1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Vender mais ou Vender melhor?

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SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO

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Quando se fala de Inteligência de "Clientes e de Ciclo de Compras dos Clientes" há muitos gerentes que se sentem perdidos. A linguagem, muitas vezes, põe-nos este tipo de armadilhas. É como quando lemos uma novela que nos agradou e depois alguém faz um filme com ela: normalmente a imaginação foi mais poderosa durante a leitura e as imagens do filme nem sempre se ajustam a nosso gosto. Em definitiva, mudam a história e nos sentimos defraudados. A linguagem, às vezes faz o mesmo. Utilizam-se expressões complexas e palavras sem traduzir, geralmente do mundo anglo-saxão e dos negócios, e a imaginação de quem as escuta começa a funcionar (Artigo: O valor dos resultados na fixação de preços).

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Por suposto que a inteligência de clientes tem processos complexos e tem, por detrás, muita tecnologia, mas nenhum gerente tem que manejar nada disto. O único que deve saber o "que é" e "para que serve" a Inteligência de Clientes. E isso vamos a explicar e entender agora... Proponho-lhes uma charada: imaginem que uma importante final entre equipes de futebol se celebra num grande estádio. A gerência do estádio contratou 3 empresas (chamemo-las: A, B e C) para que abasteçam de comida e bebidas aos 50 mil aficionados que abarrotam as arquibancadas (Artigo: Como melhorar os resultados das vendas).

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Quando termina a partida, a empresa "B" faturou 5 vezes mais do que a empresa "C", e o dobro que a empresa "A":

As 3 empresas podiam atender o mesmo publico (todo o estádio),

As 3 empresas dispunham de um número similar de vendedores (em torno de 50)

As 3 empresas tinham produtos muito parecidos (cervejas, refris, água, cachorros quentes e sorvetes.

As 3 empresas tiveram idêntica margem de tempo para desenvolver seu processo de venda (três horas e meia).

Em igualdade de condições, por que a companhia “B” arrecadou substancialmente mais do que seus rivais?: a resposta está em como nossa empresa ganhadora enfocou o desafio: Vendeu mais do que as demais? Sim, mas, sobretudo vendeu melhor. Consciente de que não podia atender a 50.000 pessoas em apenas três horas e meia e com somente 50 vendedores, decidiu colocar seus produtos mais caros a àqueles aficionados com maior poder de compra:

Como soube quem eram estes clientes abastados?: dividindo-os por tipo de arquibancada e entrada. Deduziu que no camarote presidencial e nas tribunas vizinhas se concentravam os bolsos mais pudentes (Artigo: Estratégias de Aquisição e Prospecção Seletiva).

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Como repartiu a seus vendedores?: destinou as maiores equipes às arquibancadas mais privilegiadas; enviou outros pequenos grupos às categorias de assentos inferiores e reservou àqueles vendedores que tinham melhor apresentação, educação e simpatia para atender aos numerosos convidados e estrangeiros presentes nos camarotes.

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Sem sabê-lo, e em sua modesta escala, nossa empresa de comidas e refrigerantes fez "customer intelligence" (Inteligência de clientes). De que estamos falando? A "inteligência de clientes" é a arte de transformar em conhecimento toda a informação que acumula uma companhia sobre seus clientes, e de utilizar este conhecimento para a tomada de decisões estratégicas (Artigo: Seu objetivo é vender mais ou vender melhor?).

Todo mundo ouviu falar de CRM e de como esta tecnologia serve para ordenar a informação sobre clientes dispersa numa empresa. O customer intelligence, também chamado CRM analítico, vai além. É um conjunto de técnicas de análises que, combinando dados internos da empresa com fontes de informação externas, permite obter conclusões, que ajudam aos diretores para adotar decisões estratégicas. Como um alambique, a inteligência de clientes serve para destilar toneladas de informação e transformá-las em essência (Artigo: Que é Marketing Relacional?).

Um estudo de Accenture colocava faz não muito tempo, o dedo na FERIDA: Elaborado entre cem executivos das principais companhias européias de distribuição, o relatório assegura que, ainda que 68% destas empresas conta com dados sobre mais da metade de seus clientes, 73% de seus diretores carece de mecanismos para dar-lhes uma aplicação prática. As técnicas de customer intelligence vêm suprir esta carência, contribuindo conclusões reais, baseadas em dados científicos.

Voltando a nossa empresa "B" nos ajudará a entender mais estas técnicas: Se nos fixamos, seu primeiro passo foi desenhar uma estratégia clara de clientes (vender os produtos mais caros aos consumidores mais rentáveis). A seguir, segmentou corretamente seu público, e localizou geograficamente a seus clientes potenciais (os mais pudentes são os primeiramente mais caros e se situam em determinadas áreas). Por último, otimizou sua rede de vendas (uns poucos vendedores para a zona VIP; a maioria, repartidos por categorias de assento; e os mais hábeis, num segmento de público, o estrangeiro, não explorado pela concorrência) (Artigo: Quanto pagar de comissão?).

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O customer intelligence permite, em definitivo, responder às perguntas existenciais de qualquer empresa competitiva:

Quais são meus clientes mais rentáveis?

Que clientes podem ir-se à concorrência?

Quais estão compartilhando com meus rivais?

A quem vale a pena fidelizar?

Onde localizo meus escritórios?

Como faço que minha rede de vendas mais e melhor?

E para terminar, proponho-lhes outra charada: poderiam suas empresas responder por si sós a estas perguntas?

Robert Monturiol

The Marketing Intelligence Review

DAEMON QUEST é pioneira na revolução para o cliente: Ajudamos internacionalmente os principais líderes nos seus setores, assim como empresas desafiadoras que aspiram a sê-lo, a desenvolver com êxito estratégias orientadas para o cliente. Oferecemos uma combinação única de Marketing e Ciência, utilizando as mais avançadas técnicas científicas e de investigação de clientes, combinando-as com a nossa ampla experiência em Estratégia de marketing e implantação comercial. Decidida a vender mais e melhor, de forma sistemática e rentável. E tudo com um único objetivo… os seus clientes.

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Outros excelentes artigos Traduzidos e publicados pelo Jornal do SDR do The Marketing Intelligence Review:

Marketing e/ou vendas

Vender mais ou Vender melhor?

PRICING: SEGMENTAÇÃO POR PREÇOS

seus clientes estão satisfeitos...?

customer equity: Quanto vale seu cliente?

Como otimizar a Gestão de Canais de Venda

CAPTAR CLIENTES DE FORMA INTELIGENTE E DURADOURA

Cross-Selling: Deseja batatas com o seu hambúrguer?

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