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Não deixe que o barulho da opinião dos outros

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sala dos artigos de psicologia comercial

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Abafe sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário (Steve Jobs). Os cientistas propõem que às vezes é melhor deixar que o inconsciente decida. Quando se trata de tomar decisões complexas, em vez de suar a gota gorda, melhor deixe o trabalho em mãos do inconsciente, segundo o recomenda uma equipe de cientistas da Univ. de Amsterdam (Artigo: Um estudo prediz quando vai fazer uma compra impulsiva).

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A pesquisa mostra que as decisões de maior complexidade, como comprar um carro, deveriam ser tomadas sem pensar demais (Artigo: Um estudo prediz quando vai fazer uma compra impulsiva).

Mas como é possível?: a proposta se justifica em que os seres humanos só podem focalizar-se numa limitada quantidade de informação. Por isso, a pesquisa publicada na revista Science, sugere que o cérebro consciente deveria utilizar-se só para tomar decisões simples como comprar toalhas ou xampu. É melhor tomar uma decisão com pensamento consciente no caso de opções simples, mas deixar que atue o pensamento inconsciente quando a decisão é complexa, afirma Ad Dijksterhuis, chefe da pesquisa (Artigo: quanto mais caro, melhor...).

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A equipe de psicólogos holandeses estudou o comportamento em dois grupos de pessoas. A idéia era verificar como funciona o princípio de tomar uma decisão sem atendimento. Um grupo teve quatro minutos para escolher um carro a partir de uma lista com diferentes atributos, incluindo o consumo de combustível e o espaço para as pernas. O outro grupo esteve ocupado resolvendo quebra-cabeças para manter sua consciência ocupada antes de tomar a decisão:

55% do grupo consciente selecionou o melhor carro baseando-se em quatro aspectos, enquanto só 40% do grupo inconsciente elegeu a opção de carro correta.
No entanto, quando o experimento foi levado a um nível mais complexo, utilizando 12 características do carro a percentagem de sucesso do grupo consciente caiu a 23%, enquanto 60% do grupo que tomou uma decisão inconsciente acertou.

Satisfação: a pesquisa sustenta que o cérebro consciente serve para tomar pequenas decisões. Um segundo estudo esteve baseado num grupo de consumidores e seu nível de satisfação ao comprar produtos como acessórios para a cozinha e vestimenta. Também foram interrogados sobre suas opções de compra de produtos mais complexos como móveis. A pesquisa mostrou que os clientes que tomaram decisões conscientes se mostraram mais satisfeitos depois de comprar produtos simples e menos conformes no caso de produtos de maior envergadura (Artigo: de clientes a compradores compulsivos).

É melhor tomar uma decisão com pensamento consciente no caso de opções simples, mas deixar que atue o pensamento inconsciente quando a decisão é complexa.

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