1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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As 3 variáveis fundamentais na negociação

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sala dos artigos de negociação

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Em toda negociação, há 3 variáveis fundamentais: "poder, tempo e informação". Pode ter os melhores naipes da rodada, mas se lhe faltam essas três variáveis, você vai perder (Artigo: As táticas de negociação de um agente do FBI).

O que é Poder?: é a capacidade de realizar coisas. O poder também provê de percepções de idoneidade ou legitimação: é um guru financeiro, tem que ter razão. Sua equipe pode ganhar poder de negociação mediante a unidade (a união faz a força), com todos os participantes comprometidos no mesmo objetivo. Por sobre todas as coisas, consegue-se poder quando se está disposto a correr riscos calculados (não riscos idiotas) (Artigo: 6 conselhos para negociar por Donald Trump).
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O que é Tempo?: nas negociações, o grupo com mais tempo pelo geral tem vantagem. A paciência é uma árvores de raízes amargas, mas de frutos muito doces. Sem importar sob quanta pressão esteja, sempre tem que manter a calma, a aparência de relaxamento. Teus prazos são tua própria decisão. Não ignore os prazos, mas não os siga cegamente também não (Artigo: Como regra geral, a paciência dá frutos).
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O que é Informação: é a terceira variável fundamental nas negociações. Quanto mais saiba, melhor sua posição. Pesquise antes de que comecem as negociações e durante as negociações aja à medida que as novas informação apareçam. Aproveite especialmente as pistas involuntárias do outro grupo. Suas respostas, suas perguntas e suas atitudes, todas implicam informação valiosa (Artigo: A LINGUAGEM DO CORPO).

Então temos que "poder, tempo e informação" são os três fatores principais durante uma negociação. Mas pode ter muitas outras variáveis numa negociação. Os seguintes são só algumas das muitas variáveis e táticas que podem ser utilizadas para negociar efetivamente:

