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Os 10 mandamentos de Google para o desenho

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Aparecer nas primeiras posições de Google é garantia de receber um importante fluxo de visitas, não é nenhuma novidade. As empresas de qualquer segmento e atividade comercial conhecem perfeitamente esta dependência e se esmeram por melhorar suas estratégias de "SEO - Search Engine Optimization" e "SEM - Search Engine Marketing" para destacar-se nos resultados do procurador, conscientes de que aparecer além da primeira página, praticamente lhes condena à invisibilidade (Artigo: Estatísticas que ajudam a melhorar as vendas).
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Mas para destaca-se em Google, nem tudo depende da programação de códigos ou da compra de palavras chaves, também há que ter em conta elementos relacionados com o desenho da web. O Google User Experience, uma equipe de trabalho que estuda a forma de elaborar desenhos eficazes, elaborou um decálogo de mandamentos para que uma página seja "googleable" e satisfaça tanto aos usuários como aos critérios de qualidade que exige o procurador. Estes são os dez princípios a ter em conta:

Centrar-se nas pessoas: um produto bem desenhado deve ser útil para o dia a dia dos usuários. De nada serve incluir tecnologias mirabolantes ou aplicações brilhantes mas inúteis, se não se cobrem as necessidades dos usuários.

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Cada segundo conta: o tempo é um bem escasso e valioso, e por isso uma página deve carregar-se com rapidez, destacar o conteúdo mais relevante, e evitar clics ou passos que não contribuem nada.

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A simplicidade é chave: a simplicidade é o segredo de muitos elementos de um bom desenho, incluindo a facilidade de uso, a velocidade, o atrativo visual e a acessibilidade. Os melhores desenhos são aqueles que incluem só o que os usuários demandam.

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Atrair aos veteranos, enganchar aos novos: um bom desenho deve convidar a que novos usuários o provem, oferecer-lhes ajuda se a precisam, e criar aplicações simples e intuitivas. Ao mesmo tempo, deve ter o nível de complexidade suficiente para aqueles mais experientes que demandam funcionalidades avançadas.

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Atrever-se a inovar: um desenho correto sempre é necessário e aceitável, mas é o elemento da imaginação o que o pode converter em único (Artigo: tome cuidado com o que pergunta aos seus clientes).

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Desenhar para o mundo: internet abre a possibilidade de que infinidade de pessoas acedam a nosso produto de muitas  formas diferentes: conexões rápidas ou lentas, diferentes versões de navegadores, desde um celular ou um PC, etc. O objetivo é criar um produto universalmente acessível.

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Pensar nas necessidades presentes e futuras: quando um produto é rentável graças ao Google, deve tentar manter esta rentabilidade sem interferir nos interesses dos usuários. Google afirma que nunca tentaria aumentar seus rendimentos de um produto se isso significa reduzir o número de usuários no futuro.

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Alegrar a vista sem distrair a mente: a primeira impressão é fundamental para que um usuário confie no produto e volte no futuro. Se a isso lhe acompanha uma estética minimalista que não distraia ao usuário de seus objetivos, muito melhor (Artigo: ).

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Ganhar a confiança do usuário: isto se obtém a partir de elementos básicos, como uma interface eficiente e profissional, facilidade para voltar atrás em qualquer ação, espaços publicitários claramente delimitados, uma terminologia bem definida e poucas surpresas para o usuário.

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Adicionar um toque humano: os textos e o desenho devem ser próximos e familiares, e não aborrecedores, fechados ou arrogantes. A idéia é oferecer ao usuário ajuda da mesma maneira que o faríamos com o vizinho.

Por suposto, o decálogo conclui com o reconhecimento de que nenhum produto é perfeito, e que todos precisam de uma revisão e um feedback constantes para seguir melhorando (Artigo: CONVÉM aumentar a variedade de produtos?).

artigo recomendado:

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Qual é a sua prioridade quando o assunto é servir aos clientes?

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