1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Negociar por e-mail somente em último caso

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sala dos artigos de negociação

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Você só deve utilizar o e-mail para negociar senão houver outra saída ou se desejar passar uma idéia de é "pegar ou largar". O grande problema do e-mail é que você perde o importante aspecto do relacionamento interpessoal. Como você sabe, muitos problemas menores são resolvidos utilizando seu charme pessoal e a postura de: "olho no olho". Como o e-mail incentiva uma resposta rápida e informal, seu interlocutor normalmente o utiliza para negociar demandas e não necessidades (Artigo: Negociadores experientes não perdoam).

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Para conseguirmos um resultado "ganha ganha", é preciso haver um diálogo maior, que ao gerar confiança mútua vai mostrando as necessidades de cada lado e a possibilidade de acordos onde todos saem ganhando. Se o negócio for realmente importante para você, tente realizar esta negociação cara a cara com o cliente. Se isto não for possível, sua segunda melhor opção é o telefone porque vai permitir uma comunicação instantânea de duas vias (Artigo: A quem deve fidelidade o vendedor, ao cliente ou a Empresa?).

Já no e-mail muitas palavras e expressões parecem adquirir um outro sentido, dependendo do humor de quem o lê. E fica impossível rebater um engano ou mal entendido, na hora, sem deixar que aquilo acabe envenenando o relacionamento.

Se for absolutamente necessário negociar por e-mail:

Não se esqueça de estabelecer rapport no início de seu e-mail.

Faça um resumo de tudo o que você já fez para entender e oferecer um bom negócio para seu cliente.

Apresente suas condições e aguarde a contra oferta do cliente. 

Faça o seu e-mail preferencialmente curto, não seja prolixo. 

Não se sinta pressionando para concordar com algo de forma muito rápida, precipitada.

Se você colocou um número na mesa, fique quieto e não faça nada. Deixe o próximo movimento para o outro lado. 

Não comece a negociar, justificar ou dar descontos antes de ter recebido uma contra-proposta completa do seu interlocutor. 

Tente sempre entender as necessidades que estão escondidas debaixo das demandas. Necessidades e demandas são coisas bem diferentes e nos permitem montar a solução "ganha ganha", difícil porém não impossível (Artigo: Em negociação, o mais importante, as vezes não se vê...).

Não dê um concessão sem receber algo em troca. 

Quando você enviar seu e-mail não solicite um feedback, aguarde. O primeiro a falar normalmente perde. Controle sua ansiedade.

Não se esqueça de usar o e-mail para mostrar o valor de sua solução e não simplesmente para justificar o seu preço. 

Seja o mais explícito possível e quantifique o valor que seu cliente vai receber ao optar por você (Artigo: CONCESSÕES: PRÓS E CONTRAS).

E por último, não se esqueça de guardar e arquivar direitinho 

toda a sua troca de e-mails com seus clientes...e boa negociações!

Prof. Marcio Miranda
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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ARTIGO RECOMENDADO:

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Caráter não se compra, confiança e respeito se conquistam!

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