspícuo (consumo que se vê, que se faz conhecido, simplesmente para uma afirmação de status perante outros indivíduos). O consumo para status, não é, obviamente, a única razão para consumir, embora seja um fator fundamental que influencia, se não determina, os outros fatores que levam uma pessoa a consumir.

Apesar deste crescimento fenomenal da Evisu, a emopresa permanece fiel a suas raízes de artesã com uma devoção fanática à qualidade, autenticidade, humor e irreverência.

Barry Schwartz autor dos livros: MANUAL PARA A INFELICIDADE e "o paradoxo das opções: - porque mais é menos", comenta que a decisão de cada consumidor agora traz aparelhadas implicâncias de classe e status em uma forma que antes não existiam. a medida que agregamos dimensões aos produtos, agregamos métodos para que as pessoas se diferenciem entre si. se inicia assim uma carreira sem fim para o status e o cool!

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