1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

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Como melhorar o atendimento telefônico

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artigos de atendimento - artigos de vendas  -  artigos de representação

Atender displicente ou incorretamente aos compradores de seus clientes, pode fazer que estes corram para os braços de seu concorrente. Se tanto trabalho teve para conquistar um lugar ao lado deles, porque deixar que eles vão embora justamente agora que iriam começar a deixar resultados...?

Ensine sua equipe a eleger as palavras corretas para que seus clientes não se afastem. O atendimento ao cliente é bom reflexo de como é sua empresa. É essencial que você implemente adequadamente estratégias de suporte para cada uma das fases de atendimento, para quando seus clientes precisem falar com sua empresa (Artigo: NÃO PERDA VENDAS NO TELEFONE).

como fazê-lo?: utilizando as palavras adequadas para deixar satisfeitas os clientes. Existem algumas técnicas ou frases feitas utilizadas com bastante freqüência pelos centros de atendimento ao cliente e call centers das grandes companhias, que ao que parece são apropriadas (na cabeça deles), mas que são digeridas de forma negativa pelos clientes. No seu caso em especial, o que recomendamos é primeiro estudar as ocorrências comerciais dos últimos meses (artigo: como atender os clientes com qualidade).

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Dessa forma saberá que necessidades e problemas reportaram seus clientes, para poder assim planejar quais as respostas que deve ter em cada caso de acordo com seu novo plano de qualidade no atendimento. Ter esse planejamento escrito, lhe permitirá montar um plano de ação para o suporte e atendimento aos clientes, em cada caso e para cada área, além de que lhe permitirá conhecer onde e quem origina as ocorrências e quais as causas. O mais importante é que veja os exemplos abaixo e conheça o que não deve dizer aos clientes (artigo: Qual é a melhor hora e dia para fazer prospecção telefônica?).

É política da companhia: aos clientes não lhes interessam as políticas ou regras da organização. Entenda, 95% das políticas estão feitas para 5% dos clientes que sempre pedirão a exceção. Normalmente não fazemos isso...". Você está ai porque pediu para o clientes que lhe elegesse entre milhares de outros fornecedores, então agora não queira se livrar da batata quente, jogando ela de volta para seu cliente (artigo: Você REALMENTE ouve os seus clientes?).

Na sua empresa a única Política viável, é "solucionar o problema". Sua campanha não pode ser até o momento da Venda, mas em todo o ciclo comercial que a relação com o cliente esteja ativa. Isso que muitos entendidos chamam de fidelização, que nada mais é que fazer sentir ao cliente, que pode contar com você em qualquer momento e para qualquer problema.

Isso não pode acontecer: é como dizer-lhe ao cliente que está mentindo, ou que não soube dar bom uso, ou que é um azarado. Ainda quando você pense que a situação não ocorreu, nunca terá exatamente a mesma experiência que o cliente e por tanto não deve prejulgar o fato. Para que o cliente se senta a gosto, peça desculpas e diga: lamento que tenha tido essa experiência. Permita-me analisar o problema para dar-lhe uma solução o quanto antes. Somente com essas poucas palavras, o cliente se sentirá defendido em sua má experiência com o produto ou serviço que comprou de você, e estará seguro que fez um excelente negócio e ganhou um ótimo parceiro, porque você está ai para dar solução ao problema, no menor tempo possível (artigo: como aumentar suas chances na venda).

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Não sou o responsável: sim você é o responsável, porque você trabalha na empresa que vendeu o produto e ou serviço, então nada de se esconder ou correr o corpo. O cliente realmente não lhe perguntou o nome do culpado e não lhe interessa saber quem é o responsável. Ele só quer que se retifique uma situação. Se o cliente comprou de sua empresa, o responsável é você sua equipe, não deixe que ninguém coloque a culpa no outro, isso depois você poderá verificar internamente e tomar as medidas para que não volte a se repetir. Diga para o cliente: com todo prazer lhe ajudarei, ou se você não sabe como solucionar, diga: Permita-me chamar agora um técnico para que o atenda com mais qualidade e agilidade para solucionar o problema. Isso indicará uma disposição de sua parte de ajudar e obter ajuda para que o cliente tenha solucionado o problema como ele espera e deseja (artigo: Não desista dos clientes insatisfeitos).

