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Empatia: capacidade de pôr-nos no lugar das pessoas

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A empatia nos ajuda e muito para exercermos a influencia e é uma das habilidades mais importantes na liderança tanto nas organizações como na vida, especialmente se tratamos com pessoas mais experientes. Sem dúvida é uma das habilidades que mais podem nos ajudar na hora de convencer os outros (influenciar-los), ou seja é a capacidade de pôr-nos no lugar das pessoas para saber como exercer nossa liderança (artigo: Liderança à moda da Infantaria da Marinha).

Empatia: termo procedente do alemão, entendido como a sensação de pertencer a algo fazendo-o sentir em nós mesmos. Aplica-se à identificação com a empresa e o posto de trabalho, procurando a motivação. É a capacidade de identificar e entender os desejos dos demais, e responder (reagir) de forma apropriada para canalizá-los em prol do interesse comum. Capacidade de motivar, de ajudar às pessoas a liberar seu talento.

As pessoas com estas características são excelentes profissionais na arte de comercializar e do relacionamento. É dar-se conta do que sentem os demais, sem necessidade de que o digam. A empatia implica fazer-se as seguintes perguntas:

Que é importante para eles? Que é o que eles valorizam? Quais são seus objetivos?
Como lhes agradaria que me comunicasse com eles? Cara a cara, por escrito...?
Qual é seu melhor momento do dia?

Um exemplo simples de empatia: duas crianças correm pela escola e uma delas cai e machuca o joelho. Imediatamente a outra volta e verifica o machucado do coleguinha e pergunta: dói, queres que chame a professora para fazer um curativo? (artigo: Algumas pautas para dirigir uma equipe de vendas). 

Que aconteceu aí? A criança que não se machucou soube compreender as necessidades do coleguinha e pela sua sensitividade conseguiu colocar-se no lugar do aflito e sentiu quais as necessidades e a maneira apropriada de apoiá-la nesse momento.

Empatia é simplesmente poder ter a noção de sentir o que a outra pessoa está sentindo. Não precisa ser vidente ou psicólogo para ler a mente das pessoas para conseguir isso. Apenas se colocar no lugar da outra e sentir o que ela está sentindo e procurar uma forma de aliviar o pesar. Essa é uma qualidade nos negociadores, nos representantes, nos profissionais, nas pessoas que se importam com o ser humano (artigo: Você não nos consulta e nem nos ouve!). 

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