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A reestruturação da sua força de vendas

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sala dos artigos da força de vendas

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A equipe de vendas exibia uma das mais baixas performance dos últimos tempos. o conselho executivo da companhia decidiu por uma reestruturação completa no departamento comercial, o que envolveria os mais de dois mil profissionais de vendas que compunham a força de vendas. seis meses depois, a reestruturação estava completa e aprovada com louvores... Como conseguiram transformar uma equipe com rendimentos tão pobres, numa equipe de excelência e sucesso? (artigo: Desafios pequenos, trazem resultados pequenos).

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As reestruturações nos departamentos comerciais costumam ser processos complexos, delicados e demorados. A transformação do departamento comercial de uma importante companhia costuma consumir entre 12 e 24 meses. Não obstante, uma investigação da consultoria McKinsey nos apresenta um exitoso caso da reestruturação comercial de uma grande corporação de serviços, desenvolvida num tempo recorde de seis meses (artigo: Como seria o plano de comissões perfeito?).

situação: a equipe comercial se compunha de 20 líderes de área com 200 gerentes a seu cargo. Os gerentes comerciais, por sua vez, controlavam a 2.000 profissionais em vendas dispersos em todo o território dos EUA. O departamento comercial da companhia exibia paupérrimos indicadores de performance e altíssima rotatividade dos profissionais em vendas. Por causa da debilidade dos processos, 35% dos "leads" (SINAIS) gerados no tele-marketing não eram seguidos pelas equipe de vendas, implicando uma enorme perda de oportunidades e negócios (artigo: A nutrição e o cultivo dos lead e as duo comerciais).

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objetivo: os mais altos hierarcas da companhia decidiram reestruturar todo o departamento comercial (gerentes, supervisores e profissionais em vendas), incorporando modernas ferramentas, aplicações e processos altamente eficazes para elevar a performance e não perder mais market share (fatia de mercado) e como ponto mais importante, evitar a fuga dos profissionais em vendas das equipes para outras companhias (artigo: Força de vendas - motivar para ganhar).

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desafio: Completar a transformação num prazo de seis meses. Utilizar o enfoque de Universidade ou o método seqüencial tradicional para uma ágil reestruturação organizacional.

1) O método seqüencial tradicional: habitualmente, estes ambiciosos projetos de reestruturação se encaram com um enfoque seqüencial. A companhia forma uma equipe de consultores muito experientes, que percorrem as diferentes unidades de vendas da companhia, capacitando a supervisores e equipes de vendas nos novos processos, aplicações e ferramentas. Não obstante, este método costuma ser lento e dispendioso. Capacitar corretamente aos 200 gerentes e 2.000 profissionais em vendas, teria demandado bem mais tempo do que os 6 meses estipulados para a concretização do projeto (artigo: Como armar uma equipe de vendas desde zero?).

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2) O enfoque da universidade: ante as falências do método seqüencial, a organização criou uma "universidade comercial" onde foram os 20 gerentes de área e alguns supervisores comerciais escolhidos por suas habilidades de comunicação e liderança. Ali, receberam uma capacitação intensiva nas novas ferramentas. Assim, ao regressar a suas unidades, eles mesmos se converteram em treinadores de outros supervisores e dos vendedores. Sob esta metodologia, não era necessário esperar a que uma única equipe percorresse uma a uma as unidades. A mudança se executava simultaneamente em todas as áreas, à medida que os gerentes e os supervisores capacitavam aos profissionais de vendas (artigo: FORÇA DE ELITE COMERCIAL).

Para que a transformação resultasse sustentável (leia-se: evitar que as equipes voltassem a seus velhos vícios) organizaram-se sessões periódicas de Coaching (aconselhamento), onde os lideres de área avaliavam aos gerentes comerciais de acordo com as novas métricas e ferramentas, descobrindo e corrigindo debilidades na implementação. Os gerentes comerciais, a sua vez, replicavam estas reuniões com os profissionais em vendas e assim se ia "cascateando" o conhecimento desde o cume até a base (artigo: Como avaliar o desempenho em vendas, que indicadores usar?).

Os resultados: seis meses depois de finalizado o projeto de reestruturação, o departamento comercial tinha incrementado em 20% a conversão de "leads" em vendas efetivas e em 25% a detecção de novas oportunidades. Em definitiva, a mudança organizacional costuma ser um longo processo de aprendizagem de uma nova maneira de fazer as coisas. Neste marco, o "método da universidade" pode acelerar notavelmente os tempos em organizações com milhares de membros, através da identificação de gerentes finque para liderar a transformação em suas respectivas unidades (artigo: CONHEÇA MELHOR A SUA EQUIPE comercial).

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Que é uma oportunidade qualificada (lead)?

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