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Fazer uma campanha de mailing sem marketing?

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É como piscar para alguém no escuro... Você sabe o que está fazendo, mas ninguém mais sabe disso (Stwart H. Britt). A personalização das mensagens não é suficiente para assegurar o sucesso de uma estratégia. Adaptar os correios eletrônicos publicitários ao perfil do consumidor não é suficiente para assegurar o sucesso de uma operação de marketing, assinala a Prof. Tiffany Barnett White, PhD em marketing num estudo da Univ. de Illinois. A tecnologia não basta e terá que contar com o emocional para que a estratégia tenha sucesso, o que constitui todo um desafio para os diretores de marketing das grandes empresas. A realidade é que a personalização das mensagens mal influi no interesse que possam acordar as propostas comerciais sobre os clientes (Artigo: TODOS DEVEMOS IMPLEMENTAR MARKETING).

O estudo derruba o mito de que uma mensagem comercial entra melhor na mente de um potencial cliente se está enfeitado com informação pessoal porque em realidade esta personalização tem a maioria das vezes o efeito contrário. Quando as mensagens são personalizadas, mas carecem de valor e justificativa, têm efeitos não desejados, assinala a diretora da pesquisa, Tiffany Barnett White.

Se isto ocorre, as mensagens podem ter um efeito boomerang e criar uma imagem negativa da empresa, particularmente quando se compra a um fornecedor uma base de dados personalizada e se aproveita para promover produtos no mercado. Não funciona. Ainda que a personalização tem muito sentido quando um consumidor facilitou seus dados a uma fonte fiável para receber ofertas comerciais ou informação sobre produtos afins a seus gostos e preferências, a situação muda completamente quando essa informação é utilizada por outra fonte para realizar outras ofertas, assinala o estudo, porque os clientes se retraem ante estas mensagens e se sentem manipulados (Artigo: Como encantar seu cliente).

Não só tecnologia: o estudo assinala a respeito que a tecnologia, por muito avançada que esteja, não serve para nada se não se têm em conta os aspectos psicológicos das pessoas. A grande tendência do mercado foi, em primeiro termo, a evolução de um marketing comercial a um marketing relacional e, numa segunda fase, do marketing relacional a um marketing emocional. Esta evolução implica também ao e-marketing. O que este estudo mostra é que o cliente quer que se ocupem mais dele do que de vender-lhe algo e que o grau de personalização é menos importante se a oferta tem valor por si mesma e se apresentar utilizando adequadamente os dados pessoais do destinatário final, sem chegar a manipulá-los.

Se a oferta é valiosa e justificada, o nível de informação pessoal não importa, as empresas não são melhores pelo fato de dispor de toda a informação pessoal de milhares de pessoas.

Os resultados desta pesquisa são surpreendentes porque se baseou na utilização do correio eletrônico a partir de dados de caráter pessoal facilitados voluntariamente, e que não foram extraídos de cartões de crédito ou de bancos de dados. Ainda que os consumidores ofereceram voluntariamente sua informação, assinalam os pesquisadores, isso não quer dizer que tenham dado a ninguém um cheque em branco a respeito de como usá-la. Não desejam ser bombardeados com informação pessoal a não ser que disso se derive uma proposta relevante para seus interesses (Artigo: A sua Propaganda representa a sua Empresa?).

Contar com as emoções: o estudo se centrou exclusivamente nas respostas das mensagens enviadas com diferentes níveis de personalização, pelo que se precisa seguir aprofundando para determinar se no e-marketing há que abandonar totalmente a personalização para centrar-se exclusivamente em ofertas de valor. Ainda que o estudo não pode considerar-se conclusivo, adverte que a questão não é só dispor da ferramenta adequada (capacidade de enviar milhares ou milhões de correios eletrônicos personalizados), senão que também e sobretudo há que ter em conta o que pensam e sentem os destinatários.

O diretor de marketing tem que pensar na psicologia, além de na tecnologia, e ter uma percepção dos valores dos consumidores antes de desenhar as mensagens personalizadas.

O estudo adverte que sem esta percepção dos valores dos consumidores, os correios personalizados podem ter um efeito duplamente negativo: não só que seja irrelevante para o destinatário, senão que ademais decida emigrar a outras empresas que não manipulem seus dados pessoais para ofertar-lhe produtos que não têm do que ver com sua vida (Artigo: VALE A PENA DISTRIBUIR PANFLETOS NA RUA?).

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