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Foi um prazer lhe atender!

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sala dos artigos de atendimento

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Não basta com uns sorrisos e um letreiro que diga: "Obrigado, Volte Sempre! A geração de lealdade exige um compromisso que chega até os ossos da organização; O cliente é prioridade número um, diz um gerente comercial; O cliente é o rei, ilustra-o graficamente um executivo varejista... Mas apesar de suas declarações rimbombantes, seguem perdendo clientes por seus baixos níveis de satisfação (Artigo: Churn: Como reduzir o abandono de clientes).
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Preocupar-se pelo cliente é bem mais que o atender com um sorriso e servir-lhe um aperitivo enquanto espera na fila do restaurante. O artigo: Magnifying customer focus da AMA - American Management Association apresenta uma enquête reveladora das maneiras em que atuam as empresas realmente focalizadas no cliente. Algumas pautas a seguir:

Sempre cumpra com as promessas feitas aos clientes.

Contate-se regularmente com os principais clientes. Fale com eles. Peça-lhes conselhos.
Se se propõe pôr ao cliente num pedestal, faça-o seriamente, inclusive quando isso implique resignar resultados financeiros de curto prazo.

Coloque para fora seus dotes de líder. Convença aos funcionários de todas as áreas e níveis, que trabalhar para o cliente é trabalhar para eles mesmos.

Em definitivo, adverte o estudo da AMA, construir uma empresa orientada para o cliente exige instaurar uma cultura da satisfação. No máximo, uma estratégia de atendimento ao cliente baseada nos sorrisos só tem um impacto de curto prazo: acreditar que assim podem obter-se clientes fiéis é um insulto à inteligência do mercado (Artigo: Lealdade = BOA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO + IMAGEM).
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A única forma de criar as condições para uma lealdade sustentável, adverte o estudo da AMA, exige uma transformação cultural em todas as áreas da empresa, com especial ênfase nas políticas de capital humano. As empresas preocupadas pelos clientes, nunca perdem de vista uma velha máxima do management: os funcionários tratarão aos clientes exatamente da mesma forma em que a empresa os trata
(Artigo: Trate seus funcionários como espera que eles tratem seus clientes).

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