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Todas as guerras acabam

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A questão crítica é "como?". Os departamentos de marketing e de vendas das empresas têm uma relação explicita de "amor e ódio", precisam um ao outro mas não podem deixar de brigar, tal e como aparece no periódico Expansão. O problema é que o perfil destes profissionais é muito diferente: enquanto o responsável de vendas está mais orientado ao cliente, o de marketing trabalha mais na análise do produto encerrado em seu escritório (Artigo: Quando os gerentes se convertem em inimigos mortais).

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A incompatibilidade que há entre ambas dedicações é tão visível que foi estudada numa enquête da maior consultoria global em força de vendas Aberdeen Group, dedicada a responsáveis de marketing por um lado e vendas pelo outro. Os resultados falam por si sós:

45% dos entrevistados pensa que a colaboração entre ambos departamentos não funciona.

Os profissionais de marketing se queixam de que em 80% dos casos, seus relatórios não são utilizados pelos responsáveis de vendas.

A percepção que cada um destes profissionais tem de si mesmo não poderia ser mais díspar:

Enquanto os responsáveis de marketing não se sentem suficientemente valorizados por suas empresas, os vendedores se sentem indispensáveis.

Muitas vezes vão ao ponto de que primeiro se criaram os departamentos para vender os produtos, já que sem eles não teria empresa, e os de marketing foram muito posteriores. A verdade é que, ainda que ambos departamentos choquem, devem esquecer essas brigas, deixar de competir entre eles e trabalhar juntos para conseguir os melhores resultados possíveis para suas empresas. Por isso, muitas companhias decidiram separar ambos departamentos (Artigo: Comentários impensados, Profissionais ofendidos!).

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Ambos representam um área de conflito natural porque no século XXI não faz sentido seguir fazendo o marketing das 4 P (produto, ponto, promoção e preço) com as necessidades de um mercado globalizado. Para adequar-se à mudança, o que as empresas têm que fazer é reestruturar-se para adaptar-se ao que seria uma frutífera união entre ambos departamentos (Artigo: delegando responsabilidades a sua equipe comercial).

Para que esta reestruturação chegue a bom porto, se recomenda é designar um único responsável de marketing e vendas que supervisione e coordene às duas equipes. Também o melhor é criar um plano de incentivos para os profissionais do marketing similar ao dos vendedores.

 

 

ARTIGO RECOMENDADO:

 

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