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Como contatar o cliente, por telefone ou e-mail?

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sala dos artigos de atendimento

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Da próxima vez que você tiver que decidir entre entrar em contato com um cliente por telefone ou via e-mail, considere os seguintes pontos:

Você preferiria não falar com este cliente?: se você está simplesmente tentando evitar uma conversa pessoalmente por medo ou apreensão, então uma ligação é uma ordem. Por menos que você queira falar com seu cliente, o mais apropriado é usar o telefone (ARTIGO: NÃO PERDA VENDAS NO TELEFONE).
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Como este cliente prefere entrar em contato com você?: alguns clientes se sentem mais à vontade com uma relação via e-mail e somente requerem uma ligação para eventuais urgências. Outros exigem e merecem contatos mais estreitos (ARTIGO: 30 Maneiras de escrever uma carta de vendas).
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Qual a sua urgência?: as pessoas demoram mais para responder e-mails do que ligações telefônicas, então se você quer fechar algo rapidamente, o e-mail pode não ser eficaz (ARTIGO: conheça seu cliente, antes de se casar com ele).
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Você precisa de um registro permanente?: alguns clientes tendem a esquecer convenientemente acordos verbais. Então quando negociar com tais pessoas opte pelo e-mail, pois ele oferece um registro eletrônico que você pode arquivar para verificações futuras (ARTIGO: Antes de escrever uma carta de vendas, faça um rascunho).
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Onde seu poder de persuasão é mais forte?: você é melhor ao escrever e-mail ou você é mais eficiente ao fechar negócios por telefone? Seja qual for, use o método pelo qual você consegue persuadir melhor, seja por escrito ou oralmente, pelo telefone. Mas não use um ou outro como muleta, avalie cada situação dentro de seus próprios méritos e então use o e-mail e telefone como uma ferramenta complementar nos seus negócios (ARTIGO: As 9 regras de ouro para Profissionais em Vendas).

Prof. Marcio Miranda
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES

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ARTIGO RECOMENDADO:

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Como organizar Visitas Comerciais

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Sistema de Representação para Representantes Comerciais

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