Desprendimento: que te importe, mas não demasiado. Em toda negociação, o bando que menos precisa, tem uma excelente vantagem. E quando a equipe sente que tem que conseguir algo, sempre paga mais do que deveria. Quando precisamos de alguma situação e deixamos que a outra parte se de conta, vão poder nos manipular muito facilmente.
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Concorrência: quando se negocia, seja para comprar um carro ou onde jantar com nossa companheira/o, se terá mais vantagem se há outras opções. Se há concorrência por tua opção, menos aferrado a um resultado particular estará (Artigo: Terminou de negociar? Não baixe a guarda!).
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Faz-te de tonto: minha técnica de negociação favorita. Se está negociando comigo, sempre sei mais do que dou a entender; faço-me de tonto. Numa negociação, as vezes é melhor ser tonto que pronto, inexpressivo que verborrágico; e muitas vezes uma debilidade pode ser uma vantagem. Quando te faz de tonto, força-se o outro lado a prover mais informação. Isto não quer dizer que há que "ser tonto", senão tudo o contrário. Lembrem: a informação é uma das chaves de uma negociação exitosa. Mas as vezes é melhor dar a entender, que o que se sabe, é menos do que se demonstra. Creio que a melhor tática para aplicar na outra equipe, é "aprender a fazer perguntas, ainda que antecipadamente saibamos a resposta".
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Perguntar "que aconteceria sim?": é extremamente efetivo perguntar-se por panoramas alternativos: que aconteceria se vocês pagassem o frete em lugar de nossa empresa pagar? como afetaria isso ao preço? que aconteceria se compro duas garrafas de vinho em lugar de uma? que aconteceria se realizasse o pagamento em efetivo em lugar de utilizar um cartão de crédito? (Artigo: A diferença entre negociar, pechinchar e brigar).
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Silêncio: em “Negotiating Your Salary” Jack Chapman diz que quando recebas uma oferta de salário, sem importar qual seja, a melhor resposta é o silêncio, assimilar a oferta com um longo silêncio. Estranhamente, o silêncio, que é provavelmente mais simples de levar a cabo, pode ser tão efetivo como lágrimas, resposta e agressão. O silêncio é uma ferramenta poderosa ao negociar.
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Custos implícitos: ao negociar, os custos implícitos pode ser a favor ou contra. A razão pela que um vendedor de carros desperdiça 3 ou 4 horas de seu tempo em lugar de realizar uma transação de 30 minutos é porque sabe que haverá de parte do comprador, uma tendência a aceitar as pequenas surpresas de valores a mais que se imponham, porque o comprador está pensando: já investi demasiado nisto, não posso simplesmente retirar-me. Mas pode usar a falácia dos custos implícitos na contramão de um vendedor ao negociar. Se está comprando uma geladeira nova, pelo geral se podem negociar preços mais baixos e concessões adicionais se a vendedora sente que já investiu tanto tempo em você e não quer perder a venda. Se há algo difícil de negociar (algo emocional ou um elemento) que pode ser expressado numericamente como o preço, custo, interesse ou um salário, reserve-o para o final da negociação, depois que a outra parte tenha gasto boa quantidade de energia e investido uma boa porção de seu tempo (Artigo: O TEMPO AJUDA MAIS OS COMPRADORES...).
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Pensando win-win (ganhar-ganhar): a maioria das negociações são rivalizantes e competitivas: cada grupo está tratando de conseguir a melhor parte do trato. Mas isto não é necessário; muitas vezes ambos grupos se beneficiariam se cooperassem entre si em lugar de competir, deveriam de procurar panoramas em que ambos saiam beneficiados. Isto requer uma forma diferente de pensar e um estilo de negociação diferente. Uma negociação colaborativa exitosa se baseia em encontrar o que o outro grupo realmente quer e mostrando-lhe uma forma de conseguí-lo, enquanto teu bando consegue o próprio. Para que ambos bandos saiam beneficiados, há que: estabelecer confiança, apontando à cooperação e desde o princípio angariar informação. Ser empático, aprender o que o outro bando quer e construir sobre as necessidades do outro bando, para utilizá-los como plataforma para construir uma solução. Peça ajuda: consiga que o outro lado se envolva e se comprometa a uma solução que todos terminem por apoiar. Mudar-se da negociação competitiva a negociação cooperativa é especialmente efetiva durante a resolução de conflitos (comparado a quando simplesmente se está tentando comprar algo). Muitas vezes os enfoques tradicionais de um conflito criam situações nas que todos perdem, mas com paciência e criatividade se pode ganhar em ambos grupos (Artigo: NEGOCIAÇÃO COMERCIAL: UM PASSO ALÉM DA VENDA).
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Jogando o jogo: agrade-nos ou não, a vida está cheia de negociações. Negocia-se o salário, o preço de um carro, o custo de uma cadeira. Pode-se negociar com nosso companheira/o sobre o destino das férias de verão, ou sobre a cor do quarto do bebê, com nossos filhos sobre a hora à que devem voltar depois do jogo de futebol. Alguns odeiam negociar e não querem participar. Isso é decisão de cada um; mas recordem que para conseguir um resultado colaborativo num meio competitivo, há que jogar o jogo (ênfase dele).

Se não se quer jogar o jogo, as únicas opções são criar uma confiança absoluta (que toma muitíssimo tempo) ou simplesmente aceitar os termos que se nos dão. Ao converter-se em melhor negociador não só vai poupar (e fazer) mais dinheiro senão também uno será melhor na resolução de conflitos.

Prof. Herb Cohen
biblioteca exclusiva do professor

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR do prof. Herb Cohen:

Sim, você pode!

Os 12 Pilares da Negociação!

Confia em Alá, mas amarra teu camelo!

estamos aferrados as nossas crenças

Crianças: negociadores profissionais!

Como regra geral, a paciência dá frutos

Você corta o bolo e eu escolho primeiro...

Profissionais em negociação não são tigres de papel

Negociação com os terroristas na embaixada do Peru

A vida é um processo contínuo de influenciar os outros

para andar sobre as águas, precisa saber onde estão as pedras

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