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Cheirinhos que nos fazem comprar

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O cheiro pode ser uma excelente ferramenta para cativar ao público. Um estudo da Univ. Rockefeller em Nova York, revelou que o ser humano recorda 35% do que cheira, enquanto só retém 5% do que vê, 2% do que ouve e apenas 1% do que toca... Ademais, a memória pode reter até 10 mil aromas diferentes, enquanto reconhece apenas 200 cores, segundo averiguaram os cientistas Richard Axel e Linda Buck, Prêmio Nobel de Medicina em 2004 (Artigo: Marketing Olfativo: Faça sua empresa cheirar à vendas).
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Ante estes novos achados e em seu afã de conhecer as motivações dos clientes, os experts em marketing, fizeram das fragrâncias uma nova técnica para fazer seduzir aos clientes. Um stand de cremes de lavabo pessoal que cheira a ervas e flores, uma sapataria para mulheres com fragrâncias doces ou uma loja de sanduíches que sabe a pão quentinho, conseguem vender bem mais do que as lojas que não contam com cheiros especiais
(Artigo: Disparadores de compra para aumentar as vendas).

A clave está em que conseguem amenizar o ambiente, despertam e aumentam as sensações unidas à marca, fazendo que os clientes desejem entrar nas lojas e que consumam e prefiram seus produtos acima dos da concorrência.

Esta é uma tendência relativamente nova no mercado (poucos anos), mas cada dia são mais as companhias que recorrem a esta modalidade para reforçar suas vendas. 35% das mil empresas mais importantes do mundo, puseram em marcha este conceito. Na atualidade, os estabelecimentos de comida são os que mais se atreveram a utilizar esta ferramenta de marketing. O aroma a pão recém sacado do forno ou a café preparado, foram os primeiros em utilizar-se como tática na indústria do marketing do olfato.
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Tanta é a demanda por este tipo de serviço que, em Estados Unidos, grandes marcas como Hard Rock Café, Ritz Carlton, Nestlé, Coca-cola, Marriot e Macy’s, entre outras, provaram certas estratégias e tem conseguido resultados exitosos. Também Disney, em seus parques de diversões, entrega realismo às apresentações com cheiro a "borracha queimada ou pólvora", enquanto em suas ruas impregna aroma a pipoca para que seus visitantes sintam vontade de comer
(Artigo: Amostras grátis de alimentos aumentam as vendas?).

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Até pouco tempo atrás, as empresas não tinham se "antenado" do efeito que produz um cheiro agradável na experiência do cliente. A maioria das empresas basearam sua identidade corporativa na imagem (o logotipo, o patrocínio ou o mobiliário dos estabelecimentos) e o ouvido (o fio musical das lojas ou a melodia de um anúncio em televisão). No entanto, a emoção que evoca um cheiro pode ser decisiva no momento da compra e é possível identificá-lo com os valores que a marca pretende transmitir. Inclusive serve para melhorar a produtividade e as condições de trabalho de uma empresa. Assim, o cheiro de um creme solar nos lembra às férias; os brigadeiros evocam uma festa de aniversário e uma fragrância de brisa marinha se identifica com a liberdade. No entanto, 83% do investimento publicitário se concentra em mensagens que se percebem mediante a vista e o ouvido, e esquecem de conquistar o resto dos sentidos. O olfato altera as percepções cerebrais e as emoções, influindo nos desejos (Artigo: vendendo através da cor do produto).
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Agora bem, aromas há muitos: pão quentinho, capuchino, roupa limpa, carro zero km, cremes e loções e por não tem fim... Com esses aromas tão agradáveis, há que se imaginar entrando a uma cafeteria, uma lavanderia, uma padaria, uma concessionária. Estão, sentem-se e estimulam. Trata-se dessa fragrância que tanto agrada e que acende os sentidos... Disso se trata. Não há magia, ninguém garante que ao instalar esta ambientação a motivação seja absoluta. No entanto, sabemos que esse aroma a erva recém cortada depois da chuva nos provoca tanto prazer, relaxa-nos e nos faz bem. Que mais se precisa para comprar qualquer produto ou serviço? Sem dúvida que a ambientação não garante as vendas, mas sim o bem-estar e o relaxamento, fatores fundamentais para entender que comprar e deixar-se levar...

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