1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Quanto pagar de comissão?

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As comissões por vendas não é a única forma de compensar o esforço que realiza sua equipe comercial, e sem dúvida que não é o mais importante impulsor do desempenho comercial. Os profissionais em vendas também valorizam os desafios, as estratégias, o ambiente trabalhista, as habilidades obtidas, o reconhecimento que recebem, a própria companhia e os benefícios. O plano de compensações deve alinhar-se bem com estes e outros impulsores de efetividade. Tomem nota das principais tipos de comissões e elejam a mais adequada a sua atividade:

Linear: pode-se pagar a comissão por percentagem, exemplo um valor fixo (mil reais mensais) mais um 4% de comissão se atinge os 100 mil reais. Este seria a comissão por percentagem linear. Este tipo de percentagem linear também pode estabelecer-se como percentagem sobre o faturamento do cliente. O problema é que os vendedores mais antigos ou acomodados, podem cair na tentação de viver das rendas, atendendo a seus bons clientes e não desenvolvendo novos clientes. É recomendável complementar os sistemas de comissões, com incentivos por objetivos que premiem ao vendedor que cumpre os objetivos fixados (Artigo: Que percentual de comissão pagar?).

Numa industria de moto-peças, os vendedores recebem 2% de comissão sobre as vendas que realizam. Como agora entraram no segmento de acessórios (bagageiros, viseiras, capacetes, etc.), os responsáveis decidiram incentivar estas vendas com um objetivo para moto-peças e outro para acessórios, de maneira que quem consiga superar ambos objetivos, receberá um 1% adicional de comissão.

Por margem: também pode deixar que os vendedores joguem com a margem de venda do produto, e remunerar-lhes em função dos resultados. Isto é, quanto mais margem deixem para a empresa, mais comissão recebem. A vantagem para os vendedores é que têm margem para negociar preços, e a comissão irá em função disso, o que os incentivará a defender os preços. Imaginemos que o preço de referência (PV = preço de venda ao varejo) é de 250 reais e a comissão é de 0,66: PVV vendido/PVV de referência, multiplicado pelo percentual de comissão, que neste caso é de 0,66. Vejamos como sobe ou desce a comissão em função da margem:

Se o vendem a 250 reais: 250/250 = 1 ... 1x 0,66 = 0,66
Se o vendem a 300 reais: 300/250 = 1,2 ... 1,2 x 0,66 = 0,72 (por cima de margem)
Se o vendem a 200 reais: 200/250 = 0,8 ... 0,8x0,66 = 0,48 (por baixo de margem)

Escalada: fixam-se as comissões em função de metas atingidas. Se a quota são 300.000, de 0 a 50.000 paga-se tal comissão, de 50.000 a 100.000 tal outra, etcétera. E ademais, isto se pode conjugar com a percentagem por margem (Artigo: Como seria o plano de comissões perfeito?).
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Incentivo adicional por benefício adicional: trata-se de não restringir as comissões para cima, senão, tudo o contrário, de fomentá-las. É como uma comissão escalonada, mas que premia a superação de objetivos. Imaginemos que temos uma carteira de clientes e cremos que podemos vender-lhes cem mil reais. Sobre esse conceito pagamos uma comissão de 10%. Se chegam aos duzentos mil reais, paga-se 12% comissão e se atingem os 300 mil reais, duplica-se a variável ou seja 14%. Neste sistema há que analisar bem que parte destas vendas correspondem ao bom fazer do vendedor e qual à boa sorte de ter topado com um cliente que cresce mais do que o esperado. Quando é esta a situação, temos que moderar esses incentivos para não criar agravos comparativos e analisar se parte desse lucro possa dever-se a um departamento diferente, como por exemplo: "atendimento ao cliente" (Artigo: Como motivar sua força de vendas?).
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Por objetivos: desafia-se ao canal de vendas que fixe uma previsão acima de um objetivo e após vencer o prazo estabelecido se apura o resultado. Se o mesmo está abaixo da previsão, paga-se menos: imaginemos que o objetivo são 10, que as previsões são 12 e que o resultado são 10, paga-se menos do marcado porque não se atingiram as previsões. Mas em caso que atinjam ou superem a previsão, conseguem-se comissões mais altas. Por exemplo, se a carteira comercial de um determinado vendedor é de 40 clientes comprando no mês (ativos), se premia com um índice maior quando atingir 10% a mais de clientes atendidos na venda, com um percentual maior. Pode-se também colocar um objetivo por recuperar clientes "inativos", com mais de 90 dias sem compras, neste caso se apura o número de clientes inativos recuperados e se premia com um percentual aqueles clientes recuperados, como exemplo paga-se 10% de comissão para clientes ativos e 12% para clientes inativos recuperados (Artigo: Comissões por vendas... bom ou ruim?).

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Por interior e capital: paga-se um fixo e uma comissão para os vendedores que trabalham na capital e um outro fixo e uma comissão diferenciada para aqueles vendedores que atendem os clientes no interior de um estado ou região. Com estes diferenciais se consegue que os clientes atendidos na capital, que supostamente são mais fáceis e menos custosos de atender, não representem um faturamento muito acima daqueles grupo de clientes que estão no interior do estado ou  numa região distante, e com isso a empresa consegue equilibrar a balança do seu faturamento, expandido com isso sua rede de atendimento e dando o peso merecido aos clientes mais distantes e com isso aumentando a segurança do investimento e equilibrando o faturamento e a ampliação de sua rede de atendimento.

Que acontece se as vendas caem: numa situação de bonança é evidente que a premissa frente às comissões deve ser “quanto mais contribui o vendedor à empresa, mais lhe pago”. Mas que ocorre quando o ciclo é decrescente? Nestes tempos, o resultado dos vendedores é ainda mais importante, ainda que o sistema de retribuição se complica. Neste caso, o melhor é analisar bem qual é a queda de mercado esperado tanto para o segmento como para a economia em general e fixar-lhe uma comissão ao vendedor, se consegue que a empresa caia menos do que a média. Isto é, se as previsões situam as quedas num 10%, pagar ao vendedor se consegue que a empresa caia só o 7%. Dessa forma estariam incentivando os vendedores a forçarem para cima as vendas, mesmo que o mercado indique queda nas vendas, a equipe de vendas forçaria o efeito ao contrário, motivados pelo aumento dos ganhos (Artigo: São rentáveis meus Vendedores?).
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Adaptação a cada etapa e setor: Ciclo de vida: dependendo da fase na que está a empresa, o tipo de comissão é diferente. Quando uma companhia está começando é importante ser generoso com a equipe comercial, ademais pode permitir-se menos custos fixos, pelo que as comissões devem ter mais peso na retribuição do vendedor. À medida que vai crescendo, pode consolidar o fixo em parte da retribuição de sua equipe de vendas. Isto é importante já que a retribuição fixa é um fator chave à hora de fidelizar a bons vendedores. Nessa mesma linha, quando a empresa já está estabelecida no mercado, as diferenças de retribuição entre um vendedor com um desempenho normal e outro com um desempenho extraordinário devem ser menores, já que o sucesso da venda não depende só do desempenho do vendedor, senão de outros fatores como a publicidade e a reputação da empresa e seus produtos.
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Setor e/ou produto: não é o mesmo vender tangíveis que intangíveis. Numa empresa de serviços, o custo é plano e quando chega a um ponto de inflexão tudo é benefício, mas se não chega a esse nível, tudo são perdas. Numa empresa comercial, se não vendes a mercadoria comprada, deixa-se de renovar o estoque e por tanto chega um momento em que não tem mais perda (Artigo: Pay for performance: ganhar bônus é questão de sorte?).
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Outra diferença: quanta mais intermediação tenha (mais elos na corrente: distribuidores, atacados, pontos de venda, etc), mais percurso há para pôr as comissões. Isto não ocorre quando a venda é quase direta. Os sistemas de comissões demonstraram funcionar bem em setores em que a venda está atomizada, o estilo de venda é muito transacional e o ciclo de compra é curto. Por exemplo, o setor seguros e os vendedores de publicidade em meios locais. Os sistemas de comissões não funcionaram em atividades como a engenharia e a consultoria, nos que o ciclo de venda é longo e muito custoso.
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Diferenças entre equipe interna e externa: Com uma equipe interna, costuma-se ter salário mais comissões, além de benefícios sociais. Com uma externa, é só por incentivos e para compensar esta diferença, a comissão da equipe externa tende a ser maior, fora que as equipes externas precisam ter um gerente que os ajude a conseguir aquilo que realmente a empresa precisa e tem como objetivo (Artigo: Conheça os Rainmakers: os vendedores que fazem chover).

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uma questão fundamental: pese a que a imensa maioria pensa nas cifras de venda como a principal estatística de um negócio, o real é que não são uma estatística, senão o resultado de várias estatísticas. Só reconhecendo que números funcionam para o negócio, é que se consegue incrementar as vendas. Em vendas, por exemplo, existem os KPI (Key Performance Indicators, ou Indicadores Clave de Desempenho), que ao ser afetados positiva ou negativamente, influem no resultados de negócio. A experiência demonstra que a "quantidade vendida" está determinada pela "qualidade da venda" e o uso de indicadores precisos para medir este desempenho. Medir a venda não é apenas saber quanto vende a empresa e seus vendedores. É saber e influir em como o fazem. Em todos os casos a venda se incrementa. Inclusive se só movêssemos uma só estatística, as vendas crescem. Exemplos de KPI relacionados com a equipe de vendas:

Média de tempo que leva-se para obter uma venda
Número de Leads necessário para fazer uma venda
número de perspectivas necessárias para fazer uma venda
Número de visitas para realizar uma venda
Vendas por hora, diária, semanal, mensal, trimestral e anual
Rotatividade média para venda
Pedidos de novos clientes e pedidos de clientes existentes
Custo de aquisição de clientes

Devemos medir a venda desde a ótica das estatísticas, já que é a única maneira realmente objetiva de melhorar a cada vendedor. Exemplo: em sua equipe tem dois vendedores que conseguem o mesmo em quantidade: mil reais de venda. No entanto, um deles o consegue vendendo 10 produtos a 5 clientes, enquanto outro o consegue vendendo cinco produtos a 10 clientes. Se se quer melhorar o desempenho dos vendedores, se deve fazer que um lhe venda aos mesmos clientes produtos mais caros, e que o outro siga fazendo-o igual de caro mas a mais clientes. A simples vista ambos vendem o mesmo, mas não o fazem igual. E a estratégia de fazer crescer o faturamento é diferente em cada caso e exige, certamente, soluções diferentes. Medir a venda não saber quanto vende a empresa e seus vendedores. É saber e influir em como o fazem (Artigo: Comissão por Vendas: Coerência, Conseqüências e Compatibilidade).

Um erro habitual nas pequenas empresas é fixar-se unicamente nos objetivos quantitativos.
A comissão por vendas deve ser sempre uma parte do valor gerado para a empresa.
O desenho de abaixo a acima é necessário à hora de formular um plano de comissões.
Para estimular a tua equipe de vendas, há que lhes pagar mais se superam os objetivos.

Se se quer ter "dream team" em vendas, se deve conhecer que é aquilo que provoca as vendas.

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Outros excelentes artigos de "Comissionamentos", traduzidos e publicados pelo Jornal SDR:

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Quanto pagar de comissão? É rentável minha equipe de Vendas?
Que percentual de comissão pagar? por que não cumpri a quota este mês...
Como motivar sua força de vendas? o que motiva um profissional em vendas
comissões por vendas... bom ou ruim? CONHEÇA MELHOR A SUA EQUIPE comercial
Força de vendas - motivar para ganhar Como seria o plano de comissões perfeito
Os principais erros do Manual de Vendas Como elaborar um plano de incentivos comerciais
Como mede sua estratégia de comissionamentos? Como avaliar o desempenho em vendas, que indicadores usar?
pay for performance: ganhar bônus é questão de sorte? Desenho do plano de comissões para motivar à força de vendas
Comissão por Vendas: Coerência, Conseqüências e Compatibilidade Dimensionamento e controle da equipe de vendas (Teoria de Graicunas)

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