1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

A boa negociação só é feita quando todos lucram

.

sala dos artigos de negociação

.

Você sentiria confiança num médico que prescrevesse uma receita antes de ouvir cuidadosamente seus sintomas e queixas? Acreditaria em seu diagnóstico se ele o formulasse depois de oito minutos de consulta, com duas ou três perguntas apressadas, olhando para o relógio o tempo todo e interrompendo suas respostas antes de você completá-las? Pois é isso o que muitos negociadores fazem, sobretudo os vendedores (Artigo: A Regra de Ouro).

Vendedor é gente que fala demais: os vendedores não têm tempo de nos ouvir porque passam o tempo todo falando das maravilhas de seu produto. Muito comum ouvir isso, não é? E no entanto os vendedores são pessoas que dependem basicamente de uma boa negociação, assim como os compradores. Veja as 4 regras do bom ouvinte:

Ouvir é um poder. Saber usá-lo assegura parte do poder na negociação (Artigo: As 3 variáveis fundamentais na negociação).
Ouvir bem significa tomar nota de tudo o que o oponente vai dizendo, se for preciso interrompendo-o gentilmente e pedindo que repita ou esclareça um determinado ponto.
Sorrir, acenar com a cabeça afirmativa ou negativamente e emitir sinais visíveis de que está acompanhando devidamente o oponente é um bom feedback (retorno) para os resultados e contribui para o relacionamento (Artigo: Você corta o bolo e eu escolho primeiro...).
O bom ouvinte fica atento tanto para aquilo que é dito quanto para o que não é dito.

Há muitas formas de captar as mensagens não ditas:

As deixas intencionais: atos falhos ou lapsos do oponente ou de pessoas que o cercam (funcionários, amigos, membros da equipe de negociação): um nome trocado (o do concorrente, por exemplo), uma data escorregada sem querer, etc.

.
As mensagens vocais: (entonação de voz, ênfase numa palavra, pressa de mencionar um dado, gaguejar) e verbais (preferências por certos sinônimos em vez do equivalente: "acordo" em lugar de "convênio", ou "demonstração" em lugar de "teste", por exemplo). 

.
As margens visuais: a linguagem do corpo (expressões faciais, modo de cruzar as pernas ou os braços, curvatura dos ombros, suor na testa ou no rosto) e atitudes do oponente e das pessoas que o cercam, escolha do lugar onde se sentar numa reunião, poses distraídas ou atentas, cercar-se de lápis e tomar notas ou fechar o caderno de apontamentos e preparar a pasta para uma saída a qualquer momento, a cordialidade intensificada ou subitamente reduzida da secretária dele etc. (Artigo: As táticas de negociação de um agente do FBI).

Observe a seguinte frase: "não, eu não pretendo pagar este preço por esta mercadoria". Pense nela sendo pronunciada nos seguintes contextos:

lentamente: com pausas nos locais indicados pelas reticências, expressão sonhadora, olhar de quem reflete e se interroga internamente: "não, eu... eu não pretendo... pagar este preço (?)... por esta mercadoria... hmmm..." - atitude de avaliação: "não" que pode significar talvez e, posteriormente, evoluir para um sim.

.
Pronunciada rapidamente:
com ênfase no termo assinalado, fechando a agenda e chamando a telefonista em seguida: "Não, eu NÃO pretendo pagar este preço por esta mercadoria" - disposição de não negociar (Artigo: Negociadores experientes não perdoam).

.
Pronunciada normalmente:
com ênfase nos termos assinalados e uma pausa indicada pelas reticências: "Não, eu não pretendo pagar este preço... por esta mercadoria" - desacordo quanto à qualidade do produto.

.

Pronunciada normalmente: depois de uma expressão de espanto e entre risos e atitude cordial - disposição para negociar, desde que sejam propostas melhores condições de preço, produto ou outras (Artigo: Negociação: lições e estratégias da frente de batalha).

Defeitos da capacidade de ouvir:

Interromper a fala do outro antes que ele conclua: impaciência, descortesia, arrogância ou prepotência.
Antecipar ou querer adivinhar o que o outro vai falar: ansiedade, impaciência ou bajulação.

Não prestar atenção às mensagens não ditas: ingenuidade, inabilidade fatal.
Distrair-se facilmente com ruídos, objetos ou outros detalhes: baixa concentração.
Desinteressar-se ou parar de prestar atenção quando o assunto não é de seu interesse ou é desagradável: baixa concentração, descortesia e inabilidade de negociação (tudo o que o oponente diz deve ser de seu interesse).
Desligar-se da fala do outro se não estiver de acordo e já começar a pensar no argumento com que irá rebater: incapacidade de colocar-se no lugar do oponente (regras de ouro e de platina) e, portanto, inabilidade de negociação.
Desinteressar-se quando o tema tratado não é de sua área ou não faz parte de suas atribuições: ingenuidade e inabilidade aguda, já que numa negociação tudo o que interessa a um dos lados deve também interessar ao outro e faz parte de suas atribuições.

.

Prof. Marcio Miranda
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

.

ARTIGO RECOMENDADO:

.

como aumentar suas chances na venda

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR