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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Os 8 momentos da venda

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sala dos artigos de vendas  -  SALA DOS ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

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A arte de vender é quando o cliente compra sem notar que lhe tenhamos vendido. Existem vendedores que manipulariam qualquer situação para fechar uma venda e a custa de qualquer coisa. Se soubessem que a venda com sucesso é todo o contrário! Um vendedor honesto constrói relações com clientes a longo prazo com maior freqüência do que um vendedor manipulador (Artigo: Qual será a sua próxima venda?).

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A base da venda de sucesso é a construção de confiança que se vai criando no processo de compra. O construtor dessa confiança é o comercial quem ajudará a minimizar os temores do comprador na hora da tomada de decisão da compra. Os passos para criar esta confiança os definimos nos "8 momentos da venda":

O NÃO VENDER: o primeiro momento da venda é o "não vender", já que devemos escutar para compreender a necessidade do cliente e a visão de seu negócio que são a chave do entendimento profundo da razão de compra e de poder satisfazer as necessidades, além de construir relações de negócios duradouras. Algumas dicas:

Escutar ao cliente
Fazer perguntas
Captar a necessidade do cliente
Não tratar de "só" vender na primeira visita
Procurar "os detalhes", Entender o negócio de nossos clientes

Por que existem, Que necessidade satisfazem, Que podemos fazer para ajudar-lhe a satisfazer essas necessidades, etc.

A PERGUNTA: neste segundo momento da venda, é importante formular perguntas abertas e fechadas antes da primeira visita, na busca da necessidade do cliente, na apresentação inicial, na proposta de negócios (Artigo: Nem todos os clientes são iguais).

Aberta: obter uma idéia da situação em geral, Entender as necessidades.

Fechada: específica, obtenção de dados.

A ANÁLISE: fazer uma análise dos pontos fortes e fracos da concorrência e de nossa empresa com respeito ao projeto específico em questão é outro momento da venda. Bem como entender:

Por que nós?, Qual é o fator determinante que nos diferencia do resto? (Produtos e serviços, ou Cliente ou Concorrência ou Projeto em questão ou Mercado).

A SELEÇÃO: este momento da venda é de suma importância, seremos seletivos já que filtramos os prospectos, sejam bons ou ruins, está comprovado que podemos aumentar nosso índice de sucesso ao menos em 30% após filtrar. A seguir mostramos as perguntas que devemos fazer-nos na seleção para validar a veracidade do prospecto e a probabilidade de converter-se em cliente:

Como nos inteiramos?

Existe oportunidade?

Podemos competir?

Podemos ganhar?

Vale a pena?

A ESTRATÉGIA: estratégia da primeira visita. Devemos levar em conta:

Quem estará por parte do cliente?
Que dizer e em que ordem?
Que precisamos saber do cliente?
Que queremos fazer na visita, ao entrar e ao sair?
Como romper o gelo?

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Estratégia da apresentação

Qual é o objetivo? (Persuasiva ou Informativa)
Que elementos deve de conter?
Qual é a Audiência?
Que queremos fazer na visita, ao entrar e ao sair?
Como romper o gelo?

Estratégia da proposta:

Quais são os tomadores de decisão que avaliam a proposta?
Que elementos deve conter?
Qual é a audiência?
Que queremos incluir e o que não, na proposta?
Como romper o gelo?

O PLANO: este momento da venda o podemos visualizar como a soma de todos os momentos num mapa de ação:

Que passos a seguir?
Em que seqüência?
Com quem e como?

A AÇÃO: esta é a diferença entre uma venda de sucesso e uma péssima venda. Devemos conhecer:

Quando é o momento da ação

Não esperar a que o cliente nos diga "Sim"

Ajudar ao cliente a tomar a decisão

O FECHAMENTO: este é um momento da venda que se converte num "MOMENTO DE FECHAMENTO" e estas são as características:

Pontual, Específico ou Enfocado ao detalhe.

Habib Chamoun Nicolas.

é autor de vári livros: "Desenvolvimento de Negócios", "Trato Feito

Guia para uma negociação sem falhas" e "VENDER SEM MANIPULAR?"

Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR

artigo recomendado:

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Há algo na proposta que nos impediria seguir avançando?

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