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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Estude o mercado antes de entrar de cabeça!

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sala DOS ARTIGOS de análise de mercado  -  sala dos artigos de gerenciamento

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Muitos empresários cometem o mesmo erro, em vez de concentrar seus esforços no segmento de mercado mais próximo dos compradores, perdem tempo e recursos em tentativas por converter a um vasto número de pessoas que tem pouco ou nenhum interesse em seu produto. Aprenda a pesquisar um mercado na rua, desde seu escritório, por telefone, e-mail ou, simplesmente, observando a seu redor. Temos visto que a pesquisa de mercados é uma atividade que requer da informação como principal elemento de trabalho (Artigo: Geo-marketing: quem compra onde?).

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Trata-se de uma série de dados organizados, contabilizados e analisados que nos permitem tomar decisões mais acertadas. Mas a pesquisa de mercados não resolverá todos os problemas de uma empresa, no entanto, proporcionará os elementos necessários para decidir sobre a maneira mais adequada de efetuar possíveis soluções aos problemas de marketing de uma empresa. A pesquisa de mercados não só se refere a trabalho de campo, pode ser também pesquisa documento. A seguir alguns tipos de pesquisa que podem ser realizadas de dentro da empresa:

Desk Research ou trabalho de Mesa: baseia-se principalmente em fontes documentais de informação, tanto internas como externas. Persegue a finalidade de estruturar de maneira ordenada a informação com a qual conta a empresa, bem como a que é proporcionada por diferentes organizações. Serve para ter um melhor conhecimento do mercado, dos fatores macro-ambientais (forças que afetam o comportamento normal do mercado, como férias, temporadas fortes de venda, etc), que podem afetar o desenvolvimento das estratégias da empresa, e inclusive para avaliar a experiência que tem a mesma, em determinado tipo de atividades comerciais (Artigo: A qualificação do cliente potencial).

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Pesquisa de Campo Quantitativa: a pesquisa que a empresa realiza com os grupos de interesse se conhece como pesquisa de campo. Os grupos de interesse são os consumidores, fornecedores, pessoal interno da empresa e competidores; todos quem poderiam dar uma opinião sobre se um produto ou serviço poderia ter sucesso no mercado atual. Ao referir-nos a um estudo de tipo quantitativo, estamos determinando que terá uma visão estatística, de dados concretos, geralmente numéricos e perfeitamente quantificáveis.

Os estudos "quantitativos" têm a finalidade de demonstrar, através de dados numéricos, as tendências sobre um tópico específico. Por exemplo, se quer saber qual é o preço que um consumidor estaria disposto a pagar por um produto, então poderá realizar um estudo quantitativo a respeito que permitirá conhecer o ponto máximo e mínimo que o cliente pagaria, além dos preços médios de mercado e a tendência que segue o preço do produto através do tempo (Artigo: Conheça realmente a seus clientes...).
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Os estudos de tipo "qualitativos" nos permitirão responder às seguintes perguntas: Que, Onde, Quando e Como a pessoa compra, e não se enfocam num produto particular ou específico. A realização deste tipo de estudos requer de entrevistas pessoais, telefônicas ou por correio aos grupos já mencionados. Para isso é necessário elaborá-las através de um questionário bem estruturado (Artigo: Vender mais ou Vender melhor).

Para realizar pesquisas de campo quantitativas, deverá recorrer às fontes de informação externas primárias, que incluem as seguintes:

Entrevista pessoal: aquela que se aplica de maneira direta com o grupo de interesse e é realizada por um entrevistador. A entrevista pessoal oferece a vantagem de conhecer com certeza a pessoa que responde, além de permitir-nos também observar suas reações. É o meio mais utilizado, não obstante, suas desvantagens são o alto desembolso que implicam e que tomam um amplo tempo de realização, além de que nem sempre é possível chegar a todos os grupos que nos interessam por este meio.

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Entrevista telefônica: resulta muito útil, já que pode realizar-se de maneira rápida e a baixo custo. No entanto, não nos permite observar as reações das pessoas e não pode ser muito extensa, já que às pessoas não lhes agrada responder demasiadas perguntas por telefone (Artigo: Consumidores recorrem à estratégia).
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Entrevista por correio ou mailing: Este é o tipo de entrevista mais econômico, mas desgraçadamente, o índice de resposta no México é menor a 1%. Este método não implica elevados custos e pode aprofundar nos temas que interessam à empresa, mas não se observam as reações das pessoas, além de que não temos a certeza de que tenha sido respondido por quem realmente nos interessa. 
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Entrevista eletrônica: é a mais recente forma de realizar pesquisas. É feita através dos meios eletrônicos como Internet ou E-mail. Conquanto a aceitação foi bastante boa, este método não nos permite chegar a todos os grupos da população, já que está condicionado a que as pessoas tenham acesso a um computador e a Internet. As vantagens deste tipo de pesquisa são a rapidez e os baixos custos. As desvantagens são a falta de interação com os interrogados, e os limites sobre quem fará parte do grupo de interrogados (Artigo: Tome cuidado com as perguntas que faz aos seus clientes).
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Pesquisa de Campo Qualitativa: a diferença radica no tipo de informação que obteremos. Na pesquisa qualitativa, poderemos saber as preferências, atitudes e toda uma série de dados de índole qualitativa. Isto é, poderemos responder a perguntas que iniciem com um Por que? A pesquisa qualitativa utiliza métodos que procuram determinar características dos consumidores quanto a sua conduta se refere, a qual não pode ser medida de forma estatística. No entanto, nos pode marcar parâmetros para saber que é o que o consumidor espera de um produto ou serviço. Os métodos mais utilizados para realizar investigações qualitativas são:

Entrevista Pessoal: consiste na aplicação de um Guia de Tópicos, isto é, um guia de temas. Este guia se leva a cabo de uma maneira mais profunda do que uma entrevista, ademais, não tem perguntas estruturadas, só temas a tratar. É um método complexo, caro e lento, mas a maior vantagem é a profundidade da informação que se pode obter numa entrevista pessoal.
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  Sessão de Grupo: este método consiste na aplicação de um Guia de Tópicos a um grupo de pessoas. O número de pessoas que participam na sessão de grupo está entre 8 e 12 integrantes. Aplica-se numa sala desenhada para este efeito, chamada sala de Gessell, que é uma pequena sala monitorada através de um espelho onde os pesquisadores podem observar sem ser vistos (Artigo: Filtrando os prospectos PPC: Prontos Para Comprar).

Também podem ser observados por câmaras de vídeo que registram as atitudes do grupo representativo. Este método é muito efetivo quando se deseja conhecer opiniões do consumidor em grupo e onde se deseja estabelecer um debate de opinião que nos dará como benefício uma informação além de ser profunda, também será veraz.

Observação: trata-se de identificar os diferentes tipos de comportamentos que têm os consumidores ante situações de compra de bens ou serviços. A intenção deste método é que o consumidor não saiba que está sendo observado, e assim seu comportamento não se veja afetado por este conhecimento. Por exemplo, pode observar o comportamento dos consumidores num posto de gasolina e definir que é que solicitam com maior e menor freqüência. Este método é muito efetivo, ainda que não se pode aprofundar nas condutas das pessoas (Artigo: Como captar clientes rentáveis).

Finalmente, existe a pesquisa de campo mista, que é uma combinação dos dois métodos anteriores e perseguem fundamentalmente o complementar a informação quantitativa com aspectos qualitativos. Utiliza aspectos dos dois métodos combinados livremente, de acordo aos interesses da mesma pesquisa.

Prof. Ricardo Fernández Valiñas

Universidade Tecnológica de México

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