1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

Que é uma oportunidade qualificada (lead)?

.

SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO  -  artigos de análise de mercado

.

Uma consulta comercial (lead) é alguém interessado que está solicitando informação e precisa certo nível de assistência. Uma oportunidade não é uma "lead" até que não foi qualificada. Existem cinco passos para qualificar uma oportunidade, ainda que se deve ter em conta que gerar mais oportunidades, também não é a chave para atingir os objetivos de faturamento (artigo: Estratégias de Aquisição e Prospecção Seletiva...).

.

A diretriz das empresas é que os profissionais em vendas utilizem mais o tempo para atender as oportunidades prontas para a venda. A pressão que suporta a área comercial de uma empresa de venda consultiva, é para ignorar as oportunidades que não são relevantes em termos de aporte imediato de faturamento. Dito de outra forma, a "qualidade" das leads é mais importante do que a "quantidade" (Artigo: Vender quando ninguém vende).

• Marketing entrega oportunidades qualificadas?: se você é responsável da área de marketing, realmente está entregando "leads" a área de vendas ou simplesmente está dando consultas de possíveis interessados...? Há uma grande diferença. Uma consulta é alguém interessado que está solicitando informação e precisa certo nível de assistência. Uma oportunidade não é uma "lead" até que não for qualificada. Se as consultas de interessados são enviadas à equipe de vendas sem prévia qualificação, muitas delas não resultarão prontas para que os profissionais em vendas tentem fechar um negócio (artigo: Vender mais ou Vender melhor).
.
E isto é tempo de vendas perdido, justamente num departamento onde o tempo é ouro. Um dos maiores erros das pessoas de marketing é entregar oportunidades não qualificadas. Quando as oportunidades são manejadas sem um processo metodológico de qualificação, o pessoal de vendas vê com ceticismo o do marketing. Há um processo sistemático para uma qualificação de sucesso que inclui um conjunto de passos ou etapas a seguir
(artigo: Se você não fecha a venda, está trabalhando para a concorrência).

.

• Muitos contatos telefônicos, alguns interessados, poucas vendas: muitas companhias crêem trabalhar em detecção e geração de demanda porque fazem 100, 200 ou 500 telefonemas diários a uma lista de contatos. Nada mais longe de uma estratégia de captação de potenciais compradores. Se em sua empresa realizaram uma ação como esta, responda sinceramente as seguintes perguntas:

• Quantos desses chamados se convertem em interessados?
• Quantos desses interessados se convertem em oportunidades qualificadas?
• Quantas dessas oportunidades qualificadas se convertem em contratos?

O telefone é uma ferramenta complementar da estratégia de detecção e geração de demanda, que apóia a tarefa de qualificação. Se uma organização não pode incluir o uso dos chamados telefônicos dentro de um processo sistemático de qualificação, qualquer investimento em detecção e geração de demanda produzirá pouco retorno a longo prazo. Cinco passos para qualificar uma oportunidade:

• Definir e lembrar qual é o significado de lead.
• Consolidar e centralizar a informação de prospectos.
• Usar o telefone para qualificar melhor um prospecto e uma oportunidade.
• Entregar as leads à vendas.
• Fechar o círculo.

Em vendas, dificilmente "quantidade" seja melhor que "qualidade". Alguns gerentes de marketing crêem que gerar mais oportunidades é a chave para atingir os objetivos de faturamento. Isto não é necessariamente verdade. De fato, muitas companhias precisam melhorar o processo de administração e qualificação de oportunidades (artigo: QUANTAS CONSULTAS TERMINAM EM VENDAS?).

.

.

PROF. Daniel M. Aisemberg
Director de IMPLANEX
.

Mais de 25 anos prestando serviços de consultoria em empresas de serviços e tecnologia. Consultor especializado em Estratégias de Alianças, canais, Geração e detecção de demanda. Consultor dás empresas: Grupo ASSA, Novell, Datastream, Infosys, IDC, Soft Office, Servgate, Mercap, Compusistem, Inworx, American Switching Network, Synaptic Links.

.

Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR, do prof. aisemberg:

• me ligue na semana que vem...

• Descubra as brechas e venda mais

• Que é uma oportunidade qualificada (lead)?

• Como vender o que o cliente precisa e deseja?

• Se não se reconhece a necessidade, não há venda

• Preciso pensar uns dias a respeito de sua proposta

• Filtrando os prospectos PPC: Prontos Para Comprar

• Muitos ligações, alguns interessados, poucas vendas

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA • SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 • DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 • sala 03 • Petrópolis • Porto Alegre (RS) • BRASIL • cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR