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Como atrair clientes com o uso das cores?

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Os pesquisadores desenvolveram todo um campo de estudo dedicado a indagar a respeito das cores e a forma em que nos influem. O marketing tirou grande proveito desses estudos, utilizando-os para determinar que tonalidades aplicar em produtos, publicidade, web sites e pontos de venda, entre outros, para influir na decisão de compra das pessoas e conseguir um incremento nas vendas (Artigo: vendendo através da cor do produto).

As cores que vemos nos pontos de venda ou as ruas, enquanto caminhamos, têm uma enorme repercussão em nossa psicologia e em nossa decisão de compra. A grande maioria dos produtos e anúncios publicitários tem um forte componente de estratégia da cor, desenhada por especialistas nesta disciplina.

Os pesquisadores de mercado puderam comprovar que a cor afeta notoriamente os hábitos de compra das pessoas. Enquanto os compradores impulsivos respondem melhor ao vermelho, laranja, preto e azul, os compradores que planejam mais suas compras, respondem melhor ao rosa claro, celeste e azul marinho. O uso da teoria das cores te ajudará incrementar suas vendas. Só deve entender claramente os seguintes pontos:

Pense no mercado ao qual aponta seu negócio: digamos que está vendendo livros para crianças, mas que seus esforços de marketing se dirigem aos avôs (que são quem comprarão os livros para seus netos). Provavelmente desenhará os livros com cores primárias brilhantes, para que assim lhes agradem a meninada que os usarão. No entanto, os materiais de marketing (sites, folhetos, flyers, cartazes, etc.) deverão estar desenhados pensando nos avôs. É assim que deve pensar em utilizar azuis (que transmitem confiança), rosados (doçura, segurança) e amarelos (felicidade, diversão)(Artigo: Nasce uma ciência, a ciência de ir de compras).
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As cores influem: as cores estão em relação direta com as dúvidas das pessoas quanto a tomar decisões por conta própria, já que influem com sua presença no meio do tomador de decisões. Isto nos leva ao "efeito demonstração" entre consumidores, dado que uns imitam a outros em seu comportamento de vida e de compra. As influências e as cores são acumulativas; isto é, a mais "seguimento" de líderes sociais, mais desfrute da cor e portanto maior proliferação dos mais aceitados. Algumas das tendências atuais quanto a colorimetría de produtos e identidade corporativa, assinalam o seguinte:

Vermelho: os clientes que preferem o vermelho são pelo geral extrovertidos e dinâmicos. A cor vermelha tem relação com aromas atraentes; um vermelho escarlata denota preferências sexuais de minorias e forte grau de dignidade e orgulho (Artigo: Cheirinhos que nos fazem comprar).
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Amarelo: os clientes que escolhem o amarelo têm tendência ao intelectual. Também se reconhece que esta cor irradia calor e inspiração. Recomenda-se para anunciar "novidades ou ofertas".
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Verde: os clientes que selecionam a cor verde-azulado são analíticos e de caráter calmo (Artigo: vendendo através da cor do produto).
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Azul: a pessoa que prefere o azul em todas suas tonalidades, tem bom controle de suas emoções. É, ademais, a cor favorita das crianças e jovens. Reflete tranqüilidade, não violência e é muito recomendável para produtos do lar que tenham bastante duração. Convém aplicá-lo em pintura de paredes, roupa de cama, cortinas, etc. Alguns dizem que o sucesso do portal de Internet Yahoo! deve-se à utilização da cor azul.
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Laranja: a gente que compra produtos de cor laranja é pelo geral jovial. É a cor da ação, da efusividade e da generosidade.
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roxo ou lilás: as pessoas com tendência à cor roxa-violeta têm gostos artísticos, místicos e religiosos. Esta cor tem impacto na indústria de perfumaria para mulheres. Considera-se a cor mais sexual de todos (Artigo: Podemos predizer o que elegerão os clientes?).
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marrom ou café: a maioria de clientes que são ordenados e disciplinados, procuram a cor marrom ou café. Relaciona-se ademais a esta cor com uma vida estável e saudável.
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Preto: os clientes que preferem a cor preta são conservadores, agrada-lhes a elegância e a discrição.
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Branco: a pessoa que escolhe a cor branca é refinada e com tendência a ser fechada em suas idéias.
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Cinza: os clientes que escolhem a cinza, refletem conformismo e passividade (Artigo: A MAGIA DAS CORES e como utilizar corporativamente).
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Verde: o consumidor que dá prioridade à cor verde é utilitário, amante do fresco e natural.
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Rosa: o cliente que escolhe o rosa é suave, feminino, sofisticado, educado.
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Dourado: os compradores de pão, cereais, mel , detêm-se mais ante a cor dourada do que ressalta em seu vasilhame (Artigo: Com que roupa eu vou?: A cor e a venda).
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Turquesa: as mulheres deram muita força ultimamente à cor turquesa, sobretudo se este está combinado com tons rosa e brancos. Esta cor se relaciona com produtos de beleza e feminilidade, e tem muito que ver com aromas de frescor e limpeza (Artigo: COMO MELHORAR O SUCESSO NO PONTO DE VENDA).

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