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HÁ MUITAS FORMAS DE CAPTAR AS MENSAGENS NÃO DITAS

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sala dos artigos de negociação

As deixas intencionais: atos falhos ou lapsos do oponente ou de pessoas que o cercam (funcionários, amigos, membros da equipe de negociação).

um nome trocado (o do concorrente, por exemplo), uma data escorregada sem querer, etc. (Artigo: OS SEGREDOS DA PERSUASÃO).

As mensagens vocais: (entonação de voz, ênfase numa palavra, pressa de mencionar um dado, gaguejar) e verbais (preferências por certos sinônimos em vez do equivalente:

"acordo" em lugar de "convênio", ou "demonstração" em lugar de "teste", por exemplo) (Artigo: Como re-negociar um pedido ou um contrato).

As margens visuais: a linguagem do corpo (expressões faciais, modo de cruzar as pernas ou os braços, curvatura dos ombros, suor na testa ou no rosto) e atitudes do oponente e das pessoas que o cercam (escolha do lugar onde se sentar numa reunião:

podem ser poses distraídas ou atentas, cercar-se de lápis e tomar notas ou fechar o caderno de apontamentos e preparar a pasta para uma saída a qualquer momento, a cordialidade intensificada ou subitamente reduzida da secretária dele etc.) (Artigo: QUANDO devemos UTILIZAR AS TÁTICAS NA NEGOCIAÇÃO).

PROF. MÁRCIO MIRANDA

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