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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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A diferenciação é a chave para evitar a guerra de preços

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sala dos artigos de estratégias

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Pode-se competir num mercado sem cair nessa guerra que diminui os ganhos de todos os competidores? Quando um negócio entra a competir dentro de um mercado, pode tirar clientes dos competidores e obter diferentes resultados com estes clientes; assim como é possível que fique com uma grande fatia do mercado, mas também é possível que não obtenha lucros, devido à guerra de preços que o fizeram chegar ao limite e vender seus produtos pelo mínimo. Mas também está a possibilidade de estudar o mercado antes de entrar nele pensando em produtos diferenciados, que não sejam superados ou igualados pelos concorrentes e, portanto, pouco sensíveis às mudanças de preço, para assim abrir o caminho para conquistar os clientes, sem cair nas guerras de preços e obter o lucro esperado (artigo: Como fugir das guerras de preços).

Quando uma pessoa tem uma idéia de negócio, porque prevê que há um grande potencial nesse segmento de mercado, muitas vezes comete o erro de querer copiar tudo à concorrência, oferecendo preços menores para entrar e conquistar o máximo de clientes.

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Este caminho provavelmente leva a que os concorrentes por sua vez, baixem os preços e isto se converte num ciclo negativo e numa guerra de preços que termina levando todos a receber o mínimo pelos produtos e a não obter os ganhos esperados.

As guerras de preços é um dos fenômenos mais destrutivos que um mercado pode sofrer. Quando ocorrem, as margens de todas as empresas que intervêm, viram vinagre. A escola de negócios Colúmbia Business School, publicou um artigo sobre os estudos que atualmente realiza o professor de economia e negócios dessa universidade, Michael H. Riordan, PHD em economia, utilizando uma teoria de jogo para conhecer como reagem os donos dos negócios quando novas empresas entram a competir ao mercado. Riordan o resume da seguinte maneira: o assunto chave é desenhar produtos para evitar a concorrência direta, para que não tenha um número substancial de consumidores no mercado que sejam mais ou menos indiferentes entre seu produto e o da linha de seu competidor. Porque se os há, será tentador tentar atraí-los através de preços mais baixos (artigo: Uma guerra de preços acaba com muitas cruzes).

Entrar ao mercado sem causar uma guerra de preços: se sabe entrar ao mercado com um produto bem diferenciado que não seja intercambiável pelo da concorrência e, portanto, não tão sensível às mudanças de preço, é muito provável que os preços, em vez de baixar, aumentem devido a que cada um estará tirando o maior proveito de seu segmento. Isto pode ficar mais claro com o exemplo que mencionam no artigo citado no final deste parágrafo, segundo o qual um aspirante a empresário vê um negócio de café muito cheio próximo a uma universidade em onde muitas pessoas caminham, e decide abrir um negócio de café  em frente, cruzando a rua (artigo: estude o mercado antes de entrar de cabeça...).

A reação do antigo negócio é diminuir os preços para brigar por seus clientes, o que leva ao novo empresário a diminuí-los também, obtendo umas margens de ganho muito inferiores ao esperado.

Mas a proposta que se analisa no artigo é que se o novo empresário decide entrar diferenciando-se, pode abrir uma loja especializada de chá procurando atrair esse segmento dos clientes da loja de café que preferem o novo produto e que não o mudariam por diferenças no preço, o que deixaria de incentivar ao dono do antigo negócio a baixar seus preços, e, ao invés, poderia levá-lo a subi-los para maximizar os ganhos obtidos dos consumidores de café. De acordo com o prof. Michael Riordan, o preço maximizador dos ganhos do estabelecimento de café dependerá do preço que cobre o estabelecimento de chá, e vice-versa, e isto fará que se vão mantendo os preços estáveis (artigo: CADA PRODUTO TEM UM CONSUMIDOR CERTO).

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Estratégias de diferenciação de produto: de acordo com estes estudos, antes de entrar a um mercado há três perguntas que devem considerar-se para poder criar uma estratégia de diferenciação de produto que maximize os ganhos:

Existe algum segmento de clientes que não esteja bem atendido pelas empresas atuais?: há consumidores de todo tipo; alguns estão dispostos a pagar mais por certos produtos sem decidir-se por outros movimentados por preços menores. Se pode criar um produto com um valor agregado para estes clientes que estão dispostos a pagar mais por ele, pode-se capturar parte desse valor através de ganhos mais altos (artigo: PRODUZINDO O QUE OS CLIENTES DESEJAM - CASO ECOSPORT).
Que tanta diferenciação deve ter dentro da própria linha de produtos?: uma segmentação avançada cria valor para os clientes porque eles sentem que se lhes oferece algo a sua medida, mas há que ter cuidado com a maneira na que esta segmentação afeta aos outros produtos e com o nível de variedade para que sim seja rentável.

Como vão responder as EMPRESAS existentes à entrada do novo negócio ao mercado?: se muitos clientes vêem o novo produto como uma possível substituição do anterior, o dono deste último baixará os preços. Mas, para evitar isto, pode-se segmentar o produto, de maneira que os clientes prefiram um ou outro, indiferentemente do preço.

O fundamental é oferecer um produto único que satisfaça necessidades específicas dos consumidores e que tenha um valor agregado pelo que eles estejam dispostos a pagar, já que isto é o que assegura o sucesso e a permanência do produto sem depender das demais ofertas. O que faz a entrada, idealmente, é reorganizar os consumidores no mercado, de maneira que na nova segmentação de consumidores entre empresas, estes sejam menos sensíveis ao preço (artigo: o efeito aperitivo nos consumidores).

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Prof. Michael Riordan

CBS - Colúmbia Business School

Biblioteca exclusiva da CBS - Colúmbia Business School

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A Columbia Business School (CBS) é a escola de negócios da Columbia University, na cidade de Manhattan, Nova York. Fundada em 1916, a Columbia Business School é uma das mais antigas escolas de negócios do mundo e uma das seis escolas de negócios da Ivy League e está entre as mais seletivas das melhores escolas de negócios. A escola pertence ao grupo dos Magníficos Sete (M7) de escolas de negócios de elite que se reconhecem como pares, consistindo de Chicago (Booth), Columbia, Harvard, Northwestern (Kellogg), MIT (Sloan), Stanford e Penn (Wharton).

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Outros excelentes artigos traduzidos e editados pelo Jornal SDR, da CBS -Colúmbia Business School:

Como fugir da guerra de preços

Psicologia, Marketing e Estímulos

A formiguinha entrou no mercado do elefante

Um segredo para captar clientes entre as gôndolas

A diferenciação é a chave para evitar a guerra de preços

O preço justo, para o cliente certo, no momento adequado

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