The tipping point: epidemias sociais
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The Tipping Point é o
clássico livro que toma os grandes tópicos dos últimos dez anos de
teoria de redes de relacionamentos, marketing de rede e psicologia
social para apresentar um conhecimento coerente e atrativo ao leitor.
Sua idéia central parte dos famosos "seis graus de distância média" nos
relacionamentos que nos unem com qualquer outra pessoa.
A estrutura em rede é
fortemente imune à saturação de mensagens. Se queremos mudar o mundo
ao nosso redor, vem-nos dizer, teremos que encontrar outro modo de
fazer as coisas. Teremos que usar o boca a boca e contar com os
personagens que articulam nossas próprias redes.
Seis graus de separação
não quer dizer que todo mundo esteja relacionado com qualquer outro em
só seis passos. Quer dizer que um pequeno número de pessoas está
relacionado com os demais em poucos passos e o resto de nós se enlaça ao
mundo através destas poucas e especiais pessoas às quais chama
conectores. Além disso, Gladwell distingue dois tipos de nodo de rede
mais:
Os profissionais de
vendas, que seriam aqueles com capacidade para transmitir suas
próprias emoções a seus interlocutores vencendo as tendências à
imunização frente a toda informação nova, e os mavens acumuladores
de conhecimento que poupam os custos de informação aos demais.
Profissionais em vendas
seriam esses amigos entusiastas que um dia nos convenceram de fazer
turismo rural ou descobrir a comida japonesa. Mavens seriam esses amigos
fanáticos de Linux que vêm a casa a instalar-te dando-te todo um curso
grátis ou essa tia solteirona que te mantém ao dia de todas as mudanças
na rede familiar e te dá o telefone de um primo longínquo quando tens um
apuro no qual pensa que ninguém te pode ajudar.
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O importante é o que
chama a Lei dos poucos:
partindo de uns poucos e precisos agentes, a informação pode
transmitir-se de forma efetiva a uma escala muito maior que o que
pudéssemos pensar. Se sabe chegar aos agentes chaves da rede, não
precisa meios de massas.
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Quando prendem as epidemias:
Gladwell
rapidamente nos submerge num mundo mimético onde pequenas coisas
produzem grandes efeitos que se manifestam subitamente. O mundo das
epidemias sociais. Sem perder agilidade na narração nos lança aos
outros dois princípios da transmissão de epidemias sobre os que
articula seu livro:
o fator pegadiço e o
poder do contexto.
Que a informação seja
pegadiça não quer dizer outra coisa que para que seja capaz de gerar
epidemias, as idéias têm que ser memoráveis e mover-nos à ação. Isto é,
há que dar pontos de vista novos, que mostrem de forma simples àqueles
que recebam a mensagem como passar à ação e sobretudo que vale a pena
fazê-lo. A
linguagem das redes é o de uma verdadeira forma de épica menor.
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O poder do contexto diz
que as pessoas e as sociedades são terrivelmente sensíveis a pequenas
mudanças no ambiente. Que talvez o que acabou subitamente com a
criminalidade em Nova York teve a ver mais com enfrentar o vandalismo e
os grafites nos vagões do metrô que com a mão de ferro dos juízes ou a
solução de velhos problemas de exclusão social.
Que lemos nosso meio como uma mensagem de acordo ao qual adotamos uns
papéis ou outros.
Prof.Malcolm Gladwell
THE TIPPING POint -
EPIDEMIAS SOCIAIS
Artigo traduzido e
publicado pelo Jornal SDR
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