1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Como mede sua estratégia de comissionamentos?

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Você sabe que, de fato, o cliente é o rei de seu negócio. Sem ele, sua empresa não existiria. Por isso deve fazer tudo o possível por deixar-lhe satisfeito, tão satisfeito como para que repita a compra. Segundo este estudo, os clientes habituais geram o dobro de benefícios que os novos clientes. No relatório "Zero Defects: Quality Comes to Services", publicado por Frederick Reichheld e W. Earl Sasser na revista HBR - Harvard Business Review, indica que um aumento de 5% no investimento para reter clientes e convertê-los em compradores habituais de seu negócio, pode aumentar até 100% a rentabilidade de sua empresa (artigo: customer equity: Quanto vale seu cliente?).

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Segundo este trabalho, as companhias estadunidenses perdem 50% de seus clientes cada 5 anos (60% deles pelo pouco primor com o que são tratados); recortar essa cifra de abandonos à metade, permitiria dobrar a taxa de crescimento da empresa. E como conclusão, para que tome nota:

Um cliente completamente satisfeito tem 6 vezes mais possibilidades de repetir a compra em seu negócio que uno simplesmente satisfeito.

Nada mais longe de nossa intenção que lhe ensinar a tratar a seus clientes. Se você chegou aonde está agora foi precisamente porque sabe o que tem que fazer e o que tem que dizer para que fiquem satisfeitos. Mas sim nos agradaria apresentar-lhe umas quantas informações, que podem facilitar-lhe a tarefa neste sentido e, de passagem, multiplicar por mil o nível de satisfação de seus clientes, simplesmente reconhecendo o esforço do trabalho realizado pela sua "equipe de vendas" (artigo: Não abandone o barco: que todos façam marketing).

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Aqui há alguns dados interessantes de tendências de compensações por vendas realizado por The Alexander Group inc.:

6,6% de aumento médio de gastos, que sobe de 5.4% de aumento médio.

56% das companhias estipulam um desempenho mínimo aceitável antes de poder ganhar incentivos.

66% das companhias não têm um topo nas compensações.

9,6% é o índice médio meta de abandono trabalhista dos representantes de vendas;

63% das companhias tiveram um índice abaixo de 10%.

60% das companhias oferecem um bônus por recomendação de emprego de novos representantes, na média foi de 1.938,00 dólares.

38% das companhias oferecem um bônus inicial para alguns novos contratados, seu bônus inicial médio foi de 7.345,00 dólares.

44% dos participantes notificaram que os orçamentos de seus programas de compensações por vendas cumpriram seu objetivo.

26% estiveram por baixo do orçamento e 30% por cima.

88% das companhias notificaram que a efetividade total de seu programa de compensações foi aceitável ou melhor.

Isso se deve à que a administração de vendas planeja um aumento médio de 6.6% na remuneração dos representantes de vendas, segundo o Sales Compensation Trends Survey, um estudo anual de tendências que realiza The Alexander Group. Já faz tempo que os exíguos resultados de vendas anteriores foram esquecidos pela maioria dos departamentos de vendas, observa o editor David Cichelli, Vice-presidente de The Alexander Group inc. O otimismo é desbordante:

As 280 principais organizações de vendas que participaram na enquête esperam um aumento médio de 14.3% nos lucros, 59% das companhias esperam para este ano um aumento de pessoal no departamento de vendas, e uns 74% dos entrevistados esperam que mais da metade de seu pessoal de vendas atinja ou supere as quotas.

Não é surpreendente que 95% das companhias vão fazer algum tipo de mudança no programa de compensação por vendas, ou seja, um pequeno ajuste ou uma renovação importante. Para o trabalho principalmente em vendas, as mudanças mais comuns, em ordem de prevalência, serão em:

Medidas de desempenho,
Pagamento misto e
Rampas/ aceleradores.

Se você não muda seu plano de compensações este ano, você é diferente e pode ser que esteja dirigindo um museu, adverte David Cichelli. Os planos de compensações devem ser constantemente adaptados para refletir as mudanças no mercado, nos hábitos de consumo dos clientes e nos produtos da companhia. Um dos achados mais interessantes do estudo, diz Cichelli, é que 34% das companhias utilizam algum tipo de topo de pagamento para administrar a remuneração dos representantes de vendas dentro de uma certa meta. Esta prática é imprudente porque não alenta um aumento do esforço. O último que você deve fazer, diz, é pôr um topo no salário de quem têm a habilidade de persuadir aos clientes a comprar. Então, por que um terço das companhias têm um topo para as compensações? Comumente, isto sucede por uma destas três razões:

o trabalho de vendas é mais de serviço que de persuasão,
a companhia não pode administrar efetivamente suas cotas ou
a organização está lotada de ordens gigantescas e não sabe como organizar as cotas.

Em outras palavras, os topos com freqüência são o resultado de uma companhia que não é capaz de manejar seu plano de compensações. Esta é a mensagem de Cichelli para os líderes das vendas: se você põe um topo à remuneração e seus comerciais são os responsáveis de persuadir aos clientes para que comprem, você deve revisar conscientemente seu plano de compensações. Talvez seu plano precise uma renovação total. Também deveria observar toda a organização de vendas. O programa de compensações é um dispositivo de advertência precoce, explica: "Se começa a ter problemas, pode ser um indicador de que a estrutura da organização de vendas se está tornando obsoleta" (Artigo: Pay for performance: ganhar bônus é questão de sorte?)

60% das companhias oferecem um bônus por recomendação de emprego de novos representantes. Paga-se a média de U$S:1.938,00 (R$:4.000,00) ao representante que indicar outro colega para ocupar a vaga livre em outra região.

Se você está usando uma solução desktop, como Excel ou Access, para acompanhar seu programa da compensação das vendas, você não está sozinho. 85% de todas as companhias usam uma solução caseira para administrar suas planilhas de compensação das vendas. Mas, se você quiser como os outros 15%, você entenderá rapidamente que sua solução caseira tem limitações em processar, calcular, examinar e no relatar. Quando as soluções desktop são baratas, são frágeis e difíceis de controlar. Os relatórios caseiros não são uma marca de um sistema administrativo eficaz, estratégico, e estável (Artigo: os benefícios de um sistema comercial)

Outros excelentes artigos de "Comissionamentos", traduzidos e publicados pelo Jornal SDR:

Quanto pagar de comissão? É rentável minha equipe de Vendas?
Que percentual de comissão pagar? por que não cumpri a quota este mês...
Como motivar sua força de vendas? o que motiva um profissional em vendas
comissões por vendas... bom ou ruim? CONHEÇA MELHOR A SUA EQUIPE comercial
Força de vendas - motivar para ganhar Como seria o plano de comissões perfeito
Os principais erros do Manual de Vendas Como elaborar um plano de incentivos comerciais
Como mede sua estratégia de comissionamentos? Como avaliar o desempenho em vendas, que indicadores usar?
pay for performance: ganhar bônus é questão de sorte? Desenho do plano de comissões para motivar à força de vendas
Comissão por Vendas: Coerência, Conseqüências e Compatibilidade Dimensionamento e controle da equipe de vendas (Teoria de Graicunas)

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