Vendendo
através da cor do produto
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sala das idéias e
marketing -
sala dos artigos de
marketing
Abra um saquinho de
"M&M" e conte os confetes... Descobrirá que uns 24% são azuis, 20%
são laranjas, 16% verdes, 14% marrons e 13% vermelhos. Isto não é
casualidade! É uma decisão consciente e estratégica de marketing de
cores.
A cor não passa
despercebida em nossas vidas. Pelo contrário, provoca-nos as mais
diversas sensações: alegria, mal humor, indiferença ou energia. Os
meninos respondem aos estímulos de cor muita antes de reconhecer o
aspecto ou forma dos objetos que os rodeiam
(Artigo:
Como as cores afetam as vendas).
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As cores também implicam um grande ônus de significado nas diferentes
sociedades. Na cultura ocidental, por exemplo, o negro costuma
associar-se com a morte e a cinza, com a tristeza. E, desde o ponto de
vista do marketing, as cores impactam notavelmente em nossas decisões de
compra
(Artigo:
Qual é a cor da sua
empresa?).
Mas, que podemos saber
de nossos clientes segundo sua cor preferida?, Como utilizar este
conhecimento para desenhar nossas marcas e produtos?
diga me sua cor favorita e lhe
direi quem és:
algumas investigações em
colorimétrica (a disciplina que se ocupa de medir as cores) sugerem a
existência de vínculos entre estilos de personalidade e cores
preferidas. Conquanto estas relações não se registram em todos os casos,
podem ser uma boa aproximação para conhecer ao cliente e tomar melhores
decisões de apresentações, publicitárias e de desenho
(Artigo:
Como atrair clientes com o uso das cores?).
•
Os clientes que
preferem o vermelho são, em geral, extrovertidos e dinâmicos. Por
sua relação com a energia, esta cor é muito adequada para anunciar
automóveis, motocicletas, bebidas energéticas, jogos, esportes e
atividades de risco.
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•
O vermelho também é
muito utilizado em publicidade para provocar sentimentos eróticos:
lábios, unhas, sapatos, vestidos.
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•
Quem elegem o amarelo,
tendem a desfrutar das atividades intelectuais. Esta cor, que também
irradia calor e inspiração, é muito utilizado para anunciar
novidades ou ofertas.
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•
Aqueles que optam
pelas diferentes tonalidades do azul costumam ser calmos e manter
bom controle de suas emoções. Este é, ademais, a cor favorita dos
meninos e jovens. É recomendável para bens de uso doméstico como
pintura de paredes, roupa de cama e cortinas.
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•
Os que elegem o
laranja são em geral, joviais. Esta é a cor da ação, da efusividade
e a generosidade, assim como a cor que incita a venda e a compra. O
na ranja cítrico se associa a alimentação sadia e estimula o
apetite. É adequado para promover produtos alimentícios e
brinquedos.
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•
A preferência pelo
violeta manifesta gostos artísticos e místico-religiosos. É muito
utilizado na indústria do perfume feminino.
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•
Quem preferem o negro
costumam ser conservadores, amantes da elegância e a discrição. É
típico seu uso em museus, galerias ou coleções de fotos online.
Desta forma, as
preferências definem diferentes "clusters" de clientes. O estudo de
colorimétrica nos permite acercar-nos e fortalecer o vínculo de pertence
com o segmento objetivo desejado
(Artigo:
Psicologia, Marketing e
Estímulos).
Algumas estratégias de
cores: a
cor é um componente fundamental no reconhecimento de uma marca pois
cria emoções e ativa a memória. Assim, vejamos alguns exemplos de
empresas que desenvolveram estratégias de marketing de cores:
•
McDonald's:
se conecta
com as crianças nas três cores que melhor reconhecem: amarelo,
vermelho e azul. Os célebres arcos dourados estão plasmados
sobre um fundo vermelho. A vestimenta do palhaço Ronald tem
riscas vermelhas e amarelas. Estas mesmas cores dominam no
layout dos locais e contrastam com os uniformes azuis dos
empregados. Através desta cuidadosa eleição das cores,
McDonald's pretende estimular os sentidos dos crianças.
.
•
Yahoo!:
alguns
especialistas crêem que, ao menos nos primeiros tempos, o azul
do portal de Yahoo foi um acerto, pois é a cor preferida pelos
jovens, principais usuários do serviço.
Em definitiva, as
cores atuam como veículos que nos conectam com a essência de nossas
necessidades e nos remetem a planos básicos que escapam ao uso
consciente na eleição do produto. A composição das cores, quando se
constrói identidade corporativa, sustenta-se nas propriedades
psicológicas que o cotidiano e a natureza humana lhe atribuíram a um
determinado grupo ao que pretendemos conquistar para vender, reter e
fidelizar
(Artigo:
Com que roupa eu vou?: A cor e a venda).
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profª. Marcela Seggiaro
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Bacharel em Economia,
Máster de Negócios na
Univ. Politécnica de
Valencia.
Professora Titular
Maestria de Negócios da
Univ. de Belgrano
e da
Univ. de Buenos Aires
Outros excelentes
artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR, da Prof.
Marcela Seggiaro:
•
Geo-marketing:
quem compra onde?
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conjoint analysis -
análise conjunta
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Vendendo
através da cor do produto
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que é uma estratégia
de posicionamento?
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ATÉ TERMINAR OS
ESTOQUES... Tudo a R$: 9,99
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7 passos para desenvolver um Comercial Business Case
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incomunicados, uma causa freqüente de fracassos comerciais
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