1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Estamos aferrados as nossas crenças

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sala dos artigos de negociação

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Geralmente o que parece acontecer num encontro normal no início de uma negociação é que as partes primeiro verbalizam exigências contraditórias e depois tratam de aproximar-se a um acordo através de concessões ou, possivelmente, da busca de novas alternativas. Eis o problema: temos que analisar como seres que sentem, criaturas únicas e complexas, que são ao mesmo tempo maleáveis e resistentes, e capazes de mudar de parecer, mas só se se lhes dão suficientes razões aceitáveis, tempo, aquiescência social (Artigo: As táticas de negociação de um agente do FBI).

De fato, a um ser humano o motivam seus interesses individuais, mas sua tomada racional de decisões, normalmente incorpora um pouco de intuição, emoção, hábito e arbitrariedade.

Assim, quando nos enfrentamos com condutas que diferem do esperado, elas subjazem experiências e um sistema de valores e crenças que não compreendemos. Isto é verdade, porque todo comportamento, não importa quão estranho seja, faz sentido desde a ótica do ator. Neste sentido, poderíamos facilmente estar falando de um ex-amigo vingativo, de um filho desobediente, de um sogro problemático, de um antigo sócio revanchista ou de um burocrata insensível (Artigo: Nossas Linguagens Paralelas).

Cada um de nós se aferra tanto a suas crenças, comportamentos e experiências curtas de visão, que com freqüência não reconhecemos os matizes. Isto ocorre inclusive quando se trata de uma cultura diferente. Resumindo, você e eu não vemos as coisas como são. vemo-las como somos, porque somos verdadeiros cativos das imagens de nosso cérebro.

Ao ouvir palavras e observar comportamentos, construímos um mapa, só para dar-nos conta mais tarde de que ele não reflete fielmente o terreno. O importante é o seguinte: ainda que os comportamentos automáticos e estereotipados prevalecem e até são convenientes num mundo tão complicado e caótico, o ser humano não resiste a classificação: "cada pessoa é única e inimitável" (Artigo: Que podemos saber do cliente com a grafologia?).

Pense nestes termos: se tivesse alguém exatamente como você, não teria razão de existir. Tudo o qual deveria sugerir que se você quer ser eficaz ao comunicar suas idéias e persuadir aos demais, ou exercer a liderança, deve partir de uma atitude orientada para o outro. Isto é: é importante que perceba qualquer atuação recíproca dominada por uma intenção, como uma oportunidade para adquirir informação sobre as crenças, as motivações, as atitudes e os valores da outra parte. Tudo isso significa simplesmente que você deve considerar-se parte do mundo do outro.

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Novos enfoques na comunicação: não há dúvida de que todos os seres humanos percebem, descobrem e criam sua realidade segundo os mapas ou paradigmas que têm na mente. Por isso é natural atribuir nossos valores, nossas crenças, preocupações e aspirações àqueles com quem negociamos. Mas devemos evitar esta tendência. Tais imagens refletidas ou projeções por nossa parte só produzem mal-estar e discórdia. Ao reconhecer este problema, o sentido comum poderia dizer-nos que quando nos envolvemos em qualquer esforço por influir no comportamento de outros, devemos começar fazendo perguntas mais do que dando respostas, e escutando mais do que falando (Artigo: As vendas já não são mais o que eram...).

Falta mencionar que demasiadas pessoas não conseguem resistir a tentação de inaugurar a conversa imediatamente com um discurso de vendas genérica, e o elogio das qualidades técnicas de seus serviços, produtos, idéias ou propostas. Melhor, se você se considera um solucionador de problemas, deve tentar sondar à contraparte para saber quais são suas preocupações, interesses, preferências e necessidades subjacentes.

No marco deste enfoque, a fórmula básica é a seguinte: antes de tudo, comece formulando perguntas, mesmo que pense que já sabe as respostas. Não só escute o que lhe digam; é necessário dar a entender ao outro que o está escutando ativamente. Como o faz?:

quando alguém lhe falar, olhe-o, sorria-lhe e assente com a cabeça quando for apropriado: não esconda suas reações com uma expressão impassível, mesmo se já escutou tudo antes. Trate de expressar empatia e entendimento, pois às pessoas interessa saber que na verdade a você lhe interessa pela situação (Artigo: Empatia é necessária em Vendas?).
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Escreva o que lhe estão dizendo: com freqüência a pessoa pergunta: E daí, se os comentários são bobagens, estão errados, não tem nada a ver? Eu respondo: Nesse caso é ainda mais importante do que você registre as tolices; poderia ser o único que jamais tenha levado a essas pessoas à sério. Lembre, às pessoas lhes interessa relacionar-se com quem respeita seu ponto de vista.
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Enquanto toma nota, de vez em quando faça uma pausa para ler à pessoa o que escreveu: ao longo dos anos nos quais tenho estado fazendo-o, não ocorreu nem uma só vez que a contraparte me tenha dito: Que bom, entendeu perfeitamente. Habitualmente sua reação é: Omitiu algo ou Creio que interpretou isso mal. Nesse momento mudo gostosamente o escrito e cedo ante seus desejos para que possamos pôr-nos de acordo sobre suas preocupações.
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Permito-lhes que me contem sua história a sua maneira: o qual significa que às vezes se apartam do tema ou falam desordenadamente. Nunca interrompo para que voltem ao tema, pois sei que ao final sua vontade de dizer SIM não se baseia unicamente nos fatos, a evidência irrefutável ou o pensamento racional. A tomada de decisões se vê afetada também pelos instintos viscerais, pelo nível de comodidade, pelas emoções, os sentimentos, as preferências, a capacidade de aprendizagem, a tolerância ao risco, o orgulho, as experiências passadas e as conseqüências possíveis. Não nos equivoquemos: a persuasão é mais complicada do que parece a primeira vista (Artigo: Propostas de valor que funcionam).
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Mesmo sendo obstinado e até certo ponto dado a julgar, trato de controlar minhas palavras e minhas reações: de tal maneira, ainda que esteja ao todo em desacordo com o que se disse, mitigo minhas objeções e digo: Creio entender sua posição, mas de minha perspectiva estreita, por limitada que seja, eu o vejo da seguinte maneira...

Prof. Herb Cohen
biblioteca exclusiva do professor

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR do prof. Herb Cohen:

Sim, você pode!

Os 12 Pilares da Negociação!

Confia em Alá, mas amarra teu camelo!

estamos aferrados as nossas crenças

Crianças: negociadores profissionais!

Como regra geral, a paciência dá frutos

Você corta o bolo e eu escolho primeiro...

Profissionais em negociação não são tigres de papel

Negociação com os terroristas na embaixada do Peru

A vida é um processo contínuo de influenciar os outros

para andar sobre as águas, precisa saber onde estão as pedras

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