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Caiu o Sistema:  se tem um "sistema instável" que cai seguidamente, ou que não consegue acessar porque a conexão a internet está péssima, está num sério problema. É melhor não deixar que o cliente saiba disso, porque senão entenderá que está com problemas muito mais sérios do que pensava. A pessoa que registra os dados não é um computador, ela tem dedos, sabe escrever e deve ter caneta e papel do lado "por via das dúvidas". Colocar a culpa no computador, no sistema ou no acesso a internet, é tão ruim como culpar a outra pessoa ou a outro departamento. O correto é dizer: "sinto muito que tenha tido este problema. Não tenho acesso ao seu registro neste momento, mas estou apontando as informações aqui na minha mesa, e darei seqüência imediata para resolver seu problema o quanto antes possível e lhe retorno com a solução no menor tempo possível (artigo: Não é trabalho do cliente lembrar de você).

O que antes se fazia com papel e lápis, hoje se faz com um sistema, mas isso não quer dizer que porque tenha um sistema que cai, falta de acesso internet, ou não consiga registrar a informação, deve pedir para o cliente retornar em outra hora para informa o problema. Nada pode ser motivo para que o cliente informe seu problema e você anote as informações de que precisa para solucionar

Quem fala?: a reação automática do cliente é responder dizendo; "que lhe importa". Uma forma mais agradável de fazer esta pergunta é pedir o nome e empresa, para poder registrar o fato e dar seqüência ao registro e conseqüentemente dar solução ao problema. Desta maneira a pessoa que está ligando pode controlar a situação e decidir se revela seu nome ou não. Lembre, não é um inquérito policial, é uma oportunidade que o cliente está lhe oferecendo de conhecer onde está falhando o serviço de sua empresa, é isso uma clara forma de que sua qualidade de serviços aumente, já que ao saber quais os principais problemas que se originam, possa tomar medidas para corrigir a origem dos problemas e com isso diminuir as queixas, insatisfações e os custos inerentes do departamento de administração a clientes, elevando a taxa de satisfação de clientes (artigo: A Regra de Ouro).

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De que se trata?: se trata de que sua empresa errou e que está quase perdendo um cliente. Se trata de que o cliente adquiriu um produto ou serviço e que pagou por ele, e agora tem que lhe avisar que você errou. Então seja agradecido, amável e carinhoso com este cliente que em vez de lhe processar por quebra de contrato, está lhe dando a chance de reparar o erro e solucionar o problema, com o custo mínimo possível. Por isso não deve fazer perguntas de confrontação, ela simplesmente deve ser reformulada para que o cliente não se sinta afrontado ou ameaçado. Diga de forma suave: "De assunto se trata e deixe o cliente explicar tudo e vá anotando. Essa é uma forma bem mais amável e faz que a pessoa que chama se sinta cômoda. Novamente está em controle da conversa.

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Um minuto, estou verificando: mais um minuto ainda vai pedir para o cliente ? Já não foi suficiente o cliente ter que parar com sua coisas para ligar para sua empresa, e ainda você lhe pede mais 1 minuto ? Sempre que seja possível, dê a resposta no ato, se não tiver como solucionar ou dar suporte, confirme o telefone ou e-mail principal do cliente para contatar daqui a quantos minutos você precise para resolver e retorne a ligação. Tempo é ouro, e se você já vendeu para esse cliente, quer dizer que já ganhou na venda, então nada mais justo numa relação comercial, que ambos compartam esse custo. O cliente ligou para lhe comentar um problema e ter solução, agora é sua vez de lhe retornar e mostrar que está muito interessado em prestar um excelente serviço de atendimento. Explique para o cliente: A resposta e solução pode me levar alguns instantes (o tempo que saiba que leva solucionar) e lhe retorno pessoalmente com a resposta, seu fone principal é: 9999 9999 e seu e-mail principal é ddd@ddd.com.br, ou quer que lhe contate por algum outro? Caso o cliente entenda que quer esperar na linha, perfeito, explique quanto tempo irá demorar em retomar a ligação (artigo: communication skills - destrezas na comunicação).

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Não podemos fazer isso: mas não foi isso que disseram para ele no momento da venda, porque se assim fosse jamais teria comprado de sua empresa. Então, nada de se esquivar do problema, porque ele é seu, Se o cliente ligou pedindo solução, está na sua mão dar ela e deixar o cliente feliz de ter você como fornecedor. Recorde dizer-lhe ao cliente o que você pode fazer e o que não pode fazer. Nesse caso dizer; "Essa é uma muito boa pergunta. Nós podemos"... Ofereça soluções, alternativas, formas de consertar e solucionar o problema, nada de se lavar as mãos com esquives de algo que é sua responsabilidade. Quanto mais destro seja na solução, maior fidelidade terá de seu cliente e maiores vendas obterá. O cliente não quer tirar vantagem de você, quer apenas que cumpra com o prometido no momento da venda para se sentir realizado e confiar em você para ai sim, ser-lhe fiel comercialmente. Esse é o maior segredo nas relações: Não faça ao outros, aquilo que não queres que te façam. Isso para qualquer relação é sinônimo de saúde e vida longa (artigo: ANOS PARA CONQUISTAR E SEGUNDOS PARA PERDER).

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LEMBRE... É O serviço, e não o preço, QUE provocam o abandono: contrariamente às crenças da maioria das empresas, é o fator serviço, e não o fator preço, o detonante do abandono de clientes, numa terminante maioria dos casos. Apenas para lembrar dos passos básicos no atendimento aos clientes:

Ocorrências comerciais corporativas:

Escutar e guardar silêncio enquanto o cliente apresenta seu problema.
Seguir o script de perguntas que identificarão a origem do problema.
Registrar os dados do cliente e do problema num formulário próprio.
Pedir desculpas se o exposto tiver lógica e o cliente tiver razão.
Agradecer o fato de o cliente ter ligado e fornecer um prazo para resposta prometendo retornar.
Envia a ocorrência comercial para o depto, mantendo follow up.

Queixas pessoais e/ou aspectos de insatisfação:

Agradeça à pessoa por sua iniciativa.
Se cometeu alguma falha, reconheça-o.
Desculpe-se caso seja necessário. 
Prometa fazer algo a respeito e depois faça-o.
Tome as medidas necessárias para corrigir as falhas apontadas.

Queixas escritas:

Seja muito, muito rápido na resposta. 
Agradeça ao cliente; mostrando que entendeu sua queixa e desculpe-se. 
Relate ao cliente a respeito das providências já tomadas ou que irá tomar. 
Seja simples, mas específico. 
Seja simples, mas específico. 
Supere as expectativas dos clientes. 
Faça follow up para confirmar se o problema foi resolvido e Comprove a satisfação do cliente.

As empresas que cuidam de seus clientes com informação e conhecimento, obtêm o sucesso econômico. Os clientes procuram simpatia, eficácia e rapidez no atendimento, em troca do seu dinheiro. Quando uma empresa conta com um serviço de atendimento ao cliente especialmente bom:

Costumo recomendar esta empresa a amigos e familiares (15%)

Quando se me proporciona um bom serviço me sento mais unido à empresa (18%)

Quando uma empresa me dá um bom serviço volto a comprar-lhe habitualmente (18%)

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artigos recomendados:

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ALGUMAS técnicas PARA VENDER PELO TELEFONE...    -    Churn: Como reduzir o abandono de clientes?

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