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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Clientes ruins se perdem por preço

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sala dos artigos de atendimento  -  sala dos artigos de serviços

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Clientes imperdíveis, pelo péssimo serviço (ditado popular). Um dos segredos das empresas que se consagram é a forma com a qual tratam aos seus clientes, se isto falha, o futuro pode ser incerto. Quando foi a última vez que pensaram na importância que tem o atendimento ao cliente em sua empresa? Este departamento vai além da engrenagem para a organização, é parte da cultura empresarial (ARTIGO: Melhorando a experiência no atendimento a clientes).
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Em realidade, o setor de serviços inclui atendimento médico, call centers, as operações de venda a varejo, restaurantes, hotéis e bares, compras online, as seguradoras, bancos e entidades que de alguma forma financiam os clientes a Disney, isto é, financia cada negócio. Acredito que se aplica a todas as empresas e organizações, incluído o governo. Todos servimos a alguém! A seguir, oito regras infalíveis que nos ajudarão a melhorar o serviço segundo Lee Cockerell, ex diretivo de Disney World:

O sac: serviço de atendimento ao cliente não é um departamento: é importante desmitificar o departamento de "SAC - Serviço de atendimento ao Cliente", este deixa de ser onde os compradores e clientes vão por problemas de queixas e se converte numa responsabilidade pessoal. Fortalecer ao departamento precisa um involucramento de toda a empresa, conquanto é verdade que não todos têm contato com um cliente, todos aqueles componentes da empresa deveriam de tratar a seus vendedores, credores, fornecedores, entre outros, com respeito e sinceridade, clave para tornar um área como esta, estratégica (ARTIGO: Como melhorar o atendimento telefônico).
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Não passe por alto as coisas básicas: não podemos esperar fazer um home-run antes de dominar o bate de beisebol (dar a volta completa no campo de baseball sem erro algum). As grandes empresas podem esquecer que as pequenas coisas são substanciais para uma boa operação, mas estas podem ser a diferença entre "quase" chegar à meta e "atingir os resultados" (não existe quase grávida) (ARTIGO: A Regra de Ouro).

Por que?: porque para o cliente as pequenas coisas são importantes. Hospitalidade, esmero, comunicação assertiva, atendimento e conhecimento, são os fatores essenciais para reencontrar os aspectos básicos de sua empresa.

seja e Pareça eficaz: Cocker era gerente do restaurante no Hotel Marriott, na cidade de Filadélfia, num dia comum entraram às instalações, J.W. Marriott e sua mulher, Alice. Marriott lhe perguntou: "é você o gerente do restaurante?", ao que Cocker assentiu... Então, Por que não corta o cabelo e se arruma como corresponde a um gerente?, perguntou Marriott. Ainda que pareça claro, a "aparência" é um dos primeiros ganchos para conseguir respeito e obediência. Desta forma, assegura que a primeira impressão para um atendimento adequado é a energia com a que atendemos as necessidades do cliente, desta forma não só amenizamos o momento de felicidade e entusiasmo, senão pareceremos completamente eficientes (ARTIGO: Como atender os clientes com qualidade).
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Atue e seja sempre profissional: nem tudo o que brilha é ouro. Para fazer a diferenciação há que lembrar que é diferente uma pessoa que ocupa um posto profissional e alguém que atua profissionalmente. O profissionalismo não consiste na formação, o título do cargo ou o nível de remuneração, senão em como você se comporta, especialmente em presença do seus clientes, passageiros e pacientes. Os profissionais chegam ao trabalho motivados pela paixão de sobressair, independentemente do nível de responsabilidade o remuneração que tenham. Profissional é Profissional!
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seja um expert em criar experts: a situação é simples, se você fosse um paciente de algum hospital de prestigio, preferiria ser operado por um cirurgião especializado ou por um médico iniciante? A resposta é única: pelo cirurgião especializado! Por isso Lee Cockerell recomenda instruir a todo o pessoal da empresa a respeito de tudo o que faz, desde a declaração de sua missão e filosofia, até sua linha de produtos e serviços. O colaborador deve sentir-se identificado com sua empresa, deve estar inteirado de todos os grandes movimentos e sentir-se parte deles. As companhias com uma reputação de serviço excelente formam e desenvolvem constantemente a seus funcionários, desde que ingressam até que se vão (ARTIGO: Como encantar seu cliente).
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Trate os clientes do mesmo modo que trata a seus parentes: bem dizem que os clientes são como a família, sem sua lealdade e confiança, o futuro pode ser horrível. Para Lee Cockerell, cada um dos clientes, seja grande ou pequeno, é único; com necessidades e exigências específicas às que se deve satisfazer. Desta forma, a clave é a amabilidade e a cordialidade, mas desde abaixo, tratando aos gerentes, diretores, colaboradores e clientes da mesma maneira. Esta é a regra de ouro: "trate a seus funcionários como espera que eles tratem a seus clientes".
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Seja um imitador: as boas empresas sempre aprendem coisas essenciais das grandes companhias. Aí está o caso do mouse dos computadores: "quem o inventou?" Muitos assegurariam que foi Apple, com Steve Jobs, no entanto, não foi assim. A empresa que inventou estes aparelhos foi IBM, mas Jobs foi quem viu o potencial da tecnologia, adaptando o desenho e fazendo voar a imaginação dos consumidores. Para melhorar o atendimento ao cliente, a dinâmica é a mesma: observe o exemplo das grandes empresas, analise que ações poderia imitar em sua companhia e faça-o. A imitação não só é a forma mais sincera de afagar e mimar o cliente, também é uma maneira eficiente de progredir no que um faz (ARTIGO: A história da marca Campari).
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Conheça a diferença entre necessidades e desejos: se queremos que nossos clientes voltem, não é suficiente dar-lhes o que precisam; também tem que lhes dar o que realmente desejam. Atender a cada um dos clientes de maneira especial pareceria que fora um luxo, no entanto, é mais do que uma necessidade, é o desejo que eles têm! Para que esta dinâmica funcione, nos recomenda os seguintes pontos:

Faça-os sentir especiais...
Trate-os como pessoas...
Mostre respeito por eles...
Sempre mantenha-os atualizados e bem informados...

Lee Cockerell

ex diretivo de Disney World

autor do livro: "Coloque magia em sua empresa"

Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR

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artigo recomendado:

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Como melhorar o atendimento telefônico

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