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Esteja preparado:
certifique-se que todas as informações que você está vendendo foram
checadas. Certifique-se que você tem dados extras para responder a
possíveis perguntas. Se você deixar uma pergunta sem resposta por
algumas horas ou dias, você pode estar contribuindo para o
esfriamento do negócio
(Artigo:
O QUE VEM A SER
NEGOCIAÇÃO?).
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Deixe a sua opinião
pessoal fora da negociação:
trate todos os envolvidos com respeito; quando você não concordar
com um ponto de vista, mantenha a sua posição, mas não leve para o
lado pessoal.
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Mantenha um trunfo na
manga:
imagine quais solicitações extras o seu cliente pode pedir, e então
use-as como uma forma de conseguir melhores condições para a
negociação
(Artigo:
A diferença entre negociar, pechinchar e
brigar).
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Não deixe a negociação
caminhar para a discussão de pequenos detalhes:
se você não conseguir concordar, coloque o detalhe de lado e volte a
ele mais tarde. Concentre os seus esforços em chegar a um acordo nos
pontos mais críticos como preço e condições de entrega.
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Consiga que todos os
decisórios estejam juntos durante a negociação:
nada é mais frustrante do que pensar que você tem um acordo, e saber
logo depois que ainda existe alguém que precisa assinar
(Artigo:
Evitando os adiamentos
nas negociações).
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Evite distrações:
escolha um local que seja tranqüilo. Peça para todos os
participantes desligarem seus celulares e não atenda a nenhuma
ligação até que o acordo esteja finalizado.
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Conhecimento é poder
em uma negociação:
não compartilhe informações sem necessidade
(Artigo:
Não vá ao super com fome, não vai negociar sem
ter estudado!).
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Ninguém deve deixar
uma negociação chateado:
lembre-se que uma negociação de sucesso entende que ambas as partes
devem ganhar. Se isso acontecer, provavelmente ambas as partes podem
voltar a fazer negócios no futuro.
A negociação ideal
é aquela na qual os dois lados saem com a sensação de ter feito
um bom negócio e com a vontade de negociar novamente com aquela
pessoa no futuro. Se somente uma parte sai lucrando, a boa
vontade deixa de existir e um clima de competição vai dominar o
próximo encontro entre os dois. Uma boa técnica para se
conseguir isso é enfatizar os assuntos em comum e não dar um
grande destaque às diferenças entre os dois lados. Por fim, uma
boa negociação deve ser capaz de perdurar por um bom tempo
(Artigo:
a re-negociação de
preços com os compradores).
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artigo
recomendado:
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As 3 variáveis fundamentais na negociação