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Sampling: tendência em Marketing direto

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O sampling está se convertendo numa das ferramentas mais utilizadas do marketing direto. A distribuição de amostras permite poupar custos, dar a conhecer um produto, e sua principal vantagem é que encurta o período decorrido entre o primeiro contato e a compra do produto. As empresas de artigos de consumo foram as primeiras que encontraram nesta ferramenta uma de suas melhores armas para eliminar as possíveis reticências de seus clientes para o desconhecido (ARTIGO: Questionário Universal sobre Marketing Direto).
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Mas outros setores se foram somando pouco a pouco e agora podemos provar quase qualquer tipo de produto, desde um refrigerante até um carro ou uma aplicação informática. Determinar quantas vendas pode atrair um sampling é difícil
(ARTIGO: O sampling como ferramenta promocional).

Mas segundo dados da empresa Carbe o índice de recordação de uma marca cuja mostra de produto foi enviada por correio é de 66% ao 93%
A intenção de compra do 18% ao 30%.
E a compra efetiva do 10% ao 26%.

O sampling é geralmente utilizado no lançamento de novos produtos, mas também é recomendado para o recordação de produtos, reforço de vendas, produtos difíceis ou de caducidade imediata e quando se querem utilizar conceitos diferentes no reconhecimento da marca. Uma ação deste tipo pode desenvolver-se através de diferentes vias (ARTIGO: O efeito aperitivo nos consumidores).
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Adaptando-se ao formato do produto, o sampling pode fazer-se no ponto de venda, através do envio de amostras, por correio, em revistas, através de outro produto ou na rua. Para um correto desenvolvimento da campanha, devem atender-se diversos aspectos, tais como a identificação do target e o lugar correto para dirigir-se a ele. É importante também otimizar ao máximo cada entrega e ter em conta o preço do artigo promocional. Pode-se aumentar a notoriedade introduzindo elementos de animação e visualização. Ademais, acompanhar a amostra com um vale de desconto pode incentivar ainda mais a compra. Os estudos revelam que as possibilidades de compra aumentam em 180% se une o vale de desconto a uma mostra. É aconselhável que antes de lançar uma campanha deste tipo, realize-se um teste numa determinada zona em pequena escala, e depois estendê-la se funciona
(ARTIGO: ATÉ TERMINAR OS ESTOQUES... Tudo a R$: 9,99).

Quer que os consumidores comprem seus produtos?: presenteie um grátis. Um novo estudo realizado por Arbitron Media Research e publicado pela prestigiosa publicação Brandweek assinala que o velho sampling funciona: 35% dos consumidores que provam uma amostra adquirem o produto nessa mesma compra, segundo o estudo e 58% assegurou que comprariam um produto novo uma vez provado. O Sampling, que chega a 70 milhões de consumidores cada trimestre em EUA, é efetivo tanto para criar novos clientes como para estabelecer uma relação com os consumidores que já o provaram antes, afirma Carol Edwards, uma das responsáveis de Arbitron. A enquete, dividiu aos consumidores em 3 segmentos:

Adquiridos: aqueles para os que o produto era novo.
Convertidos: aqueles que desejavam comprar o produto depois de prová-lo.
Retidos: os que já tinham comprado o produto.

85% dos retidos que tinham recebido amostra disseram que comprariam de novo o produto frente a 60% dos convertidos.
47% afirmaram que agora optariam por comprá-lo.
28% dos entrevistados tinham recebido uma mostra nos três meses anteriores. Desse grupo, 64% aceitaram a mostra.
E a revelação mais surpreendente: 24% asseguraram que comprariam o produto que tinham recebido uma amostra em lugar dos que inicialmente iam comprar (ARTIGO: Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (01)).

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ARTIGO RECOMENDADO:

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Se você não puder medir não faça

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